Obtenção de samário presente em uma mistura de elementos terras-raras pesados a partir da técnica de extração por solventes / Obtaining samarium in a mixture of heavy-rare earth elements from solvent extraction technique

Authors

  • Gabriel Santos Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Ysrael Marrero Vera

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-468

Keywords:

Extração por solventes, Elementos de Terras Raras, éster mono-2-etil-hexílico do ácido 2-etil-hexil fosfônico, samário.

Abstract

A separação dos elementos terras-raras (ETRs) na indústria é realizada principalmente a partir da técnica de extração por solventes (SX). Entre os tipos de extratantes mais usados se encontram os ácidos organofosforados os quais apresentam um mecanismo de troca catiônica onde os íons hidrogênio do extratante são trocados pelos cátions dos elementos metálicos. A separação dos elementos terras-raras adjacentes constitui um grande desafio devido à semelhança no comportamento químico deles o que resulta em pouca seletividade do extratante obrigando o emprego de um número elevado de estágios de extração para conseguir uma boa separação. A utilização de extratantes saponificados favorece a extração e melhora a separação dos elementos terras-raras, contudo a prática da saponificação gera um efluente contendo íon sódio ou amônio que precisa ser removido da água antes desta ser descartada. Uma das possíveis alternativas à prática da saponificação é o emprego de agentes complexantes que atuem no sistema melhorando a seletividade da separação por SX. O objetivo do trabalho foi definir as melhores condições para obter o samário presente numa mistura de elementos terras-raras pesados. Usamos a técnica do Planejamento Experimental Fatorial para estudar o efeito da concentração do extratante éster mono-2-etil-hexílico do ácido 2-etil-hexil fosfônico (P507), pH da alimentação, grau de saponificação do extratante e concentração de ácido lático na alimentação. A partir dos ensaios realizados constatamos que tanto o aumento do grau de saponificação do extratante, como da concentração de ácido lático e do pH da alimentação favorecem a extração dos ETRs mais pesados que o samário. Tanto a adição de ácido lático como a saponificação melhoraram a separação do Sm do resto dos ETRs.

 

References

GUPTA, C.K., KRISHNAMURTHY, N. Extractive Metallurgy of Rare Earth, First Edition, CRC Press Taylor&Francis Group, 2004.

LAPIDO-LOUREIRO, F. E. Terras-Raras: Tipos de Depósitos, Recursos Identificados e Alvos Prospectivos no Brasil. In: Seminário brasileiro de terras-raras, 1º, 2011, Rio de Janeiro. Bases para o desenvolvimento de Terras raras no Brasil. Rio de Janeiro: Cetem - Centro de Tecnologia Mineral, 2011, 33.

NASCIMENTO, M.; VERA, Y. M. ; VALVERDE, B. M. ; GOMES, R. C. . Estudo da separação de terras raras usando sistemas extratantes organofosforados. In: XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014, Florianópolis. Anais XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. 2014.

RITCEY, G.M. Processes. In Solvent Extraction: Principles and Application to Process Metallurgy; Revised 2nd edition, 2006. Published by G.M. Ritcey and Associates Incorporates, Ottawa: vol.2.

SERUFF, L.A., SCAL, M.L.W., VERA, Y. Separação por solvente de terras raras leves em regime contínuo usando o extratante p507 e ácido lático como complexante. In: XXVI Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, 2015, Poços de Caldas-MG. Anais XXVI Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, 2015.

SUN X, WANG Y, LI D. Selective separation of yttrium by CA-100 in the presence of a complexing agent. Journal of Alloys and Compounds 2006; 408–412; 999–1002.

Published

2020-06-19

How to Cite

Santos, G., & Vera, Y. M. (2020). Obtenção de samário presente em uma mistura de elementos terras-raras pesados a partir da técnica de extração por solventes / Obtaining samarium in a mixture of heavy-rare earth elements from solvent extraction technique. Brazilian Journal of Development, 6(6), 39338–39348. https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-468

Issue

Section

Original Papers