Treinamento Organizacional: olhar do gestor da empresa O Boticário no município de Itaituba-PA / Organizational Training: looking at the manager of the company O Boticário in the municipality of Itaituba-PA

Authors

  • Alan da Silva Sousa
  • Miguel Aguiar Cardoso
  • Gustavo da Silva Mendes
  • Samuel Nascimento Santos
  • Shirly Pereira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-535

Keywords:

Treinamento, Organização, Produtividade.

Abstract

O presente estudo ora apresentado trata-se de um artigo produzido na disciplina de Administração de Recursos Humanos II do curso de graduação em Administração da Faculdade de Itaituba. Teve como objetivo verificar como o treinamento organizacional pode ser considerado uma ferramenta para produtividade. Uma vez que o treinamento é um processo de aprendizagem que transmite conhecimentos aos colaboradores, permitindo a evolução de suas habilidades e aumentando seus conhecimentos, assim melhorando suas atitudes em favor da organização. Atualmente, o mercado apresenta uma grande concorrência, em que as empresas precisam se adequar para não perder seus clientes, com este fator, ou seja, a concorrência, vem a necessidade de investir no capital humano, e as organizações, muitas vezes, optam por investir no processo de treinamento. Assim, este estudo traz as seguintes questões norteadoras, como o treinamento organizacional pode ser considerado uma ferramenta de produtividade para a organização, e quais os benefícios que o treinamento pode trazer para a empresa? A pesquisa foi desenvolvida através de pesquisa bibliográfica para fundamentação do trabalho, pesquisa qualitativa, com caráter exploratório e descritivo, com aplicação de pesquisa de campo e como instrumento de coleta de dados o questionário aplicado ao gestor da empresa O Boticário no município de Itaituba-PA. Através da pesquisa foi possível observar que o gestor considera o processo de treinamento essencial no aperfeiçoamento das atividades relacionadas ao processo produtivo da empresa, visto que há sempre uma inovação nos produtos da empresa e é preciso ter um treinamento sempre que chegam novas mercadorias, para ter mais conhecimento sobre o produto quando for repassar as informações para os clientes. Comenta ainda que o treinamento traz um diferencial para empresa padronizando os processos focando na qualidade do atendimento da organização para fidelizar os clientes. Deste modo compreende-se que o treinamento dispõe um processo evolutivo de longo prazo, tanto para organização quanto para as competências de seus colaboradores. Essa evolução é uma das peças fundamentais para o diferencial da organização referente aos concorrentes, se as organizações almejam ter uma vantagem competitiva dentro do atual cenário econômico, precisam ter algo que seus concorrentes ambicionem mais não possuem, ou seja, precisam ter algo que os individualizem sobre seus competidores. Para conquistar esta vantagem as organizações investem no potencial de seus colaboradores oferecendo a eles treinamentos, palestras motivacionais e um ambiente organizacional em ótimas condições, sempre procurando manter seus clientes satisfeitos e fidelizados.

References

CHIAVENATO, Idalberto. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos: como incrementar talentos na empresa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

CHIAVENATO, Idalberto. Apud Lucineide Cruz (2016). Introdução à teoria geral da administração. 7.ed.rev.atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. Disponível em, https://administradores.com.br/artigos/planejamento-e-desenvolvimento-do-treinamento, acessado em 18 de abril de 2019.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. – 3. ed.- Rio de Janeiro: Elsevier, 2010 Disponível em, http://www.eumed.net/rev/cccss/2016/03/servidores.html, acessado no dia 10 de maio de 2019.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. 9a ed. São Paulo: Atlas, 2009.

CORREA, Vinícius (2017). Os 7 maiores desafios das áreas de T&D das empresas, Disponível em, http://www.miolobiro.com.br/blog/os-7-maiores-desafios-td/, acessado em 06 de maio de 2019

DRUCKER, Peter. Desafios Gerenciais para o século XXI. São Paulo: Pioneira, 1999.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KANAANE, Roberto. Manual de Treinamento e Desenvolvimento do Potencial Humano. São Paulo: Atlas, 2001.

KOCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e pratica da pesquisa. 15. ed. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.

LACERDA; ABBAD. Impacto do treinamento no trabalho: investigando variáveis motivacionais e organizacionais como suas preditoras. p. 77-96, 2003. Disponível em, http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/treinamento-organizacional-o-setor-de-rh-como-parceiro-em-tempos-de-crise/97218/, acessado em 09 de abril de 2019.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. 14. ed. São Paulo: Futura, 2011.

TACHIZAWA, Takeshy; FERREIRA, Paradela; FORTUNA, Mello. Gestão com Pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. 2º edição. São Paulo: FGV, 2001. Disponível em, https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=5&ved=2ahUKEwjD5uHD3-3hAhUHIrkGHaZkCKcQFjAEegQIBhAC&url=https%3A%2F%2Frevistavalore.emnuvens.com.br%2Fvalore%2Farticle%2Fdownload%2F23%2F6&usg=AOvVaw1gkbbdwfzIx9ybrFYtsbnz, acessado no dia 13 de janeiro de 2019 .

RÚDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa cientifica. 24. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

VENTURA, Paulo Cezar Santos. Por uma pedagogia de projetos: uma síntese introdutória. Educação & Tecnologia, CEFET-MG. Belo Horizonte, V.7, N.1 – Jan. a Jun./2002.

Published

2020-05-26

How to Cite

Sousa, A. da S., Cardoso, M. A., Mendes, G. da S., Santos, S. N., & Silva, S. P. da. (2020). Treinamento Organizacional: olhar do gestor da empresa O Boticário no município de Itaituba-PA / Organizational Training: looking at the manager of the company O Boticário in the municipality of Itaituba-PA. Brazilian Journal of Development, 6(5), 31110–31124. https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-535

Issue

Section

Original Papers