Evidências científicas sobre o tratamento da anemia ferropriva em pacientes com doença renal crônica / Scientific evidence on the treatment of iron deficiency anemia in patients with chronic kidney disease
Abstract
A anemia é comum entre pacientes com doença renal crônica, a anemia está subjacente a muitos dos sintomas associados à redução da função renal e está associada ao aumento da mortalidade e hospitalizações, entre os pacientes com DRC, a deficiência de ferro é uma causa comum e reversível de anemia. O ferro sérico, capacidade total de ligação de ferro, ferritina sérica e cálculo da saturação percentual de transferrina são utilizados para estimar os estoques de ferro. A deficiência de ferro é comum entre pacientes com doença renal crônica, recomenda-se monitorar todos os pacientes com DRC quanto à anemia e deficiência de ferro. Recomenda-se administrar ferro para a maioria dos pacientes com DRC que têm um SPT ≤ 20% e uma concentração de ferritina sérica ≤ 100 ng/mL, esses pacientes provavelmente têm estoques reduzidos de ferro. Recomenda-se ferro para a maioria dos pacientes anêmicos com DRC que têm SPT ≤30% e ferritina ≤500 ng/mL. Esses pacientes podem responder à administração suplementar de ferro com um aumento no nível de Hb. Não se recoemenda tratar com ferro pacientes com SPT >30%, pois é improvável que esses pacientes respondam ao ferro.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
Ma JZ, Ebben J, Xia H, Collins AJ. Nível de hematócrito e mortalidade associada em pacientes em hemodiálise. J Am Soc Nephrol 1999; 10:610.
Batchelor EK, Kapitsinou P, Pergola PE, et al. Deficiência de Ferro na Doença Renal Crônica: Atualizações em Fisiopatologia, Diagnóstico e Tratamento. J Am Soc Nephrol 2020; 31:456.
Organização Mundial da Saúde. Anemias Nutricionais: Relatório de um Grupo Científico da OMS. Genebra, Suíça: Organização Mundial da Saúde, 1968.
Awan AA, Walther CP, Richardson PA, et al. Prevalência, correlatos e desfechos da anemia ferropriva absoluta e funcional na doença renal crônica não dependente de diálise. Transplante Nephrol Dial 2021; 36:129.
Sanchez-Alvarez JE, Astudillo Cortes E, Seras Mozas M, et al. Eficácia e segurança do oxihidróxido sucroférrico no tratamento da hiperfosfatemia na doença renal crônica. Estudo FOSFASTUR. Nefrologia (Engl Ed) 2021; 41:45.
Auerbach M, Adamson JW. Como diagnosticamos e tratamos a anemia por deficiência de ferro. Am J Hematol 2016; 91:31.
Chandler G, Harchowal J, Macdougall IC. Sacarose de ferro intravenosa: estabelecendo uma dose segura. Am J Kidney Dis 2001; 38:988.
Locatelli F, Aljama P, Bárány P, et al. Diretrizes europeias de melhores práticas revisadas para o manejo da anemia em pacientes com insuficiência renal crônica. Transplante Nephrol Dial 2004; 19 Supl 2:ii1.
DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv5n3-140
Refbacks
- There are currently no refbacks.