O profissional de enfermagem frente ao paciente com ideação suicida / The nursing professional in front of the patient with suicidal ideation

Authors

  • Marília Gabrielle Silva Cavalcanti
  • Maria Roberta da Silva
  • Laís Maria da Silva
  • Allexya Sthefany Santos
  • Sidrailson José da Silva
  • Beatriz Veloso Cardoso
  • Viviane Ferreira do Amaral

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv4n1-085

Keywords:

Enfermagem, ideação suicida, suicídio, atenção primária.

Abstract

Introdução: A ideação suicida é o conjunto de idéias persistentes e irredutíveis onde a pessoa pensa que tirar a própria vida é a única forma de acabar com sua dor e sofrimento, podendo estar relacionado a uma vivência ou conflito. Ao considerar a atuação do profissional de enfermagem na perspectiva da clínica ampliada, e acolhimento integral, a identificação de fatores indicativos ligados a possibilidade do suicídio é algo que deve ser manejado pelo profissional para a manutenção de uma saúde mental. Objetivo: O presente trabalho busca levantar se os profissionais de enfermagem estão preparados para lidar com pacientes que tenham ideação suicida, e quais atividades são desenvolvidas pela unidade de saúde como meio de prevenção para tal. Metodologia: Trata-se de uma revisão da literatura científica de publicações nacionais, realizada em janeiro de 2020 na banca de dados GoogleAcademic, utilizando as palavras chave: enfermagem, ideação suicida, suicídio e atenção primaria. Foram utilizados como critérios de inclusão,artigos no idioma português,com disponibilidade de textos completos e relatos de casos, sendo estes publicados no intervalo de tempo entre 2016 e 2020. Foram excluídos os,artigos que não se encontrava no tempo determinado, em língua estrangeira, teses, dissertações e capítulos de livros. 6.330 artigos foram identificados na primeira busca. Após refinamento e leituras dos títulos 3 foram selecionados. Revisão de Literatura: Através dos estudos realizados conclui-se que, os profissionais de enfermagem necessitam de capacitação para prestar o atendimento adequado ao paciente que procurar sua ajuda. Uma vez que, a atenção básica é de suma importância na abordagem, prevenção e tratamento dos casos, sendo o nível de primeira escolha para acessar a rede de atenção a saúde, gerando um elo entre a comunidade e o sistema de saúde. As atitudes dos profissionais em relação ao comportamento suicida, a disposição em ajudar o paciente pode influenciar de forma positiva ou negativa, a prevenção e busca pela continuidade do tratamento. Conclusão: A capacitação dos profissionais trata-se de uma questão de saúde pública, que deve ser priorizada pelos órgãos responsáveis e pelo Estado, havendo condição para que a capacitação ocorra, assim, sendo possível um acolhimento livre de julgamentos, com escuta qualificada e demonstração de interesse em ouvir, e na identificação, realizar encaminhamento para centros especializados. A equipe de enfermagem e demais profissionais devem atuar na educação em sociedade de forma abrangente, alertando e mostrando a importância de diálogos e observações em todos os contextos que o indivíduo vive.

References

MARÇAL, S. R. S.; GONÇALVES, J.R. ; Estratégias de Intervenção do Enfermeiro diante do comportamento e tentativa do autoextermínio. Revista JRG de Estudos Acadêmicos -Ano III (2020), volume III, n.6 (jan./jun.)

STORINO, B. D. ; CAMPOS, C. F. ; CHICATA, L. C. O. ; CAMPOS, M. A. ; MATOS, M. S. C. ; NUNES, R. M. C. M. ; VIDAL, C. E. L. ; Atitudes dos profissionais de saúde em relação ao comportamento suicida. Cad. saúde colet. vol.26 no.4 Rio de Janeiro Oct./Dec. 2018

LOPES, C. E. ; ARAUJO, M. G. L. S. ; NERI, R. S. A. ; NAME, K. P. O. ; A importância da capacitação do enfermeiro frente ao paciente com risco de suicídio. ReBIS [Internet]. 2019; 1(2):29-36.

Published

2021-01-11

How to Cite

CAVALCANTI, M. G. S.; SILVA, M. R. da; SILVA, L. M. da; SANTOS, A. S.; SILVA, S. J. da; CARDOSO, B. V.; AMARAL, V. F. do. O profissional de enfermagem frente ao paciente com ideação suicida / The nursing professional in front of the patient with suicidal ideation. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 978–982, 2021. DOI: 10.34119/bjhrv4n1-085. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22974. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers