Composição gravimétrica dos resíduos sólidos domiciliares dispostos no lixão do município de Mineiros – Goiás / Gravimetric composition of household solid waste disposed of in the dump in the municipality of Mineiros – Goiás

Authors

  • Zaqueu Henrique de Souza Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Valeria Silva Felipe Moura
  • Bethânia Leite Machado

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-556

Keywords:

Gravimetria, Resíduos, Mineiros.

Abstract

A geração exacerbada de resíduos sólidos urbano tem sido um problema para a sociedade contemporânea. Destacando-se a preocupação de se realizar corretamente o tratamento e a disposição final adequada dos resíduos gerados pela população. O presente estudo teve como objetivo realizar a análise da composição gravimétrica dos resíduos sólidos urbanos do lixão do município de Mineiros-GO, visando levantar informações dos resíduos predominantes para que posteriores projetos possam ser realizados. Para elaboração deste trabalho fora utilizado a análise gravimétrica que nos ajudou a quantificar o volume de resíduos produzidos no município de Mineiros, bem como analisar ao volume da média nacional. Para realização da gravimetria foi feito a pesagem e 7 toneladas de resíduos, no próprio lixão usando balança e sacos de grande porte para acomodação. Percebe-se que o município tem a necessidade de se fazer a difusão da educação ambiental no município, para mudança de hábitos de seus moradores, bem como a implantação de um sistema de gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos, revertendo os impactos ambientais, sociais e econômicos em benefícios.

 

 

References

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10.004: Resíduos Sólidos – Classificação. Disponível em: https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=936 . Acesso em: 10 de Maio de 2020.

ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil. 2017. Disponível em: http://abrelpe.org.br/download-panorama-2017/ . Acesso em: 10 de Maio de 2020.

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, PROJETO DE LEI Nº 227/2008. Disponível em: <http://www.al.es.gov.br/antigo_portal_ales/images/documento_spl/4652.html>.

BRASIL. Lei nº 12305 de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Ministério do Meio Ambiente. Brasília, DF, 2010.

FAILLA, Victor. Análise comparativa do plano nacional de resíduos sólidos e do Plano Nacional de Saneamento Básico, quanto à Gestão Municipal dos Resíduos Sólidos. Trabalho de Conclusão de Curso, Monografia, Curso de Engenharia da Escola de Engenharia de São Carlos, 2014.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística Pesquisa Nacional de Saneamento Básico - PNSB. 2008. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/multidominio/meio-ambiente/9073- pesquisa-nacional-de-saneamento-basico.html?=&t=resultados>. Acesso em: 27 abr. 2018.

Published

2020-05-27

How to Cite

Souza, Z. H. de, Moura, V. S. F., & Machado, B. L. (2020). Composição gravimétrica dos resíduos sólidos domiciliares dispostos no lixão do município de Mineiros – Goiás / Gravimetric composition of household solid waste disposed of in the dump in the municipality of Mineiros – Goiás. Brazilian Journal of Development, 6(5), 31392–31401. https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-556

Issue

Section

Original Papers