Economia solidária e as perspectivas de desenvolvimento territorial / Solidary economy and perspectives for territorial development

Authors

  • Cristiano Miguel Pontes Pereira Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Conceição Maria Dias de Lima
  • José Crisólogo de Sales Silva
  • Jakes Halan de Queiroz Costa

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-487

Keywords:

economia solidária, desenvolvimento territorial, cooperativismo e mercado de trabalho.

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo discutir acerca do movimento de economia solidária como um importante mecanismo que contribui para o desenvolvimento territorial. A economia solidária surge como uma alternativa para a parcela da sociedade que sofre com os problemas sociais inerentes ao modo de produção capitalista, em especial o desemprego que aprofunda cada vez mais a desigualdade social, afetando gradativamente a vida dos que se encontram fora do mercado de trabalho. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica através da utilização de autores que permeiam por temáticas que subsidiam o nosso objeto de estudo, os quais possibilitam a compreensão dos conceitos de economia solidária, cooperativismo e de território. Obtivemos como conclusão a apreensão dos benefícios da economia solidária na vida dos sujeitos, mesmo mediante as pressões do mercado capitalista, na qual visa a obtenção de lucratividade a qualquer custo, tendo os empreendimentos solidários, dentre estes as cooperativas, que buscam meios para alcançar tal objetivo sem descaracterizar o sentido de solidariedade que deve, sobretudo, prevalecer em seus ambientes de trabalho.

 

References

ABRAMOVAY, R; BEDUSCHI FILHO, L. C. Desafios para a gestão territorial do desenvolvimento sustentável no Brasil. In: XLI Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, 2003, Juiz de Fora. v. cd-rom.

BRASIL. Lei nº. 8.949 de 9 de dezembro de 1994. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8949.htm> Acesso em: 20 de abril de 2018.

CAVALCANTI, Josefa Salete Barbosa. Globalização e ruralidade. In. WANDERLEY, Maria de Nazareth Baudel. Globalização e desenvolvimento sustentável: dinâmicas sociais rurais no Nordeste brasileiro. São Paulo: Polis, 2004.

MARTÍNEZ, I. B.; PIRES, M. L. L. S. Cooperativas e revitalização dos espaços rurais: uma perspectiva empresarial e associativa. Cadernos de Ciência e Tecnologia. Embrapa, v. 19, nº 1, 2002.

PIRES, Maria Luiza Lins e Silva. O cooperativismo para além do mercado e do Estado: a solidariedade em debate. In. SANTOS, Maria Sallet Tauk; CALLOU, Angelo Bras Fernandes. Associativismo e desenvolvimento local. Recife: Bagaço, 2006.

_______. Dádiva, economia social e cooperativismo: a promulgação de uma nova ética societária? In.: UniRcoop. Vol. 1, 2003.

PITAGUARI, Sinival Osorio. A economia solidária no Brasil: políticas públicas e desenvolvimento local / Sinival Osorio Pitaguari. – Londrina, 2010. Disponível em: <https://www.google.com.br/search?dcr=0&source=hp&ei=ZqRvWt26J8mwwgTyiafQAg&q=A+ECONOMIA+SOLIDÁRIA+NO+BRASIL%3A+POLÍTICAS+PÚBLICAS+E+DESENVOLVIMENTO> Acesso em: 3 de out. 2017.

ROCCO, A. R. R. N. Violação dos Direitos Sociais por meio do uso fraudulento das Cooperativas de trabalho. Bogotá, D.C., Colombia, v. XVIII, n. 36, jul./dez. 2015.

SINGER, Paul. A recente ressurreição da economia solidária no Brasil. SANTOS, B. S. (org.) Produzir para viver: os caminhos da produção não capitalista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

STÜRMER, A. B.; COSTA, B. da. Produção do Espaço e Dinâmica Regional Território: aproximações a um conceito-chave da Geografia 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/viewFile/26693/pdf>. Acesso em: 20 de abr. de 2018.

TAVARES, Maria Algusta. Acumulação, trabalho e desigualdade sociais. In: Módulo de Especialização da UNB, 2011.

Published

2020-05-25

How to Cite

Pereira, C. M. P., Lima, C. M. D. de, Silva, J. C. de S., & Costa, J. H. de Q. (2020). Economia solidária e as perspectivas de desenvolvimento territorial / Solidary economy and perspectives for territorial development. Brazilian Journal of Development, 6(5), 30479–30489. https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-487

Issue

Section

Original Papers