O NAPNE como instrumento de inclusão escolar na rede federal de educação. / NAPNE as an instrument for school inclusion in the federal education network.

Authors

  • Mariana da Silva de Lima

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-514

Keywords:

Educação inclusiva, Acessibilidade, Educação e direitos humanos.

Abstract

O relato de experiência descreve as atividades exitosas desenvolvidas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Caucaia, resultado de um ano de atuação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, NAPNE. 

A discussão a respeito da questão da inclusão é algo que deve ser trabalhado em todos os setores das instituições de ensino. Professores, por exemplo, são profissionais que devem estar inseridos nessa discussão por sua responsabilidade como formadores de opinião. Adicionalmente, os estudantes devem trabalhar as questões das barreiras comunicativas e atitudinais. Todos os atores são importantes para garantir uma escola que promova o aprendizado de maneira verdadeiramente democrática e igualitária.

As intervenções foram feitas por meio do projeto de extensão Debates Inclusivos, que teve por objetivo levar discussões qualificadas para a comunidade escolar do IFCE Caucaia sobre a inclusão de pessoas com necessidades específicas. O projeto possibilitou a promoção de palestras e mesas redondas com a participação de especialistas e pessoas com vivências reais a respeito do assunto. Todos os eventos foram feitos com a participação dos estudantes, sempre estimulando as discussões de maneira dinâmica e participativa.

Os resultados mostraram que a temática da acessibilidade dentro da escola precisa ser abordada de maneira freqüente ao longo de todos os níveis da educação dos estudantes, a fim de priorizar uma formação mais humana dos indivíduos, contribuindo também com a superação de preconceitos no âmbito escolar e acadêmico.

References

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Parecer CNE/CP, 2012. Disponível em: http://bit.ly/2rlymlq . Acesso em 27 mai 2019.

COSTA, G. M. A. Núcleo de atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais (NAPNE): ações para a inclusão em uma instituição de ensino profissional do Estado de Pernambuco. 2011. 133p. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Alagoas. Maceió. 2011.

MIRANDA, C.R.S. Educação inclusiva na escola: saberes construídos. 2010. 104p. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Universidade Estadual de Londrina. 2010.

NETO, A. O. S., et. al..Educação inclusiva: uma escola para todos.

Revista Educação Especial. Santa Maria. v. 31, n. 60, p. 81-92, jan./mar.2018

RODRIGUES; H. W., LAPA, F.B. O que é ensinar direitos humanos? A educação em direitos humanos e suas diferentes nuances: formar o cidadão, formar o professor, formar o jurista. In: HOLANDA, A. P. A. et. al. Direitos Humanos: Histórico e contemporaneidade. Edição especial VII Conferência Internacional de Direitos Humanos da OAB – Brasília: Conselho Federal da OAB, 2018.

Published

2020-05-26

How to Cite

Lima, M. da S. de. (2020). O NAPNE como instrumento de inclusão escolar na rede federal de educação. / NAPNE as an instrument for school inclusion in the federal education network. Brazilian Journal of Development, 6(5), 30806–30815. https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-514

Issue

Section

Original Papers