Perspectiva de acadêmicos de enfermagem acerca do centro de atenção psicossocial: relato de experiência / Perspective of nursing students about the psychosocial care center: experience report

Daniel Fenner, Thaís Chiarello Lopes, Marcos Vinícius Nunes Paludett, Larissa Moraes Sagrilo, Giulia dos Santos Goulart, Patricia Bitencourt Toscani Greco

Abstract


Introdução: Historicamente, o portador de sofrimento psíquico era desconsiderado pela sociedade, esses indivíduos eram internados em manicômios e segregados da população, passando por condições inumanas de cuidados. A III Conferência Nacional de Saúde Mental, aponta o Centro de Atenção Psicossocial como um serviço substitutivo aos leitos de hospitais psiquiátricos. Objetivo: Relatar a perspectiva de acadêmicos de Enfermagem sobre o CAPS I, realizando uma reflexão histórica e analisando de forma crítica as problematizações e potencialidades. Relato de experiência: O relato de experiência é caracterizado pelas vivências dos acadêmicos de Enfermagem em estágio no CAPS I, levando em conta as percepções individuais, o contexto e a realidade do serviço e da assistência de Enfermagem. Discussão: O CAPS I tem entre seus objetivos proporcionar uma terapêutica aos indivíduos portadores de “doenças mentais”, realizando o cuidado de forma integral na comunidade, buscando a inserção das famílias no processo de reabilitação e promovendo a reinserção social dos usuários. O atendimento é dividido em três modalidades: intensiva; semi-intensiva; e modalidade externa sem vinculação. Os atendimentos especializados consistem em Consulta de Psicologia, Enfermagem e Médico Psiquiatra. Considerações finais: foi possível adquirir maior embasamento teórico acerca dos cuidados prestados no CAPS I, bem como um conhecimento mais abrangente das questões administrativas, organizacionais e sociais do serviço, além da atuação de Enfermagem frente a este cenário.


Keywords


enfermagem, saúde mental, assistência à saúde.

References


BATISTA, E. C; FERREIRA, D. F. A música como instrumento de reinserção social na saúde mental: um relato de experiência. Rev. Psicologia em Foco, Frederico Westphalen, v. 7, n. 9, p.67-79, Jul 2015. Disponível em: . Acesso em 02 de mai de 2021.

BRASIL. Decreto-lei n° 10.216, de 6 de abril de 2001. Brasília, DF, abr 2001. Disponível em: . Acesso em: 04 de mai de 2021.

MACIEL, C. S. Reforma Psiquiátrica no Brasil: Algumas Reflexões. Cad. Bras. Saúde Mental, Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. 73-82, jan/jun. 2012. Disponível em: . Acesso em: 09 de mai de 2021.

MIELKE, F. B; KOHLRAUSCH, E; OLSCHOWSKY, A; SCHNEIDER, J. F. A Inclusão da Família na Atenção Psicossocial: Uma Reflexão. Rev. Eletr. Enf. [Internet], 12(4):761-5 out/dez. 2010. Disponível em: . Acesso em: 13 de mai de 2021.




DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv5n3-136

Refbacks

  • There are currently no refbacks.