Proposta de melhoria no processo seletivo de empresa / Proposal of improvement in the selective process of company

Authors

  • Amanda Meneguello dos Santos
  • Daniele Foggiatto
  • Fabiana Cristina Teixeira Pacheco
  • Jonathan Alves dos Santos Silva
  • Valéria Cristiane Machado
  • Dariane Cristina Catapan Faculdade da Indústria, São José dos Pinhais, Paraná
  • Nayara Guetten Ribaski

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv2n2-11

Abstract

O processo de recrutamento e seleção para as organizações é de extrema importância, pois é nesta fase onde se escolhe o capital humano da empresa. Para que esse processo seja assertivo é fundamental realizá-lo de maneira estruturada, cumprindo todas as etapas necessárias. A empresa X objeto de estudo deste artigo é uma multinacional Americana fundada em 1977 nos Estados Unidos, e presta serviços de tele atendimento para outras organizações, chegou ao Brasil no ano de 2008 e sua sede está localizada em Curitiba, e para a contratação de agentes de suporte técnico dessa sede, o processo seletivo é dividido em duas etapas, na primeira os candidatos selecionados participam de entrevista coletiva como também alguns testes onde avaliam-se aspectos comportamentais e algumas habilidades como informática, escrita e comunicação. Os candidatos aprovados nessa fase são encaminhados para entrevista individual com o supervisor da área e o mesmo constata se o candidato tem habilidades específicas de informática. É nessa etapa que encontra-se a situação problema da empresa X, restando uma grande quantidade de candidatos reprovados sem justificativas. Este artigo tem como objetivo propor melhoria visando minimizar a quantidade de candidatos reprovados sem justificativas na última etapa. A metodologia utilizada foi um Estudo de Caso e para a coleta dos dados foi realizada uma entrevista não estruturada com a responsável pelo processo seletivo. Com a finalidade de identificar as possíveis causas da situação problema, foram aplicados dois questionários aos supervisores e a tabulação dos dados foi feita através de planilha eletrônica com resultados ilustrados através de gráficos e análise descritiva. A revisão de literatura aborda temas como recrutamento, seleção, entrevista e conhecimentos, habilidades e atitudes, que nos trouxeram maior propriedade para embasar a proposta de melhoria. Com base na análise dos dados, foi elaborada a proposta de melhoria, que traz como sugestões que os supervisores tenham acesso ao conhecimento de técnicas de entrevista, métodos de seleção e utilização de um roteiro que possa orientá-los na condução da entrevista, bem como ter argumentos para justificar a reprovação dos candidatos. Essas sugestões visam trazer melhorias no processo seletivo, e se aplicadas poderão trazer resultados positivos para organização.

Author Biography

Dariane Cristina Catapan, Faculdade da Indústria, São José dos Pinhais, Paraná

Doutoranda em Saúde, Tecnologia e Produção Animal Integrada, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Médica Veterinária, formada pela PUCPR; possui MBA em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela FACINTER e Mestre em Ciência Animal pelo programa de Pós Graduação da Escola de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária da PUCPR.

Published

2017-01-26

How to Cite

Santos, A. M. dos, Foggiatto, D., Pacheco, F. C. T., Silva, J. A. dos S., Machado, V. C., Catapan, D. C., & Ribaski, N. G. (2017). Proposta de melhoria no processo seletivo de empresa / Proposal of improvement in the selective process of company. Brazilian Journal of Development, 2(2), 73–98. https://doi.org/10.34117/bjdv2n2-11

Issue

Section

Original Papers