Incidência do uso indiscriminado do levonorgestrel por alunos da EEEFM 4 de janeiro, Porto Velho/RO / Incidence of the indiscriminate use of levonorgestrel by students of EEEFM 4 de janeiro, Porto Velho/RO

Authors

  • Rivaldo Souza Ribeiro
  • Maciel Souza Silva
  • Neuza Biguinati de Barros

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-404

Keywords:

Levonorgestrel, Riscos, Anticoncepcional, Contraceptivo, Emergência.

Abstract

Introdução: O levonorgestrel mais conhecido como pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência, sendo utilizado para prevenir de uma gravidez indesejada, desprotegida, entre outras situações. Esse método contraceptivo de emergência é altamente eficaz, porém se fizer um uso prolongado e/ou irracional do levonorgestrel (LNG) pode acarretar grandes prejuízos à saúde da mulher, com ênfase para o câncer de mama e colo uterino. É valido mencionar diminuição da eficácia terapêutica, com possível gravidez indesejada ou até mais uma infertilidade. Objetivos: Essa pesquisa tem como intuito o de relatar a incidência do uso indiscriminado do levonorgestrel nos alunos da EEEF 4 de Janeiro, Porto Velho - RO, podendo ser utilizado para futuros trabalhos acadêmicos e com isso contribuir para que os indivíduos tenham noção dos riscos que esse medicamento pode causar a curto e a longo prazo e seu mecanismo de ação. Metodologia: Tendo como base outros artigos para um melhor entendimento teórico, foram utilizadas plataformas como: Scielo, BVS, Medclin, sendo que de 80 artigos somente 18 entraram nos critérios de inclusão. Da mesma forma, nas entrevistas na escola somente alunos que assinaram a TCLE e na faixa etária entre 18 e 45 anos puderam participar da pesquisa. Resultados: Com base nos dados coletados do questionário, cerca de 50% dos entrevistados não procuram informação profissional; 13% buscou o farmacêutico como sendo sua maior orientação e 61% não sabiam sobre os riscos. Conclusão: Com base nos dados coletados muitos alunos não procuraram informações básicas e essenciais sobre o medicamento, ocorrendo mais tomadas do medicamento em curto prazo, procedimento este que aumenta os riscos de complicações graves a longo prazo.

References

ALVES, C. A.; BRANDÃO, E. R. Vulnerabilidades no uso de métodos contraceptivos entre adolescentes e jovens: interseções entre políticas públicas e atenção à saúde. Caderno de Saúde Pública, v. 14, n. 2, p. 661-670, 2009.

BRANDÃO, E. R. et al. “Bomba hormonal”: os riscos da contracepção de emergência na perspectiva dos balconistas de farmácias no Rio de Janeiro, Brasil, 2016.

BRANDÃO, E. R. et al. Os Perigos Subsumidos Na Contracepção De Emergência. Horizontes Antropológicos, p. 131–161, 2017.

BRASIL, ANVISA: Neodia, Bula para o profissional de saúde, 2015.

BRASIL, MINISTERIO DA SAÚDE, Protocolo para Utilização do Levonorgestrel, 2012.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Anticoncepção de emergência: perguntas e respostas para profissionais de saúde, 2011.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Anticoncepção de emergência : perguntas e respostas para profissionais de saúde. – 2. ed. Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2011.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva,. Série A. Normas e Manuais Técnicos Cadernos de Atenção Básica, n. 26, 2010.

DA COSTA, Anticoncepção de emergência: pílula do dia seguinte, 2010.

DREZETT, F. J et. al. Mecanismo de ação da anticoncepção de emergência, 2011.

DREZETT, F. J. Anticoncepção De Emergência: Perguntas e Respostas para Profissionais De Saúde, Série F. Comunicação e Educação em Saúde, Série Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos - Caderno n.3, 2005.

DRUGBANK, CA, Interações medicamentosas, acesso em 08/04/19.

FIGUEREDO, Uso de Contracepção de Emergência entre Adolescentes e Jovens, Revista da SOGIA-BR, 2005.

GARCIA, et al, Levonorgestrel: Considerações Sobre O Uso Na Contracepção De Emergência - Orientações Básicas, 2013.

JUSTE M. G1: Uso repetido de pílula do dia seguinte é perigoso para a mulher, 2008 /globonoticias/cda/g1_favicon.ico"> acesso em 02/04/19.

LUPIÃO AC, OKAZAKI ELFJ. Métodos anticoncepcionais: revisão. Rev Enferm UNISA, 2011.

MORAIS, S. P, Rompendo preconceitos sobre a utilização da anticoncepção de emergência para as adolescentes, 2010.

PORTALBEBES.NET: Nomes Comerciais Do Levonorgestrel, acesso em 08/04/19.

TAVARES, et. al. Pílula Do Dia Seguinte: Uma Alternativa Segura, Revista Thêma et Scientia – Vol. 2, no 2, 2012.

WANNMACHER, L. Contracepção de emergência: evidências versus preconceitos, n. 6, 2005.

Published

2020-06-17

How to Cite

Ribeiro, R. S., Silva, M. S., & Barros, N. B. de. (2020). Incidência do uso indiscriminado do levonorgestrel por alunos da EEEFM 4 de janeiro, Porto Velho/RO / Incidence of the indiscriminate use of levonorgestrel by students of EEEFM 4 de janeiro, Porto Velho/RO. Brazilian Journal of Development, 6(6), 38444–38456. https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-404

Issue

Section

Original Papers