
Brazilian Journal of Development 
 

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 10, p. 22102-22110, out. 2019. ISSN 2525-8761 

22102  

Os papéis da ação política de o estado de São Paulo durante a ditadura militar 

de 1964-1985 

 

The roles of political action of the state of São Paulo during the military 

dictatorship of 1964-1985 
DOI:10.34117/bjdv5n10-341 

 

Recebimento dos originais: 27/09/2019 

Aceitação para publicação: 29/10/2019 

 

Thiago Vieira Pereira 

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Sergipe 

Instituição: Universidade Federal de Sergipe 

Endereço: Rua João Figueiredo Neto, 129 - Bairro Santos Dumont, Aracaju - SE, Brasil 

E-mail: th91vi@gmail.com 

 

Daniel Pereira Brandi 
Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Sergipe 

Instituição: Universidade Federal de Sergipe 

Endereço: Rua Francisco de Assis Delmondes, 200, Ecoville Park, Torre Sementeira, Ap. 104 - 

Bairro Ponto Novo, Aracaju – SE, Brasil 

E-mail: danielbrandi@hotmail.com 

 

RESUMO 

 

Nas comemorações pelo fim da última ditadura militar no Brasil, os jornais que atuaram na época 

têm a oportunidade de contar suas narrativas e versões dos fatos ocorridos durante o período, sua 

atuação e os ataques que sofreram dos militares. Pesquisadores contestam as narrativas construídas 

por estes veículos de imprensa, que se identificam como defensores da liberdade política e de 

imprensa, apontando o silêncio que os veículos mantêm sobre os momentos em que apoiaram 

ativamente a instauração da ditadura militar. Este estudo faz uma revisão bibliográfica e de conteúdo 

para corroborar a tese de que nosso objeto de estudo, o jornal impresso O Estado de São Paulo, teve 

atuação política na consolidação e legitimação da ditadura militar, impactando diretamente sobre a 

percepção pública e formação de políticas da época.  

 

Palavras-chave: História do jornalismo. Ditadura Militar. O Estado de São Paulo. 

 

ABSTRACT  

 

In commemorations of the end of the last military dictatorship in Brazil, the newspapers that acted at 

the time have the opportunity to tell their narratives and versions of the facts that occurred during the 

period, their performance and the attacks they suffered from the military. Researchers contest the 

narratives constructed by these press vehicles, who identify themselves as advocates of political and 

press freedom, pointing to the silence that the vehicles maintain about the moments in which they 

actively supported the establishment of the military dictatorship. This study makes a bibliographic 

and content review to corroborate the thesis that our object of study, the printed newspaper O Estado 

de São Paulo, had political action in the consolidation and legitimation of the military dictatorship, 

directly impacting the public perception and politics formation. of the time. 

 

Keywords: History of journalism. Military dictatorship. The state of Sao Paulo. 
 

mailto:th91vi@gmail.com
mailto:danielbrandi@hotmail.com


Brazilian Journal of Development 
 

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 10, p. 22102-22110, out. 2019. ISSN 2525-8761 

22103  

1. INTRODUÇÃO 

A ditadura militar que governou o Brasil de 1964 a 1985 ainda deixa marcas na atual vida 

política do país, sendo que muitos dos agentes que tiveram influência durante o período ainda se 

encontram atuantes. Muitos dos grandes veículos de imprensa existentes na época lembram do 

período de maneira ambígua. 

Em editorial publicado em 30 de março de 2014, “Editorial: 1964”, o jornal Folha de São 

Paulo afirma que o apoio do jornal ao golpe foi um erro, mas que parecia a melhor escolha para a 

época, declarando que “É fácil, até pusilânime, porém, condenar agora os responsáveis pelas opções 

daqueles tempos, exercidas em condições tão mais adversas e angustiosas que as atuais. Agiram como 

lhes pareceu melhor ou inevitável naquelas circunstâncias” (FOLHA DE SÃO PAULO, 2014). 

Sobre o papel da oposição política à ditadura, o jornal afirma que “parte da esquerda forçou 

os limites da legalidade na urgência de realizar, no começo dos anos 60, reformas que tinham muito 

de demagógico”, também declarando que aquela esquerda tinha a intenção de instaurar uma “ditadura 

comunista” (FOLHA DE SÃO PAULO, 2014). 

De forma parecida, O Globo já havia publicado, em 31 de agosto de 2013, o editorial “Apoio 

editorial ao golpe de 64 foi um erro”, forçado pelas manifestações civis que surgiram em todo o Brasil 

em junho do mesmo ano, onde movimentos ativistas usavam o mote “a verdade é dura, a Globo 

apoiou a ditadura”. 

No texto, O Globo reconhece o erro da organização em ter apoiado o golpe que levou à 

ditadura, junto a outros grandes veículos da época, mas também tenta suavizar sua posição usando 

argumentos semelhantes ao da Folha de São Paulo, pois 

 

 “Naqueles instantes, justificavam a intervenção dos militares pelo temor de um outro golpe, 

a ser desfechado pelo presidente João Goulart, com amplo apoio de sindicatos — Jango era 

criticado por tentar instalar uma “república sindical” — e de alguns segmentos das Forças 

Armadas” (O GLOBO, 2013). 

 

O jornal também defendeu as posturas do presidente do veículo, Roberto Marinho, que em 

determinada ocasião defendeu seus jornalistas de esquerda do general Juricy Magalhães, então 

ministro da justiça, ao declarar “Cuide de seus comunistas, que eu cuido dos meus”.  

Posição mais contraditória foi a defendida pelo jornal O Estado de São Paulo, no editorial “Meio 

século depois”, publicado em 31 de março de 2014. O texto inicia se referindo ao golpe militar como 

“movimento civil-militar de 31 de março de 1964”, e em nenhum ponto o jornal se refere ao 

acontecido como “golpe” ou mesmo a uma “ditadura”. No fim do texto, o jornal também reitera os 

perigos que a esquerda representava na época: 



Brazilian Journal of Development 
 

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 10, p. 22102-22110, out. 2019. ISSN 2525-8761 

22104  

“A redemocratização viria ao fim de duas décadas de arbítrio, graças à persistência de 

milhares de brasileiros que se comportaram de forma pacífica e ordeira, repudiando tanto a 

violência empregada por aqueles que escolheram equivocadamente a luta armada quanto a 

brutalidade dos agentes do regime de exceção” (O ESTADO DE SÃO PAULO, 2014). 

 

Este texto contradiz editoriais passados, onde O Estado de São Paulo atribui ao governo de 

então a deterioração das instituições políticas do país, a diminuição dos direitos individuais no país e 

se descreve como perseguido pela administração executiva. Estes editoriais que criticam a junta 

militar também contradizem editoriais públicos e documentos privados onde o jornal tece elogios à 

ditadura e ao “movimento”. 

Também aparece na narrativa que o Estadão faz de si mesmo o papel de advogado da liberdade 

de expressão. Em 1994, em um conjunto de matérias intitulado “30 anos depois...”, o jornal constrói 

para si mesmo uma imagem de opositor ao regime, fazendo um contraste entre dois “lados”, o da 

opressão contra a liberdade, estando o jornal claramente do lado da liberdade (BIROLI, p. 280). O 

texto assinado por Oliveiros Ferreira descreve a situação após a promulgação do Ato Institucional 

nº5: “foi uma época feita para os que sabiam jogar o jogo da guerra”, “foi uma época em que se 

investigava tudo – e aí começou a ser demolido o braço empresarial do Estado e começaram as 

denúncias da miséria, do descalabro do meio ambiente, da situação dos índios” (FERREIRA apud 

BIROLI, p. 280). A narrativa termina com um final feliz: “Foi uma luta em que triunfamos, nós da 

Redação” (ibid.).  

Neste estudo afirmamos que durante a ditadura militar resultado do golpe de 1964, nosso 

objeto de estudo, O Estado de São Paulo, representou três papéis: o de apoiador, dando legitimação 

ao governo que se seguiu ao golpe; o de opositor, criticando o governo e se colocando ao lado das 

liberdade civis; e o de mártir, vítima de censura e de ocupações da redação, livre de responsabilidades 

anteriores. Ao final deste artigo tecemos considerações sobre as legitimidades destes papéis. 

 

2. LEGITIMANDO O GOLPE 

De 19 de março a 8 de junho de 1964, ocorreu uma série de manifestações civis contra o que 

foi considerado, pelos militares e pela ala conservadora da população, um conjunto de ações 

ameaçadoras por parte do então Presidente, João Goulart. A primeira e maior delas aconteceu em 19 

de março de 1964, em São Paulo, reunindo cerca de trezentas mil pessoas. Chamada de Marcha da 

Família com Deus pela Liberdade, ganhou divulgação editorial explícita na edição de 19 de março de 

1964 de O Estado de São Paulo, com uma cobertura publicada no dia 20 de março, descrita como “a 

maior manifestação cívica já vista [no] estado” (ABREU, 2010a, 2010b). A deposição do presidente 



Brazilian Journal of Development 
 

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 10, p. 22102-22110, out. 2019. ISSN 2525-8761 

22105  

João Goulart foi comemorada nas páginas do Estadão, com textos exaltando o movimento militar e 

elogiando a participação dos paulistas na Marcha (ABREU, 2010b). 

Ainda em 1964, o jornal apoiou a promulgação do Ato Institucional nº 1 e defendeu as 

cassações feitas pelo governo Castelo Branco em defesa do regime (ABREU, 2010b). 

 

Figura 1: Convocação para a Marcha da Família com Deus pela Liberdade em 19641 

 

No mesmo ano, em carta datada de 12 de maio de 1964, Júlio Mesquita Filho, diretor-

executivo do Estadão, expressa satisfação com os resultados do golpe (ibid.): 

 

“Mesquita fala nas proporções assumidas pelo “nosso movimento”, elogia Castelo Branco 

(“finalmente pusemos a mão numa personalidade de primeira ordem”) e expressa seu apoio 

à intenção de Carlos Lacerda de suceder Castelo na presidência da República (“da sua eleição 

dependerá, segundo estou convencido, o resultado final do nosso movimento”). Mesquita 

expressa, no entanto, sua opinião de que a presidência de Castelo não deveria estender-se 

apenas até a data, estabelecida inicialmente, de outubro de 1965 (...)” 

 

Esta preocupação quanto aos desdobramentos ditadura são de especial interesse de mesquita 

pois ele foi o redator do documento denominado Roteiro da Revolução, “o qual, segundo o periódico, 

teria inspirado e orientado algumas das primeiras medidas tomadas pelo movimento político-militar 

de 31 de março de 1964” (ABREU, 2010b). 

Portanto é patente a participação de O Estado de São Paulo na legitimação e organização dos 

eventos que levaram à deposição do então constitucionalmente legitimado presidente, João Goulart. 

                                                             
1 Extraído de <https://www.estadao.com.br/blogs/reclames-do-estadao/marcha-da-familia/>. Acesso em 25 de julho de 

2018. 



Brazilian Journal of Development 
 

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 10, p. 22102-22110, out. 2019. ISSN 2525-8761 

22106  

Os fatos expostos embasam o papel do jornal como apoiador da ditadura militar. A diretoria do jornal 

esperava que a “revolução, assumindo o poder, devia designar imediatamente um presidente da 

República ou chefe do governo revolucionário” (ABREU, 2010b), mas o destino seguiu por outros 

caminhos. O não-cumprimento do roteiro elaborado por Mesquita, fez com que o jornal mudasse de 

posição, assumindo o papel de opositor. 

 

3. OPOSIÇÃO À DITADURA 

Após o golpe de 1964, O Estado de São Paulo fez uma cobertura em sua maior parte positiva 

da junta militar que governou o país, com elogios constantes à gestão da economia do país, e críticas 

pontuais ao desdobramento da política no país. O jornal começaria a ter uma posição ambígua a partir 

de julho de 1966. 

Há tempo considerável, os editoriais do jornal criticaram as medidas tomadas pela esfera 

executiva que atrofiam o funcionamento da esfera legislativa. Na data da promulgação do Ato 

Complementar nº 16, de 23 de julho de 1966, o jornal publicou texto criticando o conjunto de 

medidas, que afirmava enfraquecer ainda mais o Legislativo (ABREU, 2010b). 

Há tempos o jornal também questionava as sucessões presidenciais que se seguiram ao golpe, 

pois o roteiro projetado por Júlio Mesquita Filho ditava a indicação de eleições tão cedo quanto os 

“inimigos da revolução” fossem neutralizados (ABREU, 2010b). A demora na convocação de 

eleições e a sucessão de eleições indiretas para presidência eram, portanto, medidas publicamente 

legitimadas a contragosto. Assim, “embora aprovasse a indicação do general Humberto de Alencar 

Castelo Branco para a presidência da República, o jornal foi, portanto, contra sua eleição pelo 

Congresso” (ibid.), em 1965. 

A mesma lógica se aplicou à indicação do general Artur da Costa e Silva para a presidência 

da República. A expectativa de um presidente civil foi frustrada quando os esforços para a meta foram 

diluídos com a fundação da Frente Ampla, movimento de oposição à ditadura fundado com Juscelino 

Kubitschek e João Goulart, já que O Estado de São Paulo advogou por uma candidatura civil única. 

Afinal, o jornal apoiou publicamente a nomeação de Artur da Costa e Silva, em 3 de outubro de 1966 

(ABREU, 2010b). 

Quando a junta militar cassou os direitos políticos da Frente Ampla e seus integrantes, usando 

os poderes garantidos pelo Ato Institucional nº 2, do qual o Estadão foi apoiador incontestável no 

momento de sua proclamação (ABREU, 2010b), o jornal definitivamente se coloca como jornal de 

oposição. Segundo Abreu (2010b), “O editorial de 3 de dezembro de 1968 aconselhava o governo a 

promover uma reforma da Constituição que restituísse a autonomia do Legislativo. O Executivo era 



Brazilian Journal of Development 
 

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 10, p. 22102-22110, out. 2019. ISSN 2525-8761 

22107  

igualmente incitado a reformular a vida partidária, a modificar as leis de segurança e de imprensa e a 

‘sincronizar as aspirações populares com as instituições políticas’”. 

Em 13 de dezembro de 1968, O Estado de São Paulo publicou o editorial “Instituições em 

frangalhos”, horas antes da promulgação do Ato Institucional nº 5, que levaria à apreensão da edição 

daquele dia. Nele, o jornal afirmava que as instituições do país se encontravam deslegitimadoras, em 

todas as suas esferas: 

“A desordem passou a campear nos arraiais estudantis, ao mesmo tempo em que, ante o mal-

estar geral, o clero revoltoso fazia sentir a sua presença até mesmo nas praças públicas. 

Dentro dos próprios limites do feudo aparentemente submisso à vontade do Palácio da 

Alvorada, não se passava dia sem que se manifestassem sintomas da insurreição latente. A 

Arena aderia à rebeldia geral com tamanha evidência que o próprio MDB sentiu que era 

chegado o momento da desforra. Resolveu então, com uma ousadia que a todos espantou, 

enfrentar a ditadura militar em que vivemos desde 1964 ferindo na sua suscetibilidade as 

Forças Armadas brasileiras. Já agora, a ordem que julgava s. exa. o sr. presidente da 

República dever a Nação às instituições que ele lhe impôs revela-se uma vã aparência, pois 

que, ao apelar para os que considerava correligionários seguros das acutiladas da oposição 

contra os seus companheiros de armas, se vê s. exa. totalmente desamparado (...) Agora, 

porém, que são claros os sinais da desagregação irredutível da maioria parlamentar, como o 

comprova a estrondosa derrota sofrida ontem pelo governo, quando mais de 70 deputados da 

Arena votaram contra a concessão de licença para processar o deputado Marcio Moreira 

Alves, pergunta-se: que é que poderá resultar de um estado de coisas que tanto se assemelha 

ao desmantelamento total do regime que o sr. presidente da República julgava fosse o mais 

conveniente àquele delicadíssimo e frágil arquipélago de grupos sociais a que se referia ainda 

ontem, cuja integridade, é s. exa. o primeiro a reconhecê-lo, está por um fio? (O ESTADO 

DE SÃO PAULO, 1968).” 

 

A partir de então é consolidada a figura de O Estado de São Paulo como opositor ao regime 

vigente, até a instauração da sexta República, em 1985. Durante este período o jornal se utilizou de 

diversos artifícios para driblar a censura e, quando não possível, sinalizar à audiência as intervenções 

sofridas. A partir de 1971, o Estadão passou a publicar textos contendo assuntos não habituais, como 

os poemas do poeta português Luís de Camões.  

Em análise de edições veiculadas entre 1972 e 1975, Nascimento (et al, 2013) identificou dois 

tipos gerais de censura nas páginas de O Estado de São Paulo: política e empresarial, “onde a política 

se restringia ao fato do jornal se adequar as vontades do Estado e na empresarial, os anunciantes 

detinham o poder de divulgar anúncios, estes que muitas vezes tomavam o lugar de notícias” 

(Nascimento et al, p.2). A pesquisa apontou 5 casos de censura no período analisado, mas não citou 

qual o tamanho da amostra total, quantas edições foram publicadas no período. A seguir destacamos 

as de maior destaque. 



Brazilian Journal of Development 
 

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 10, p. 22102-22110, out. 2019. ISSN 2525-8761 

22108  

Na edição do dia 19 de setembro de 1972 o jornal sofreu censura política na forma de censura 

prévia, publicando no lugar dos textos censurados as chamadas do jornal (que deveriam vir na 

primeira página) e imagens irrelevantes ao invés da notícia (Nascimento et al, p.10). 

Em 19 de junho de 1973, o jornal se utilizou de autocensura política para condenar ações do 

presidente, se utilizando de linguagem poética, criticando-o de maneira irônica. (Nascimento et al, 

p.11). 

Em 15 de agosto de 1974, se notou censura empresarial, onde o jornal trocou os anúncios 

originais por anúncios satíricos irrelevantes. Também se percebeu censura política, com a troca de 

uma notícia por um poema de Camões (Nascimento et al, p.11).  

Com o fim da ditadura, foi chegado o momento de investigar as responsabilidades sobre este 

período deprimente da história brasileira. A partir daqui identificamos o papel do Estadão como 

mártir. 

 

4. REESCREVENDO A HISTÓRIA 

Como vimos anteriormente, no editorial “Meio século depois”, O Estado de São Paulo fez 

esforços para atenuar a culpa dos setores civis da sociedade na legitimação do governo que sucedeu 

o golpe. Também vimos que, segundo Abreu (2010b), o jornal foi favorável à vigência do Ato 

Institucional nº 2. Portanto é contraditório que no mesmo editorial o Estadão afirma que  

 

“O Ato Institucional n.º 2, o AI-2, de 27 de outubro de 1965, desviou o movimento de seu 

rumo. Mais grave do que extinguir os partidos foi, como assinalou o Estado em vários 

editoriais – notadamente os de 28 e 29 de outubro –, tornar permanentes medidas de 

emergência, excepcionais e transitórias, destinadas a recolocar o País no caminho 

democrático. O AI-2 marca o afastamento do Estado do movimento. A sua componente civil 

foi definhando e ele se tornou essencialmente militar. Começou ali o processo que levou ao 

autoritarismo e ao arbítrio do AI-5, à censura, à repressão, ao cerceamento das liberdades 

civis e dos direitos individuais (O ESTADO DE SÃO PAULO, 2014).” 

 

Para Biroli (2004, p.278), esta contradição pode ser operacionalizada quando os agentes em 

um processo político deliberadamente se utilizam de silêncio para a construção da memória do 

processo:  

“Silenciam, assim, sobre o fato de que as relações entre imprensa e política em tempos de 

democracia se caracterizaram, inúmeras vezes, por práticas negadoras de aspectos centrais à 

política democrática, como a não aceitação das opções contidas no voto, a não aceitação do 

confronto como constitutivo da política e das sociedades e, para fazer uma referência 



Brazilian Journal of Development 
 

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 10, p. 22102-22110, out. 2019. ISSN 2525-8761 

22109  

explícita às discussões em Koselleck e D’Allones, a não aceitação da indeterminação que 

constitui a política e a democracia (ibid.).” 

 

Biroli afirma que esta estratégia empregada pelo jornal não é nova, destacando que o texto 

intitulado “O Estadão faz 125 anos, mas só conta 120. Erro de cálculo? Não, intervenção mesmo”, 

que se refere ao período de 1940 a 1945, durante os quais o jornal esteve sob intervenção da ditadura 

de Getúlio Vargas:  

“Em 1940, a ditadura Vargas, incomodada com a postura editorial do Estadão, invade sua 

sede e expulsa diretores e jornalistas. Durante 5 anos, o Estadão não foi o Estadão. Só a partir 

de 1945, novamente sob a direção da família Mesquita e tendo à frente Júlio de Mesquita 

Filho e Francisco Mesquita, o Estadão voltou a ser um jornal livre. E voltou a denunciar. Mas 

em 1971, com os militares no poder, sensores são instalados nas redações dos jornais, vetando 

quaisquer notícias sobre prisões e protestos ou declarações contrárias ao regime ditatorial. 

Para fazer resistência, o Estadão usou uma arma bastante poderosa: a poesia. 660 trechos de 

Os Lusíadas, de Camões, foram usados no lugar das matérias censuradas. Era uma forma de 

mostrar aos leitores que alguma coisa estava errada. E de mostrar aos generais que era 

impossível fazer calar nossos jornalistas (ibid.).” 

 

Para Biroli o salto de 16 anos no período abordado no texto é deliberado, silenciando sobre 

os períodos em que o jornal agitava as águas políticas. 

5. Conclusão 

Expostos os fatos neste estudo, podemos entender como O Estado de São Paulo atuou em 

papéis diferentes, durante períodos diferentes da ditadura: no começo, o jornal atuou como apoiador, 

legitimando o regime; após o “movimento” ter fugido ao roteiro elaborado por seu diretor, Júlio 

Mesquita Filho, o jornal adotou a postura de opositor; e finalmente adotou a figura de mártir, defensor 

dos valores de liberdade de expressão oprimidos pelo regime militar. 

Constatamos a legitimidade do papel de opositor, como visto em Nascimento (et al, 2010), 

onde o jornal sofreu repressão dos censores instituídos pela ditadura, visível nas páginas de suas 

edições. O papel de apoiador, sobre o qual o jornal se silencia, é legitimado por documentos escritos 

pelo próprio diretor do jornal à época, um dos arquitetos do golpe. O papel de mártir é uma construção 

deliberada que é legitima apenas a quem não tem acesso a fontes que contradigam os editoriais 

publicados pelo próprio jornal. 

 

 

 

 

 



Brazilian Journal of Development 
 

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 10, p. 22102-22110, out. 2019. ISSN 2525-8761 

22110  

REFERÊNCIAS 

 

ABREU, Alzira Alves de et al (coords.). Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro – Pós-1930. 

Rio de Janeiro: CPDOC, 2010b. Disponível em: 

<http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/estado-de-sao-paulo-o>. Acesso em: 

24 de julho de 2018. 

O GLOBO. Rio de Janeiro: Organizações Globo. 31 agosto. 2013. Disponível em: 

<http://oglobo.globo.com/brasil/apoio-editorial-ao-golpe-de-64-foi-umerro-9771604>. Acesso em 

24 de julho de 2018. 

BIROLI, Flávia. Jornalismo, democracia e golpe: a crise de 1955 nas páginas do Correio da 

Manhã e de O Estado de S. Paulo. Rev. Sociol. Polit. [online]. 2004, n.22, pp.87-99. ISSN 0104-

4478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-44782004000100008. 

FOLHA DE SÃO PAULO. São Paulo: Grupo Folha. 30 de março. 2014. Disponível em: 

<http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2014/03/1433004-editorial-1964.shtml>. Acesso em 24 de 

julho de 2018. 

FERREIRA, Oliveiros. Que jornal subversivo estávamos fazendo. O Estado de S. Paulo, p.X3, 

31/03/1994 

O ESTADO DE SÃO PAULO. São Paulo: Grupo Estado. 13 dezembro. 1968. Disponível em: < 

https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,instituicoes-em-frangalhos,289780 >. Acesso em 24 de 

julho de 2018. 

O ESTADO DE SÃO PAULO. São Paulo: Grupo Estado. 31 março. 2014. Disponível em: 

<http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,meio-seculo-depois-imp-,1147202>. Acesso em 24 de 

julho de 2018. 

VIEIRA, Allana Meirelles; NEVES, Teresa Cristina da Costa. Memória autoritária: a ditadura 

brasileira em editoriais e artigos sobre os 50 anos do golpe. Ver. Ipotesi, Juiz de Fora, v.19, n.2, 

p. 42-52, jul./dez. 2015 

 


