Adoção de realidade virtual em smart education para apoiar a aprendizagem de matemática / Adoption of virtual reality in smart education to support math learning

Authors

  • Flávio Henrique Alves
  • Guilherme de Cleva Farto
  • Alexandre L’Erario

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-577

Keywords:

Realidade Virtual, Aprendizagem de Matemática, Smart Education, Ambiente Imersivo, Tecnologias.

Abstract

Dado o avanço tecnológico é imprescindível que a Aprendizagem da Matemática seja efetivamente atingida de maneira positiva em benefício da atualização pedagógica escolar, a Realidade Virtual possibilita que as escolas tradicionais a se atualizem e se tornem escolas que apliquem o conceito Smart Education, esse avanço ajuda na formação de novas gerações que estarão preparadas para o mundo tecnológico que encontraram ao sair de sua formação escolar básica e fundamental. Com o intuito de explanar temas que iram auxiliar a expansão do conceito de Smart Education, utilizando a Realidade Virtual para Aprendizagem de Matemática, serão expostos conceitos e ferramentas que podem ser utilizadas em sala de aula. O projeto é concluído com a criação de um ambiente imersivo em Realidade Virtual para dispositivos mobile com interação de um contexto matemático fundamental, que conta com a modelagem do cenário e a configurações necessárias para criação de uma Build para execução em sistemas Android, contendo, mecanismos de locomoção e seleção por apontamento de objetos 3D. O projeto é configurado com o auxílio das ferramentas Unity e o SDK GoogleVR.

References

NACARATO, Adair Mendes; DA SILVA MENGALI, Brenda Leme; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental-Tecendo fios do ensinar e do aprender. Autêntica, 2017.

INEP. Pisa no Brasil. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/pisa-no-brasil

SILVA, Luciano Cavalcanti da. Dificuldades da matemática na educação de jovens e adultos no CEIEBJA de Nova Londrina, PR. 2014. 34 f. Trabalhos de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.

CHAVES, Eduardo OC. Tecnologia e educação: o futuro da escola na sociedade da informação. Campinas: Mindware Editora, 1998.

BARONE, R. E. M. Educação e Políticas Públicas: questões para o debate. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 26, n.3, p. 2-17, 2000.

CARON, Aline. 8 motivos para usar tecnologia em benefício da educação. Disponível em < https://www.positivoteceduc.com.br/blog-inovacao-e-tendencias/motivos-para-usar-a-tecnologia-na-educacao >

PEREIRA, R. S. G.; SEKI, J. T. P.; ROBIM, B. N. P. A. S.; COELHO NETO, J.; CARDOSO, A.; DAMIN, W.; MARTINS, B. O. Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais Educacionais: Possibilidades e Aproximações por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 8, p. 80-94, 2017.

SEMENTILLE, A. C.; BREGA, José Remo Ferreira; GIOVANINI, Fernando Lopes. Combinando o Real e o Virtual: Uma Visão Geral da Realidade Misturada. In: Aparecido Nilceu Marana; José Remo Ferreira Brega. (Org.). Técnicas e Ferramentas de Processamento de Imagens Digitais e Aplicações em Realidade Virtual e Misturada. Bauru: Canal 6, 2008, v., p. 133-162.

GASCA-HURTADO, Gloria Piedad et al. Realidad virtual como buena práctica para trabajo en equipo con estudiantes de ingeniería. RISTI, Porto, n. 16, p. 76-1, dez. 2015. Disponível em < http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S 1646-98952015000400007&lng=pt&nrm=isso >. Acessos em 29 out. 2017.

PONTE, J. P., SERRAZINA, M. D. L., GUIMARÃES, H., BREDA, A., GUIMARÃES, F., SOUSA, H., ... & OLIVEIRA, P. Programa de matemática do ensino básico. (2007).

VALENTE, Wagner Rodrigues. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 2, n. 1, p. 28-49, 2007.

AIRES, L. M. Uma história da Matemática: dos primeiros agricultores a Alan Turing, dos Números ao Computador. Lisboa: Edições Sílabo, 2010.

aplicações. Revista Eletrônica de Iniciação Científica-REIC. Ano II, v. 2, 2002.

PRADO, I. G. Ensino de Matemática: O Ponto de Vista de Educadores e de seus Alunos sobre Aspectos da pratica pedagógica. Rio Claro 2000. 255f. Tese de Doutorado. Tese de Doutorado–Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociência e Ciências exatas (UNESP).

SOUSA, Robson Pequeno de et al. Tecnologias digitais na educação. 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. Diretrizes curriculares da pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educação e Sociedade, v. 27, n. 96, p. 843-876, 2006.

HWANG G.J., Definition, framework and research issues of smart learning environments-a context-aware ubiquitous learning perspective. Smart Learning Environments, 1–14, 2014.

MIDDLETON, Andrew (Ed.). Smart Learning: Teaching and Learning with Smartphones and Tablets in Post-Compulsory Education. Media-Enhanced Learning Special Interest Group and Sheffield Hallam University Press, 2015.

GOOGLE BRASIL. Expeditions. Disponível em < https://brasil.googleblog.com /2015 /11/ google-expeditions-realidade-virtual.html >.

BRAGA, Mariluci. Realidade virtual e educação. Revista de biologia e ciências da terra, v. 1, n. 1, 2001.

CONNOLLY, Thomas M.; STANSFIELD, Mark; HAINEY, Thomas. An application of games?based learning within software engineering. British Journal of Educational Technology, v. 38, n. 3, p. 416-428, 2007.

ARAUJO, R.B. Especificação e Análise de um Sistema Distribuído de Realidade Virtual. Tese de Doutorado, EPUSP, 1996.

PIMENTEL, K. & Teixeira, K. Virtual reality - through the new looking glass. 2.ed. New York, McGraw-Hill, 1995.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo. Ed. 34, 1993

JACOBSON, L. Realidade virtual em casa. Rio de Janeiro, Berkeley, 1994.

PIMENTEL, K. & Teixeira, K. Virtual reality - through the new looking glass. 2.ed. New York, McGraw-Hill, 1995.

COMEAU, C. P. & Bryan, J. S. Headsight television system provides remote surveillance, Electronics, pp. 86-90, November, 1961.

Proceeding. Korean e-Learning Industry Association, 2010.

HAND, C. Other faces of virtual reality, First International Conference MHVR’94 - Lecture Notes in Computer Science n.1077, pp. 107-116, Ed. Springer, Moscow, Russia, September, 1994.

FISHER, S. S. & Tazelaar, J. M. Living in a virtual world, Byte, pp. 215-221, July, 1990

MACHOVER, C., S. E. Virtual reality, IEEE Computer Graphics and Application, pp. 15-16, January, 1994.

Published

2020-05-28

How to Cite

Alves, F. H., Farto, G. de C., & L’Erario, A. (2020). Adoção de realidade virtual em smart education para apoiar a aprendizagem de matemática / Adoption of virtual reality in smart education to support math learning. Brazilian Journal of Development, 6(5), 31731–31747. https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-577

Issue

Section

Original Papers