As contribuições das TIC para o ensino de arte e filosofia: resultados de experiências / ICT contributions to teaching art and philosophy: results of experiments

Authors

  • Ediel dos Anjos Araújo
  • Meiriluce Portela Teles Carvalho
  • Angelo Rodrigo Bianchini

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-539

Keywords:

ENSINO, FILOSOFIA, ARTE, TIC, VIDEO REGISTRO.

Abstract

O presente artigo, surge da necessidade de estudos e pesquisas sobre novas metodologias para o ensino de Filosofia e Arte. Suscitamos algumas possibilidades de contribuições das TIC, como uma alternativa dinâmica e contemporânea para oferecer ao discente a oportunidade de efetuar a problematização e a criação artística, trazendo as proposições clássicas dos grandes filósofos e das artes. Propomos ainda, a utilização do smartphone que através do vídeo servirá para registros de atividades cênicas de modo a possibilitar a autonomia discente. É importante perceber que a utilização de ferramentas tecnológicas favorece cada vez mais a interação dos alunos. Para fins de desenvolvimento destes escritos, realizou-se a pesquisa junto aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Maranhão (Campus São José de Ribamar, como grupo amostral). Entendemos que as novas modalidades de ensino têm sido proporcionadas pelas TIC, área que trouxe o espaço cibernético, a virtualidade e as interações sociais na rede e inseriu o ensino de Filosofia e Arte como uma oportunidade de despertar o interesse para o fazer filosófico e artístico, nesse sentido, faz-se uma breve abordagem sobre o ensino de Filosofia e Arte aliado às TIC, como possibilidade de resposta aos novos anseios dos jovens que estão nas escolas, proporcionando uma aprendizagem significativa na relação ensino e aprendizagem.

References

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03?leis?19394.htm>. Acesso em: março de 2017.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Tradução de Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. (Coleção Educação e Comunicação, Vol1).

JUNIOR, João Batista Bottentuit. O APLICATIVO KAHOOT NA EDUCAÇÃO: VERIFICANDO OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS EM TEMPO REAL. disponível em: acesso em junho de 2019.

MERCADO, Luiz Paulo Leopoldo; VIANA, Maria Aparecida Pereira. (Org.). Projetos utilizando webquest: A metodologia webquest na prática. Maceió: Q Gráfica, 2004. 450 p.

MORAN, José Manuel. Integração das Tecnologias na Educação. Desafios da televisão e do vídeo à escola. Secretaria de Educação a Distância, SEED.

______. Desafios na Comunicação Pessoal. 3ª Ed. São Paulo: Paulinas, 2007.

______. Desafios da televisão e do vídeo à escola. 2002. Disponível em: < http://www.eca.usp.br/prof/moran/desafio.htm.

______. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. 2000. Disponível em: < http://www.eca.usp.br/prof/moran/inov.

______. O Vídeo na Sala de Aula. Texto publicado na Revista Comunicação & Educação.

MOURA, Adelina. Educreations e ShowMe: para transformar o tablet num quadro virtual. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/43588723.pdf> acesso em junho de 2019.

PEREIRA, Rodrigo. Método Ativo: Técnicas de Problematização da Realidade aplicada à Educação Básica e ao Ensino Superior. Disponível em: <http://educonse.com.br/2012/eixo_17/PDF/46.pdf> acesso em junho de 2019.

VIANA, Maria Aparecida Pereira. Aprendizagem na internet: A metodologia webquest na prática. 2003. 142 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2003

Published

2020-06-24

How to Cite

Araújo, E. dos A., Carvalho, M. P. T., & Bianchini, A. R. (2020). As contribuições das TIC para o ensino de arte e filosofia: resultados de experiências / ICT contributions to teaching art and philosophy: results of experiments. Brazilian Journal of Development, 6(6), 40364–40375. https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-539

Issue

Section

Original Papers