Educação internacional: um relato de experiência com alunos latino-americanos na pós-graduação em odontologia / International education: a report of experience with latin american students in graduate degree in dentistry

Authors

  • Dennys Ramon de Melo Fernandes Almeida
  • Juliana Campos Pinheiro
  • Rani Iani Costa Gonçalo
  • André Azevedo dos Santos
  • Gabriel Coutinho Gonçalves
  • Jabes Gennedyr da Cruz Lima
  • Gabriel Gomes da Silva
  • Carlos Augusto Galvão Barboza

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv2n6-095

Keywords:

ensino. Currículo. odontologia.

Abstract

A busca por metodologias que atraiam o interesse dos alunos de Odontologia e cirurgiões dentistas, em processo de especialização, devem ser uma das preocupações no ensino superior. Estudantes estrangeiros tem peculiaridades em relação a língua e cultura diversa, fazendo com que os docentes se empenhem em adaptar melhor suas metodologias. Nesse sentido, as experiencias práticas no ensino podem contribuir significativamente para isto, pois estas tendências servem de base para que as instituições procurem flexibilizar seu currículo. OBJETIVO: este relato de experiência pretende discorrer sobre a formação dos cirurgiões dentistas especialistas, oriundos de diversas nacionalidades (da américa latina), enfatizando os pontos mais relevantes da experiência do ensino. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo, transversal e qualitativo, do tipo relato de experiência, realizados com os alunos estrangeiros da Equipe Quixadaense de Pesquisa e Pós-Graduação [EQUIP] (Quixadá-CE) e os docentes sobre a reflexão acerca do trabalho desenvolvido na formação dos estudantes e seu aproveitamento. Os resultados evidenciam que o espaço da EQUIP permite aos alunos o aprendizado prático, baseado na diversidade de atividades, nas reflexões sobre a importância do curso, nos atendimentos e no uso das quatro habilidades do ensino que são ler, ouvir, falar e fazer durante a formação. Além disso, a instituição de ensino possui um histórico de trabalho com o público estrangeiro em outras áreas, facilitando dessa forma a interdisciplinaridade, promovendo grande envolvimento dos profissionais deste estabelecimento de ensino. Os resultados obtidos são percebidos no dia-a-dia dos alunos.

References

ALVES, L.P. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5.ed. Joinville: UNIVILLE, 2005. p.40-63.

APPLE, M.W. A política do conhecimento oficial: faz sentido a idéia de um currículo nacional? In: MOREIRA, A.F.; SILVA, T.T. (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1994. p.59-91.

ARAÚJO, M.E. Palavras e silêncio na educação superior em Odontologia. Cienc. Saude

Colet., v.11, n.1, p.179-82, 2006.

BORDENAVE, J.D.; PEREIRA, A.M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 29.ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

CONTRERAS, J. A autonomia intelectual: as vozes públicas do professorado. Pelotas: UFPel,1999. (Conferência proferida na Faculdade de Educação da UFPel, 8 jul. 1999).

CUNHA, M.I. Ensino como mediação da formação do professor universitário. In: MOROSINI, M.C. (Org.). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília: Inep, 2000. p.45-51.

Published

2019-12-17

How to Cite

ALMEIDA, D. R. de M. F.; PINHEIRO, J. C.; GONÇALO, R. I. C.; SANTOS, A. A. dos; GONÇALVES, G. C.; LIMA, J. G. da C.; SILVA, G. G. da; BARBOZA, C. A. G. Educação internacional: um relato de experiência com alunos latino-americanos na pós-graduação em odontologia / International education: a report of experience with latin american students in graduate degree in dentistry. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 6022–6027, 2019. DOI: 10.34119/bjhrv2n6-095. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5502. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers