A construção histórica da política nacional de saúde integral da população negra como forma de luta e democracia social / The historical construction of the national integral health policy of the black population as a form of fight and social democracy

Authors

  • Francyele Alves da Paixão Nobre
  • Maria Karolina de Souza Rodrigues
  • Rafaella Montenegro do Amaral Costa
  • Mariana Barbosa da Silva
  • Cyndi Myrelle da Silva Barros Romão
  • Chrisllayne Carla Cavalcante Nascimento
  • Maria Odete Queiroz Lima Tavares
  • Luana Patrícia Barros Collaço

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv3n5-143

Keywords:

Políticas públicas de saúde, Saúde da população negra, Enfermagem.

Abstract

A sociedade brasileira construída com base na herança escravista desencadeou uma sociedade resultante de lutas de classe e raça. Recentemente a condição social da população negra ganhou visibilidade e espaço na esfera política. O objetivo é descrever a construção de uma política pública resultante de luta e democracia social. Trata-se de uma revisão de literatura descritiva, através da Biblioteca Virtual em Saúde, utilizando os seguintes descritores: políticas públicas de saúde, saúde da população negra, enfermagem. Em 1986, o Movimento Social Negro participou ativamente na 8ª Conferência Nacional de Saúde, constituindo um marco na luta por condições de saúde dignas. Em 1990, foi realizada a Marcha Nacional Zumbi dos Palmares. Nos anos de 2000 e 2003, o Movimento Social Negro atuou novamente nas Conferências Nacionais de Saúde, fortalecendo e ampliando sua participação nas instâncias do Sistema Único de Saúde. Espera-se que as políticas públicas contribuam para minimizar as desigualdades, e no caso da PNSIPN esta propõe foco na saúde integral da população negra. A temática demanda reflexão dos enfermeiros em relação à saúde da população negra visando às prioridades e tomada de decisão, ações que alcancem a equidade no âmbito da saúde e fortalecimento do controle social.

References

BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Uma política do SUS. Brasília – DF, 2013.

BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Estatuto da Igualdade Racial. Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010 e legislação correlata. 4. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2015.

CHEHUEN NETO, J.A. et al. Política Nacional de Saúde Integral da População Negra: implementação, conhecimento e aspectos socioeconômicos sob a perspectiva desse segmento populacional. Ciência & Saúde Coletiva,vol.20,2015.

INOCÊNCIO, J.F.; SOUZA, M.M.T. A percepção do enfermeiro quanto à saúde do negro. REVISTA PRÓ-UNIVERSUS, v. 5, n. 2, 2014.

WERNECK, J. Racismo institucional e saúde da população negra. Saúde Soc. São Paulo, v.25, 2016.

Published

2020-09-23

How to Cite

NOBRE, F. A. da P.; RODRIGUES, M. K. de S.; COSTA, R. M. do A.; SILVA, M. B. da; ROMÃO, C. M. da S. B.; NASCIMENTO, C. C. C.; TAVARES, M. O. Q. L.; COLLAÇO, L. P. B. A construção histórica da política nacional de saúde integral da população negra como forma de luta e democracia social / The historical construction of the national integral health policy of the black population as a form of fight and social democracy. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 13130–13133, 2020. DOI: 10.34119/bjhrv3n5-143. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/17129. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers