Problema real de roteirização: estudo realizado por aluno do ensino médio / Real routing problem: a study by a high school student

Autores

  • Danielle Durski Figueiredo
  • Paula Francis Benevides

Palavras-chave:

Contextualização, Programação Linear, Ensino Médio.

Resumo

Neste trabalho é apresentado um relato de experiência de um projeto desenvolvido em sala de aula de uma turma de primeiro ano do ensino médio. O objetivo geral é mostrar a possibilidade de abordar no ensino médio a aplicação da matemática através da resolução de problemas reais e do cotidiano usando a Programação Linear. O assunto foi conduzido de forma adequada para o nível de escolaridade em questão, pois o mesmo é abordado em cursos de nível superior. A aproximação da realidade aos conteúdos de matemática vem a valorizar e trazer sentido a aprendizagem, pois o processo de ensino-aprendizagem em matemática é complexo e constituído por muitas e diferentes variáveis, as quais se relacionam e se interligam de maneira muito dinâmica. Os resultados mostram a viabilidade do projeto, onde alunos mostraram interesse e motivação na participação desta experiência, além de rever e aplicar conteúdos de matemática inerentes ao ano em que estão cursando.

Referências

DIAS, M. A. F. A.. Progamação Linear no ensino secundário. 2011. 89 f. Dissertação Mestrado em Ensino da Matemática – Universidade de Aveiro, Portugal, 2011.

GOLDBARG, M. C.; LUNA, H. P. L. Otimização Combinatória e Programação Linear: Modelos e Algoritmos. Rio de Janeiro. Campus, 2000.

MELO, J. N. B. Uma Proposta de Ensino e Aprendizagem de Programação Linear no Ensino Médio. Dissertação. Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2012.

NOGAMI, O.. O Uso da Programação Linear na Otimização da Produção. Pensamento & Realidade, São Paulo, v. 15, p.29-47. 2004.

PUCCINI, A.L., Pizzolato, N.D., Programação Linear, LTC, 1990

SILVA, K. Modelagem Matemática com Programação Linear: Uma Proposta de Trabalho para o Ensino Médio. Dissertação. Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, 2013.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Ler, Escrever e Resolver Problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Artmed Editora, Porto Alegre, 2001.

TAUFER, F. S. G.; PEREIRA, E. C.. Aplicação do Problema do Caixeiro Viajante na Otimização de Roteiros. XXXI Encontro Nacional De Engenharia De Produção, 2011.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Figueiredo, D. D., & Benevides, P. F. (2019). Problema real de roteirização: estudo realizado por aluno do ensino médio / Real routing problem: a study by a high school student. Brazilian Journal of Business, 1(4), 1903–1913. Recuperado de https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJB/article/view/5567

Edição

Seção

Artigos