Viabilidade da adição do papel reciclado para fabricação de peças de pavimentação / Feasibility of using recycled paper in concrete for paving pieces

Authors

  • Paulo Rafael Nunes e Silva Albuquerque
  • Moisés de Araujo Santos Jacinto
  • Mariana de Sousa Prazeres
  • Bruna da Costa Silva
  • Jayron Alves Ribeiro Junior
  • Camilla Gomes Arraiz
  • Marcos Henrique Costa Coelho Filho
  • Thainá Maria da Costa Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-385

Keywords:

Concreto, Propriedades, Papel, Pavimentação, Sustentável.

Abstract

O concreto é um material de construção civil proveniente da mistura, em proporção adequada, de aglomerantes, agregados, água e por vezes, aditivos. Para melhorar suas propriedades, podem ser adicionados materiais, como o papel, que também é produzido em larga escala. Assim, sua disponibilidade para a reciclagem e limitação para a quantidade de reciclos torna-o um material viável para uso na construção civil, eliminando a quantidade excessiva de resíduos, integrando um método sustentável de produção. Logo, a pesquisa em questão objetiva avaliar as propriedades do concreto convencional e concreto simples adicionado de papel reciclado, incluindo o estudo da viabilidade técnica de uso de peças de concreto para pavimentação. O concreto do estudo em questão foi analisado através de ensaios laboratoriais na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Foram realizados 3 estudos. O primeiro utilizou-se de um traço 1:2:3:0,6 com adição de papel triturado em forma de pelotas em quantidades de 5%, 10%, 15% e 20% do volume de cimento. O segundo utilizou-se de um traço 1:2:3:0,45, porém com a porcentagem que obteve os melhores resultados no estudo I, que foi a de 20%. Ambos com confecção de corpos de prova cilíndrico. E por fim, o terceiro estudo, que se utilizou do mesmo traço do estudo II e mesma porcentagem de papel, porém com a confecção de blocos de concreto. Os ensaios realizados foram o de resistência à compressão, absorção e consistência. Depois de realizados os ensaios, observou-se que a resistência aumentou a medida que a porcentagem de papel era crescente, a absorção não aumentou significativamente a ponto de afetar na perda da resistência e a consistência foi ideal para a produção das peças. Assim, constatou-se que o uso do papel é completamente viável para produção de peças de concreto para pavimentação

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12655. Concreto de cimento Portland - Preparo, controle, recebimento e aceitação - Procedimento. Rio de Janeiro, 2015.

______. NBR 5738. Concreto - Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova. Rio de Janeiro, 2015.

______. NBR 5739. Concreto - Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos. Rio de Janeiro, 2015.

______. NBR 7211. Agregados para concreto - Especificação. Rio de Janeiro, 2009

______. NBR 9778. Argamassa e concreto endurecidos - Determinação da absorção de água por imersão - Índice de vazios e massa específica. Rio de Janeiro, 2005.

______. NBR 9781. Peças de concreto para pavimentação -Especificação e métodos de ensaio. Rio de Janeiro, 2013.

______. NBR NM 67. Concreto – Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone Rio de Janeiro, 1998.

BUSON M. A. Desempenho e análise preliminar do desempenho técnico de componentes de terra com incorporação de fibras de papel kraft provenientes da reciclagem de sacos de cimento para vedação vertical. Dissertação de Mestrado. 2009. Brasília.

DIAS R. A. Avaliação da interferência da adição de fibras de papel kraft em argamassas. Trabalho de Conclusão de Curso. 2017. Brasília.

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE ÁRVORES. Estatísticas da Industria Brasileira de árvores. São Paulo, 2018. Disponível em: < http://iba.org/pt/ >. Acesso em: 30 jan. 2018.

INSTITUTO BRASILEIRO DE CONCRETO - IBRACON (2009). Disponível em: < http://www.site.ibracon.org.br/ >. Acesso em: 30 jan. 2018.

Published

2020-05-19

How to Cite

Albuquerque, P. R. N. e S., Jacinto, M. de A. S., Prazeres, M. de S., Silva, B. da C., Junior, J. A. R., Arraiz, C. G., Filho, M. H. C. C., & Oliveira, T. M. da C. (2020). Viabilidade da adição do papel reciclado para fabricação de peças de pavimentação / Feasibility of using recycled paper in concrete for paving pieces. Brazilian Journal of Development, 6(5), 29115–29138. https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-385

Issue

Section

Original Papers