Assistência de enfermagem ao portador de síndrome de Fournier: um relato de experiência / Nursing assistance to patients with Fournier syndrome: na experience report

Nathália da Silva Campos, Karini Silva Pinheiro, Carla Maria Kortz Toledo Rodrigues, Meire Cristina Noveli e Castro, Priscila Braga de Oliveira, Larissa Maiara da Silva Alves Souza, Silvia Cristina Mangini Bocchi, Natália Conteçote Russo

Abstract


Introdução: A Síndrome de Fournier é uma doença infecciosa polimicrobiana grave, e diante do avanço acelerado da doença, é essencial que a equipe de saúde detenha conhecimentos a respeito da patologia, para que promova intervenções com rapidez e eficácia, no que tange ao diagnóstico e tratamento adequado, a partir de um plano de cuidados integral e individualizado, uma vez que com intervenções tardias o paciente pode apresentar quadro clínico avançado, como a sepse generalizada e consequente morte. Objetivo: Realizar um relato de experiência a partir da assistência de um paciente com Síndrome de Fournier no contexto da Graduação em enfermagem para desenvolvimento do raciocínio clínico e pensamento crítico em saúde, mediante a implementação das etapas do processo de enfermagem. Métodos: Trata-se de estudo qualitativo de caráter narrativo e reflexivo do tipo relato de experiência. A experiência se deu em uma enfermaria de cirurgia vascular com alunos da enfermagem no segundo ano de uma Universidade Pública Estadual. Foi utilizado o Processo de Enfermagem. Resultados: Foi realizado o raciocínio clínico e pensamento crítico em saúde, mediante a implementação das etapas do processo de enfermagem, com auxílio dos diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem para uma assistência adequada ao portador de Síndrome de Fournier, a qual deve ser embasada na rigorosa monitoração dos sinais vitais e a constante avaliação da área lesionada, assim como os cuidados de enfermagem na administração de medicamentos conforme o tratamento indicado. Conclusão: este trabalho pode servir como um exemplo de experiência no contexto das graduações em enfermagem no que tange ao alcance do aprendizado do Processo de Enfermagem para o planejamento e a implementação dos cuidados de enfermagem ao paciente adulto e idoso, clínico e cirúrgico, institucionalizados, em tratamento hospitalar.


Keywords


síndrome de fournier, processo de enfermagem, enfermagem

References


Guedes MHC, et al. Uso de simulação no ensino de urgência e emergência pré-hospitalar para discentes de medicina: Relato de experiência. Revista de Saúde. 2017;8(1). https://doi.org/10.21727/rs.v8i1.460

Shen Y, Jian W, Zhu Q. Nurse stafng in large general hospitals inChina: an observational study. Hum Resour Health. 2020;18(3):2–7.

You LM, Ke YY, Zheng J. The development and issues of nursing educa tion in China: a national data analysis. Nurse Educ Today. 2015;35(2):310–4.

Pereira EZ, Leite FHOM. A importância da prática do Estágio Supervisionado no Curso de Graduação em Enfermagem. Revista de Trabalhos acadêmicos – Universo. 2017;2(1).

You LM, Ke YY, Zheng J. The development and issues of nursing educa tion in China: a national data analysis. Nurse Educ Today. 2015;35(2):310–4.

Kuchinka J, Matykiewicz J, Wawrzycka I, Kot M, Karcz W, Głuszek S. Fournier’s gangrene - challenge for surgeon. Pol Przegl Chir. 2019;92(5):1-5.

Yilmazlar T, Gulcu B, Isik O, Ozturk E: Microbiological aspects of Fournier's gangrene. Int J Surg. 2017, 40:135-8.

Auerbach J, Bornstein K, Ramzy M, Cabrera J, Montrief T, Long B: Fournier gangrene in the emergency department: diagnostic dilemmas, treatments and current perspectives. Open Access Emerg Med. 2020, 12:353-64

Montrief T, Long B, Koyfman A, Auerbach J: Fournier gangrene: a review for emergency clinicians . J Emerg Med. 2019, 57:488-500.

Custodio SAAS, Bruno FN, Spaziani AO, Pereira MZO, Diogo LF, Frota RS, Larrossa FM, Pinheiro DC, Faidiga L. Síndrome de fournier: análise de um relato de caso. Braz. J. Hea. Rev. jul./aug. 2020;3(4):7569-77. DOI: 10.34119/bjhrv3n4- 030.

Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo. Processo de enfermagem: guia para a prática [Internet]. São Paulo: COREN-SP; 2015 [citado 2020 jan. 22]. Disponível em: http://www.coren-sp.gov.br/sites/default/files/SAE-web.pdf

Lopes, MVO. Sobre estudos de casos e relatos de experiências Rev Rene 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=324027983001

Pereira BG et al. Rastreamento e diagnóstico de diabetes mellitus gestacional no Brasil [internet]. Brasília; 2017. [Acesso em: 23 mar. 2021]. Disponível em: https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/pdf/diabetes-gestacional-relatorio.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv5n3-091

Refbacks

  • There are currently no refbacks.