Processo executivo de Drywall – estudo de caso com aplicações em edificação na cidade de Manaus - AM / Executive Drywall process - case study with applications in building in the city of Manaus – AM

Lúcio Marcos Azevedo Corrêa, Erika Cristina Nogueira Marques Pinheiro

Resumo


Tecnologias emergentes são bem vindas ao sistema atual quando chegam para alavancar processos que apresentam problemas crônicos ou de soluções trabalhosas ou onerosas. O drywall se mostra um processo construtivo promissor capaz de sobrepor-se a inúmeras dificuldades que o processo construtivo apresenta, a cada visualização do layout há uma expectativa diferente, por essa razão deve ser mais amplamente estudado e aproveitado no concorrido espaço da construção civil. A ciência é percussora de novidades e combinações de materiais que trazem eficiência a sistemas com a proporção de impacto a métodos habituais e ultrapassados que oneram e dificultam a vida das pessoas. Pela alvenaria por si só ser, de um custo alto, além dos impactos socioambientais é que as novas tecnologias, que não sejam novas, mas emergentes, que dão um toque de requinte e economia fazem revolucionar o aspecto dos sistemas construtivos. O estudo aqui apresentado tem por objetivo apresentar o processo construtivo drywall como meio de soluções para a construção civil na cidade de Manaus. A metodologia aplicada contempla uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória, com enfoque qualitativo culminando com um estudo de caso, com vista a expor elementos de importância na utilização do drywall como processo construtivo associado e que vai se sobrepondo à medida que vai se tornando efetivo e conhecido nos setores estratégicos. Por essa via se torna justificável levantar um estudo que demande de informações pertinentes à utilização do drywall como fonte de adaptação e sobreposição aos aspectos sociais, econômicos e ambientais. A relevância do estudo está na oportunidade do esclarecimento acerca das potencialidades do sistema de placas de gesso acartonado em diferentes aspectos da construção e a possibilidade de contenção de despesas e poluição ambiental, visto que o processo ocorre a seco e os resíduos são mínimo para descartes.


Palavras-chave


Drywall, Gesso Acartonado, Sistema Construtivo, Tecnologia, Inovação.

Texto completo:

PDF

Referências


ARÊDES, Janaina Adriana Rodrigues. Estudo comparativo do desempenho do drywall: um sistema de vedação alternativo, ao sistema de alvenaria convencional. Repositório de Trabalhos de Conclusão de Curso, 2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DRYWALL. Manual de Projeto de Sistemas Drywall. São Paulo, 2006. 86 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DRYWALL. Resistência Mecânica e Fixação de Objetos em Paredes Drywall. São Paulo, 2018a. 51 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 14715-1: Chapas de gesso para drywall. Parte 1: Requisitos. Rio de Janeiro, 2010. 7 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 14715-2: Chapas de gesso para drywall. Parte 2: Métodos de ensaio. Rio de Janeiro, 2010. 17 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 15758-1: Sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall - Projeto e procedimentos executivos para montagem. Parte 1: Requisitos para sistemas usados como paredes. Rio de Janeiro, 2009. 45 p.

BONIN, Jiani Adriana. Processos e percursos de construção de pesquisas em recepção: algumas reflexões epistêmico-metodológicas. Conexão-Comunicação e Cultura, v. 17, 2019.

CAMARGO, Marco Aurélio V.; CHAVES, Felipe Pires. Aplicação do Drywall Na Construção Civil: Componentes e Propriedades. ETIC-Encontro de Iniciação Científica-ISSN 21-76-8498, v. 17, n. 17, 2021.

CÔRTES, Lucas Rodrigues. Análise comparativa entre alvenaria em bloco cerâmico de vedação e Drywall. 2018.

DA SILVA DIAS, Marcelo; NETO, Paulo Pinheiro Castanheira. Sistema de Estruturas Drywall. Epitaya E-books, v. 1, n. 6, p. 164-203, 2021.

ELEGANCY (2020). Diferença entre as chapas de drywall. Disponível em < Diferença entre as chapas de drywall - Loja Elegancy (lojaelegancyforros.com.br)> acesso em 10.05.2022.

GAIA, Kaio Cesar Vilanova; ANDRADE, Ramon Vieira de. A utilização e técnicas construtivas em gesso acartonado: como o gesso acartonado está sendo utilizado e sua viabilidade nas construções em Maceió. 2019.

GUIMARÃES, M. M., GONÇALVES, J. R. M. R., NORTE, L. C., & DA SILVA MARTINS, F. B. Comparação das características físicas e financeiras entre os sistemas de vedação drywall e alvenaria convencional-estudo de caso.Brazilian Journal of Development, 7(5), 48760-48775. 2021.

JUNIOR, Wesley Carvalho Ribeiro; OLIVEIRA, Geysa Rayna de. Sistema construtivo Drywall: da produção a instalação. 2021.

MEDEIROS, Abrahão Vieira; SOARES, Majhorrie de Souza. Estudo técnico comparativo entre os métodos de vedação interna com Drywall e com bloco cerâmico. 2021.

MITIDIERI, Cláudio. Drywall no Brasil: reflexões tecnológicas. São Paulo, 2009.

PATIAS, Naiana Dapieve; HOHENDORFF, Jean Von. Critérios de qualidade para artigos de pesquisa qualitativa. Psicologia em estudo, v. 24, 2019.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

PROJETARE (2022). 9 formas de aplicar o drywall. Disponível em < https://www.projetare-rj.com.br/blog/2019/06/11/9-formas-de-aplicar-o-drywall/> acesso em 01.03.2022.

SOARES, Sandro Vieira; PICOLLI, Icaro Roberto Azevedo; CASAGRANDE, Jacir Leonir.




DOI: https://doi.org/10.34140/bjbv4n2-025

Apontamentos

  • Não há apontamentos.