A importância do jogo pedagógico no ensino de geologia para alunos do ensino médio da escola Francisco de Paula Correia de Araújo / The importance of the pedagogical game in the teaching of geology for high school students of the Francisco de Paula Correia de Araújo school

Authors

  • Daianete Nazaré Mourato Silva Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Marcielly Renata de Lima e Silva
  • Morgana Maria de Aquino Nascimento
  • Marliete Maria Soares da Silva
  • Flávia Carolina Lins da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-526

Keywords:

Geologia, aprendizagem, solos, jogo pedagógico.

Abstract

A geologia geralmente é um dos conteúdos ligados ao ensino de geografia ou ciências/biologia (a depender da série em questão), entretanto não recebe a atenção que deveria, muitas vezes o conteúdo nem é abordado, deixando assim uma lacuna na formação dos alunos principalmente aqueles que terão a geologia como disciplina introdutória no ensino superior. Tendo em vista sanar as dificuldades que os alunos sentem diante da temática foi desenvolvido um jogo como estratégia de ensino-aprendizagem para fixação do conteúdo anteriormente citado. Primeiro os alunos assistiram a aula sobre o tema, responderam um questionário para avaliar os conhecimentos prévios e para fixar o aprendizado, se dividiram em duplas para jogar. A trilha possibilita o contato com vários tipos de solos e formações rochosas, ao final do jogo responderam outro questionário e se saíram muito bem, provando a eficiência do jogo, com isto conclui-se que é necessário e possível trabalhar a temática em sala e conseguir a interação e o interesse dos alunos.

 

 

References

ALMEIDA, CíCera Neysi; MELLO, EdsoN Farias. Geologia nas Escolas de Ensino Básico: a experiência do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. [s. n.], Terrae Didatica, p. 11, 29 jun. 2015. Disponível em: https://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/v11_3/PDF11-3/Td-113-91-3F.pdf. Acesso em: 12 ago. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Media e Tecnológica (SEMTEC). PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2006.

HORA, João Paulo; RAMOS, Clarisse Epifanio. O ENSINO DE GEOLOGIA COMO MEIO DE DESENVOLVER CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ALAGOAS. [s. n.], [S. l.], p. 15, 19 set. 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID4724_11092017211902.pdf. Acesso em: 12 ago. 2019.

MUGGLER, C. C., PINTO, F. de A.; MACHADO, A. A. Educação em solos: princípios, teoria e métodos. Revista Brasileira de Ciência do Solo. v.30, p. 733-740, 2006.

PAVIANI,Neires Maria Soldatelli;FONTANA,Niura Maria.Oficinas Pedagógicas: relato de uma experiência.Disponível em:

<http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/16/15 >Acesso em 11 de agosto de 2019.

Published

2020-05-26

How to Cite

Silva, D. N. M., Silva, M. R. de L. e, Nascimento, M. M. de A., Silva, M. M. S. da, & Silva, F. C. L. da. (2020). A importância do jogo pedagógico no ensino de geologia para alunos do ensino médio da escola Francisco de Paula Correia de Araújo / The importance of the pedagogical game in the teaching of geology for high school students of the Francisco de Paula Correia de Araújo school. Brazilian Journal of Development, 6(5), 30981–30987. https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-526

Issue

Section

Original Papers