Identidade docente: Da subjetividade à complexidade / Teaching identity: From subjectivity to complexity

Authors

  • Ana Maria Freitas Dias Lima Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Josseane Araújo da Silva Santos
  • Lilian Gama da Silva Póvoa
  • Maria José de Pinho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-020

Keywords:

Subjetividade, Complexidade, Identidade Docente.

Abstract

O objetivo do artigo é traçar um paralelo envolvendo a teoria de Edgar Morin que nos traz conceituais a respeito do pensamento complexo e o entendimento de subjetividade proposto por González Rey, associando-os à constituição identitária de professores. Como constituir-se docente aliando a subjetividade e a epistemologia da complexidade? Para responder tal questão, utilizou-se como referencial teórico Tardif (2013), que nos descreve sobre a profissionalização docente, vocação, ofício e profissão; Morin (2000, 2002, 2111), dando-se ênfase a alguns princípios complexos morinianos; e os ensinamentos de Rey (2005a, 2005b, 2011, 2012) que remetem principalmente para o estudo da subjetividade. A constituição identitária do professor não é estagnada, é, portanto, contínua. Assim, corrobora com o modelo de pensamento da Complexidade, em que a aprendizagem se dá como um processo existencial, tendo como característica fundamental a subjetividade. Propõe, ainda, uma visão de homem na inteireza do ser que participa da construção do conhecimento não só pelo uso da razão, mas também aliando as emoções, os sentimentos e as intuições. A partir dos operadores dialógicos, holográficos e recursivos, a Teoria da Complexidade propõe que se considere o caráter subjetivo, qualitativo e criativo da aprendizagem, os quais devem também servir de base para o modelo de compreensão da Educação. Constituir-se docente na complexidade e na subjetividade significa compreender a prática e a teoria como elementos únicos, considerar os fatores externos e internos para esse desenvolvimento, as experiências vivenciadas no cotidiano, na construção de saberes, memórias que podem ser reelaboradas e traduzidas na prática. Compreender a subjetividade docente (individual e social) como algo em construção é fundamental, pois a decisão de ser professor vai além de uma escolha temporal, é reforçada pelas nossas crenças, valores, motivações, trajetórias de vida do sujeito que aprende e ensina, e, entender esse processo é compreender os movimentos da complexidade. À guisa de recomendação, percebe-se a necessidade de trazer alternativas e possibilidades de reformulação dos referenciais educacionais na formação dos professores, reconhecendo o processo de aprendizagem complexo, envolvendo em seu processo de formação os aspectos físicos, biológicos, mentais, psicológicos, estéticos, culturais, sociais e espirituais, entre outros. Nesse sentido, seria, pois, o modelo complexo de compreensão da realidade e a abertura de novos espaços de subjetivação por meio da ação como possibilidades para tal?

References

D’ÁVILA, C. M. Aprendiz de Professor. A importância da abordagem experiencial na construção identitária docente. In: D’ÁVILA, C. M. (org.). Ser professor na contemporaneidade. Desafios, ludicidade e protagonismo. 2ª ed. Curitiba, PR: CRV , 2013. p. 49-62. [ Links ]

GONDRA, J. G. e SCHUELER. A. Educação, poder e sociedade no império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.

GONZALEZ REY, F. L. (Org). Subjetividade, Complexidade e Pesquisa em Psicologia.

São Paulo: Thompson Learning, 2005.

______. Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. 1. reim. da 1.ed. 2003. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

______. (1982)Motivacion moral em adolescentes y jovens. Habana: Editorial de Científico técnico.

HOUAISS, A.; VILLAR, M. de S. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

JESUS, Saul N. de. Motivação e Formação de professores. Coimbra: Quarteto Editora, 2000.

MORAES, Maria C de. Ecologia dos Saberes – complexidade, transdiciplinaridade e educação. São Paulo: Antakarana/WHH – Willis Harman House, 2008.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000b.

_____. O Método 5. A Humanidade da Humanidade: A Identidade Humana. 3. ed.Porto Alegre: Sulina, 2005.

_____. Introdução ao pensamento complexo, 5. ed., Porto Alegre: Sulina, 2015.

_____. Os setes saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2006.

______. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2002a.______.

MOSQUERA, J. J. M.; STOBÄUS, C. D. O mal-estar na docência: causas e conseqüências. Revista da ADPPUCRS, Porto Alegre, n. 2, p. 23- 34, nov. 2001.

NÓVOA. A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

_____. Os professores e as histórias da sua vida. In: _______ (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2000. p. 11-30

SCOZ, Beatriz Judith Lima. Identidade e subjetividade dos professores. Petrópolis, RJ, Editora Vozes, 2011.

SOLÉ, Isabel. Disponibilidade para aprendizagem e sentido da aprendizagem. In: COLL, Cesar. et al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo, SP, Editora Ática, 2006.

SUANNO, M. V. R. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. Tese (Doutorado) – Universidade Católica de Brasília, 2015.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

_______. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Editora Vozes. 2006. 5ª ed.

TRAVERS, C. J., & COOPER, C. L. (1997). El estrés de los profesores: La presión en la actividad docente. Barcelona, España: Paidós.

Published

2020-06-01

How to Cite

Lima, A. M. F. D., Santos, J. A. da S., Póvoa, L. G. da S., & de Pinho, M. J. (2020). Identidade docente: Da subjetividade à complexidade / Teaching identity: From subjectivity to complexity. Brazilian Journal of Development, 6(6), 33078–33092. https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-020

Issue

Section

Original Papers