O ambiente construído para hemodiálise: uma análise da revisão sistemática de literatura (RSL) / The built environment for hemodialysis: a systematic literature review (RSL) analysis

Patrícia Caetano Gattás Bara, Juliana Simili de Oliveira, José Gustavo Francis Abdalla

Abstract


A arquitectura pode influenciar a experiência humana também no âmbito dos edifícios de saúde, desenvolvendo assim um interesse para os utilizadores. O principal objectivo deste trabalho é o aprofundamento do conhecimento dos ambientes de hemodiálise. Metodologicamente, esta é uma Revisão Sistemática da Literatura foi desenvolvida com planeamento e foco considera métodos de investigação, autores significativos e os resultados. Obteve-se como conclusão a falta de estudos relacionados com a ergonomia do ambiente construído dialítico, com base nos resultados encontrados nos portais CAPES, BVS, PUBMED, e ENTAC.


Keywords


revisão sistemática, ambiente construído, hemodiálise.

References


ANVISA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. RDC nº50/2002: Dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. Brasil, 2002

BVS BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE DO BRASIL. Disponível em: . Acesso em: 12 de fev. 2018.

CAPES COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Disponível em: . Acesso em: 20 de mar. 2018.

DANIELLOU, François. Questões Epistemológicas Levantadas pela Ergonomia de Projeto. In: A Ergonomia em Busca de seus Princípios: Debates Epistemológicos. São Paulo: Blucher, 2004.

ENTAC ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. Disponível em: .

Acesso em: 02 de mar. 2018.

KOWALTOWSKI, Doris C. C. K. et al. (Orgs.). O processo de projeto em arquitetura: da teoria à tecnologia. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. Cap. 4.

LIMA, Lisiane Pedroso. Proposta de um modelo conceitual de referência para o uso integrado de evidências no processo de projeto de edificações. 308f. Tese. (Doutorado em Engenharia Civil) Universidade Federal do Rio Grande Do Sul, Porto Alegre, 2014.

PUBMED PUBLIC MEDLINE. Disponível em: . Acesso em: 05 de fev. 2018.

RANDOLPH, Justus. A guide to writing the dissertation literature review. In: Practical Assessment, Research & Evolution, v14, n. 11, p. 1 -13, jun. 2009.

RIBEIRO, Lissandra Mendes. Humanização do espaço arquitetônico em unidade de hemodiálise. Monografia de Especialização de Arquitetura em Sistemas de Saúde. UFBA, Faculdade de Arquitetura. Salvador




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv5n3-003

Refbacks

  • There are currently no refbacks.