Risco de Câncer de pele devido à exposição solar ocupacional: uma Revisão Sistemática / Risk of Skin Cancer Due to Occupational Sun Exposure: A Systematic Review

Authors

  • Matheus Braz Farias
  • Leon Bamolie Condorcet Tocantins
  • Letícia Stefani Santos
  • Thelma da Costa
  • Carolina Barra Galles
  • Felipe Rodrigues Braz

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv4n6-218

Keywords:

Exposição ocupacional, Raios ultravioleta, Câncer de pele.

Abstract

Introdução: O Câncer de Pele é uma doença altamente prevalente na sociedade, em diversos países, principalmente devido a exposição ocupacional à radiação ultravioleta, impactando negativamente a vida de inúmeros indivíduos portadores dessa doença. Objetivos: Analisar a exposição solar ocupacional relacionada como um fator predisponente para o desenvolvimento do câncer de pele e a sua relação entre a escolaridade, conhecimento e compreensão dos cuidados preventivos. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática de artigos sobre câncer de pele ocupacional publicados de 2015 a 2021, nas bases de dados National Library of Medicine (PubMed), Scientific Eletronic Library (Scielo), Literatura Latino-Americana do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A pesquisa baseou-se na combinação dos seguintes termos: “Exposição ocupacional” (DeCS), “Raios ultravioletas” (DeCS) e “Câncer de pele” (DeCS) e seus equivalentes em inglês. Resultados: Após a análise dos títulos e resumos dos artigos, a estratégia de busca resultou em 10 artigos que contemplaram os critérios de elegibilidade. No que concerne aos resultados, percebeu-se com a análise de alguns estudo que 57,7% dos indivíduos expostos ao Sol por causas ocupacionais tinham lesões sugestivas de câncer de pele;  63% era do sexo masculino; a maioria era trabalhador em zona rural como agricultor, fazendeiro e construtores; 11,8% acham que o risco de desenvolver câncer de pele é insignificante e grande parte dos estudos relataram como há poucos métodos preventivos para o não desenvolvimento dessa doença, como uso de protetor solar, chapéu, óculos de Sol e roupas compridas, o que a torna cada vez mais comum no meio trabalhista. Discussão: A exposição solar é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de Câncer de Pele que afeta, principalmente, os trabalhadores ao ar livre, sendo considerado um critério de risco ocupacional. Constatou-se que aqueles com idade avançada e baixo nível de escolaridade apresentam maiores riscos para desenvolver essa patologia. Além disso, a falta de investimento dos empregadores na saúde dos trabalhadores é determinante para o desenvolvimento dessa neoplasia. Conclusão: Após a análise minuciosa dos artigos que compõem essa revisão sistemática, conclui-se que a exposição solar de causa ocupacional é um fator de risco importante para o desenvolvimento de câncer de pele nos trabalhadores, tornando-se algo para ser modificado a curto e longo prazo.

References

CEZAR-VAZ, Marta Regina et al. Câncer de pele em trabalhadores rurais: conhecimento e intervenção da enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP , v. 49, p. 0564-0571, 2015.

JOHN, SM; TRAKATELLI, M .; ULRICH, C. Câncer de pele não melanoma por UV solar: a ameaça ocupacional negligenciada. Jornal da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia: JEADV , v. 30, p. 3-4 de 2016.

LARESE FILON, Francesca; BURIC, Masa; FLUEHLER, Catharina. Exposição aos raios ultravioleta, hábitos preventivos, percepção de risco e ocupação em pacientes com NMSC: um estudo caso ‐ controle em Trieste (NE Itália). Photodermatology, photoimmunology & photomedicine , v. 35, n. 1, pág. 24-30, 2019.

MODENESE, Alberto et al. Avaliação baseada em questionário da exposição ocupacional e não ocupacional à radiação solar em uma amostra de pacientes italianos tratados para ceratose actínica e outros cânceres de pele não melanoma. Jornal da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia , v. 30, p. 21-26, 2016.

MOORE, Kevin J. et al. Câncer de pele de bombeiro e práticas de proteção solar: evidências da Florida Firefighter Cancer Initiative. Dermatologia JAMA , v. 154, n. 2, pág. 219-221, 2018.

RAGAN, Kathleen R. et al. Revisado por pares: Comportamentos de Prevenção do Câncer de Pele entre Trabalhadores da Agricultura e da Construção nos Estados Unidos, 2015. Prevenção de doenças crônicas , v. 16, 2019.

PETERS, Cheryl E. et al. Carga de câncer de pele não melanoma atribuível à exposição ocupacional ao sol no Canadá. Arquivos internacionais de saúde ocupacional e ambiental , v. 92, n. 8, pág. 1151-1157, 2019.

SALAVASTRU, CM et al. A experiência de um centro de referência terciário na Romênia em carcinomas basocelulares em trabalhadores externos: por que avaliar ?. Jornal da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia , v. 30, p. 16/12/2016.

SZEWCZYK, Mateusz et al. Carcinoma basocelular em agricultores: um grupo de ocupação de alto risco. Arquivos internacionais de saúde ocupacional e ambiental , v. 89, n. 3, pág. 497-501, 2016.

ROCHOLL, Marc et al. Percepções dos trabalhadores ao ar livre sobre o risco de câncer de pele e as atitudes em relação às medidas de proteção solar: um estudo qualitativo. Jornal de saúde ocupacional , v. 62, n. 1, pág. e12083, 2020.

Published

2021-11-25

How to Cite

FARIAS, M. B.; TOCANTINS, L. B. C.; SANTOS, L. S.; COSTA, T. da; GALLES, C. B.; BRAZ, F. R. Risco de Câncer de pele devido à exposição solar ocupacional: uma Revisão Sistemática / Risk of Skin Cancer Due to Occupational Sun Exposure: A Systematic Review. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 26365–26376, 2021. DOI: 10.34119/bjhrv4n6-218. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/40186. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers