Hierarquização viária no planejamento diretor para cidades sustentáveis e educadoras / Road hierarchization in direct planning for sustainable cities and educators

Autores

  • Kelly Patrícia Torres Vieira Brasileiro Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Pâmela Millena Kunan
  • Marcelo Silva Pinto
  • Alexandre Avelino Giffoni Junior

DOI:

https://doi.org/10.34140/bjbv2n3-035

Palavras-chave:

Nosso grupo de pesquisa começou a se perguntar em que medida a hierarquização viária torna-se ferramenta essencial não só para o ato de planejar e executar um plano diretor municipal, mas também de que forma ela contribui para processos de desenvolvimento

Resumo

Nosso grupo de pesquisa começou a se perguntar em que medida a hierarquização viária torna-se ferramenta essencial não só para o ato de planejar e executar um plano diretor municipal, mas também de que forma ela contribui para processos de desenvolvimento humano nos pontos de vista educativo e cultural dos cidadãos.

O crescimento ordenado das cidades contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas no município, distribuindo as atividades a serem realizadas em cada setor de maneira harmônica, isso estabelecido através da hierarquização das vias juntamente com o zoneamento e com regras para uso e ocupação do solo, construindo novos aspectos qualitativos na forma das pessoas conviverem entre si e com os espaços urbanos, no trânsito que elas fazem entre as instituições no seu cotidiano.

A hierarquização das vias auxilia o planejamento urbano racionalizando os deslocamentos, definindo as funções de cada via e adequando da melhor forma a circulação dos meios de transportes públicos e privados.

Portanto, o objetivo dessa pesquisa foi verificar a importância da hierarquia viária no planejamento urbano, como intervêm na organização do sistema viário, na disposição da cidade, e no comportamento da população com o trânsito, com impactos na educação e cultura local.

Referências

CASSILHA, Gilda A.; CASSILHA, Simone A. Planejamento Urbano e Meio Ambiente. Curitiba: IESDE Brasil S. A, 2009.

Cidades Educadoras, Google. Disponível em: http://cidadeseducadoras.org.br. Acesso em 5 de março de 2018.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO. Código de Trânsito Brasileiro. Lei nº 9.503, 22 de setembro de 1997. Brasília: DENATRAN, 1997.

FERRAZ, A. C. P. Escritos sobre transporte, trânsito e urbanismo, 1ª ed. Ribeirão Preto: São Francisco, 1998.

FERRAZ, A. C. P.; FORTES, F. Q.; SIMÕES, F. A. Engenharia de Tráfego Urbano - fundamentos práticos. EESC - USP, edição preliminar. São Carlos, 1999.

MINISTÉRIO DAS CIDADES. Caderno PlanMob: para orientação aos órgãos gestores municipais na elaboração dos Planos Diretores de Mobilidade Urbana. Brasília: MCidades, 2006.

PIETRANTONIO, Hugo. Organização do Sistema Viário, Notas de Aula – Capítulo 2, Departamento de Engenharia de Transportes - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, Brasil, 21 p., s/d. Disponível em: [http://sites.poli.usp.br/d/ptr2377/Capítulo2a.pdf]. Acesso em: 05/02/2018.

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO VERDE, GOIÁS. Lei Complementar nº 5.318/2007, 10 de setembro de 2007. Rio Verde, 2007.

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO VERDE, GOIÁS. Lei Complementar nº 5.478/2008, 03 de setembro de 2008. Rio Verde, 2008.

Programa Cidades Sustentáveis, Google. Disponível em: http://www.cidadessustentaveis.org.br. Acesso em 5 de março de 2018.

VASCONCELLOS, Eduardo. A. A cidade, o transporte e o trânsito. São Paulo: Prolivros, 2005.

Downloads

Publicado

2020-07-24

Como Citar

Brasileiro, K. P. T. V., Kunan, P. M., Pinto, M. S., & Giffoni Junior, A. A. (2020). Hierarquização viária no planejamento diretor para cidades sustentáveis e educadoras / Road hierarchization in direct planning for sustainable cities and educators. Brazilian Journal of Business, 2(3), 2362–2366. https://doi.org/10.34140/bjbv2n3-035

Edição

Seção

Artigos