A influência da tecnologia móvel para uma prática pedagógica no ensino da língua inglesa / The influence of mobile technology for a pedagogical practice in english language teaching

Authors

  • Sérgio Manoel da Silva Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Lucineide Pires da Silva França
  • Maria Aparecida Dantas Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-540

Keywords:

Influência, Tecnologia móvel, Ensino da língua inglesa.

Abstract

Este artigo tem como objetivo detectar a influência e os benefícios da tecnologia móvel nas aulas de língua estrangeira e enfatizar a grande relevância da formação do docente para a utilização desse aparato tecnológico. É perceptível aborda a imensa relevância da tecnologia móvel para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, em particular a língua inglesa, na qual, o educador percebe em seu dia-a-dia a falta de estimulo por parte dos estudantes, passando assim, apresentar dificuldades em dominar as quatros habilidades proposta para o ensino de língua estrangeira, especialmente o inglês: speaking (falar), listening (ouvir), writing (escrever) e reading (ler). A inserção da tecnologia móvel gerida é um novo mecanismo, provoca mudanças comportamentais nos docentes e aprendizes, decorrente dessa nova forma de conceber o ensino da língua inglesa, através de um meio informatizado e mundialmente conectado com os recursos tecnológicos e com a internet. Abordamos a metodologia bibliográfica com base em alguns autores precursores a desenvolverem pesquisas referentes à tecnologia como Pierre Lévy (1993), Paula e Reis (1999), Braga (2012), Paiva (2012) e Lira (2014), torna-se a utilizar a pesquisa de campo qualitativa e quantitativa com o uso de um questionário que se obtive os estudantes como objeto de estudo do Ensino Fundamental II da escola do município de Salgadinho.

References

ALMEIDA, M. As novas tecnologias em sala de aula. 2005. Disponível em: https://docplayer.com.br/8890330-Maria-elizabeth-de-almeida-fala-sobre-tecnologia-na-sala-de-aula.html. Acesso em 26 abr.2020.

ANDRADE, Marita. Redes Sociais para a aprendizagem. Revista Construir Notícias: A escola conectada com a vida do aluno, n.78, Setembro/Outubro 2014.

BRAGA, Junia de Carvalho Fidelis. Integrando tecnologias no ensino de inglês nos anos finais do ensino fundamental – São Paulo: Edições SM, 2012.

CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto – São Paulo: Editora Gente, 2001 1ª Ed. 2004 edição revista atualizada.

COSTA, Thais. Quais são as redes sociais mais usadas no Brasil em 2019?. Blog rockcontent, 2020. Disponível em https://rockcontent.com/blog/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/ CYSNEIROS, Paulo Galeno. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? INFORMATICA EDUCATIVA, V. 12, n.1,1999,11-24.

GABRIEL, Martha. Educ@r: a (r)evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva,2013.

PAIVA, V. L. M. de O. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica. 2008. Disponível em: www.veramenezes.com/techist.pdf. Acesso em: 21 mar. 2020.

WARSCHAUER,M. et al: Internet for English Teaching. Alexandria: TESOL.2000.

Published

2020-06-24

How to Cite

da Silva, S. M., França, L. P. da S., & Bezerra, M. A. D. (2020). A influência da tecnologia móvel para uma prática pedagógica no ensino da língua inglesa / The influence of mobile technology for a pedagogical practice in english language teaching. Brazilian Journal of Development, 6(6), 40376–40388. https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-540

Issue

Section

Original Papers