Dificuldades de aprendizagem: o que os educadores do ensino fundamental I, anos iniciais da escola Municipal de Cumaru sabem sobre este tema? / Learning difficulties: what do fundamental educators, early years of Cumaru school know about this theme?

Authors

  • Agenailda Maria Borba da Silva
  • Sandra Joedna Vieira Santos
  • Elton Gomes dos Reis
  • Diógenes José Gusmão Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-581

Keywords:

educadores, dificuldades de aprendizagem, educandos, aprendizagem significativa.

Abstract

A aprendizagem é um fator primordial para o desenvolvimento do ser humano, aprende-se o tempo todo, e por toda a vida. Este estudo objetiva compreender os principais fatores que comprometem o desenvolvimento da aprendizagem, principalmente a escolar, apresentando assim o resultado de uma pesquisa realizada em uma Escola Pública Municipal, localizada no Município de Cumaru-PE. Para a realização da referida pesquisa foram utilizadas como ferramenta metodológica um questionário estruturado, de base qualitativa, com oito questões discursivas, onde foram entregues a cinco professoras do Ensino Fundamental I, Anos Iniciais, da Escola Municipal de Cumaru, situada na Rua 1º de Maio , S/N, Cumaru -PE, no mês de setembro de 2019, e em seguida, foi realizada uma revisão bibliográfica, no período de Junho a novembro do ano em curso, em fontes diversas, entre elas: SCIELO, BIREME, BDTDE, livros , artigos, entre outros. Tomando como referência autores como: CIASCA, (2003), DROUET, (2003), FONSECA, (1995), OLIVEIRA, (2001),  PAIN, (1985), PFROMM, (1987), dentre outros.  Este estudo justifica-se pela inquietude demonstrada por tantos educadores a respeito do que são dificuldades de aprendizagem. Cada vez mais percebe-se as dificuldades apresentadas por algumas crianças e adolescentes em nossas escolas, bem como os desafios enfrentados por muitos professores, no momento de identificar e compreeender os fatores que contribuem para que tais dificuldades comprometam o processo de ensino aprendizagem em sala de aula. Neste sentido, o referido estudo aponta como hipótese as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos educandos e o conhecimento que os educadores têm com relação as mesmas e como solucioná-las.  Portanto os resultados obtidos a partir deste estudo, demonstraram que a maioria dos educadores da Escola Municipal de Cumaru, que lecionam no Ensino Fundamental I, Anos Iniciais, apresentam pouco conhecimento sobre o que são dificuldades de aprendizagem. Diante do que foi investigado, espera-se que este estudo contribua e acrescente ao que os professores já sabem sobre o referido tema. Contudo é extremamente necessário que os educadores busquem identificar e reconhecer as dificuldades apresentadas pelos educandos, e procurem formas de ajudá-los na superação das mesmas, através de recursos pedagógicos específicos, que ajudem a solucionar as dificuldades de aprendizagem que cada estudante apresenta em sala de aula, sabendo que  é de suma importância que a equipe diretiva da escola,  os educadores e os pais ou responsáveis, percebam que é necessário uma equipe multiprofissional para realizar um trabalho em conjunto e de forma sistêmica, para que esses educandos superem tais dificuldades.

References

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

CIASCA, S. M. (Org.) Distúrbios de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

DROUET, R. C. R. Distúrbios da aprendizagem. São Paulo: Ática, 2003.

DE CAMPOS MAIA, MARTA; DE SOUZA MEIRELLES, FERNANDO. Tecnologia de Informação e Comunicação aplicada à Educação. In: Proceedings of the 3rd ACORN-REDECOM Conference Mexico City Set. 2009. p. 1.

FONSECA, Vitor da. Introdução às dificuldades de aprendizagem. 2ª ed. Porto Alegre, Artmed: 1995.

LIMA, R. F., MELLO, R. J. L., MASSONI, I., & CIASCA, S. M. (2006). Dificuldades de aprendizagem: queixas escolares e diagnósticos em um serviço de neurologia infantil. Rev Neurociências, 14(4), 185-90.

MARTINS, GILBERTO DE ANDRADE. Manual para elaboração de monografias e dissertações. 2 ed,. São Paulo: Atlas, 2000.

OLIVEIRA, G.C. Contribuições da Psicomotricidade para a superação das dificuldades de aprendizagem. In: Sisto, F.F. et al(org) Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar. Petrópolis: Vozes. 2001

PAIN, S. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

PFROMM, N.S. Psicologia da aprendizagem e do ensino. São Paulo: EPU/EDUSP, 1987.

POPPOVIC, A. M. Alfabetização: disfunção psiconeurológica. 3. ed. São Paulo: Vetor Editora Psicopedagógica Ltda., 1968 .www.ceale.fae.ufmg.br › pesquisas › view. Acesso em 15 de setembro de 2019.

ROSS, A. O. Aspectos psicológicos dos distúrbios da aprendizagem e dificuldade na leitura. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1979. https://www.nucleodoconhecimento.com.br › educacao › dislexia-disgrafia...Acesso em 02 de outubro de 2019.

SELEKOWITZ, M. O que são as dificuldades específicas de aprendizagem? In: SELEKOWITZ, M. Dislexia e outras dificuldades de aprendiagem. Rio de Janeiro: Revinter. 2001

SILVA, RENAN MOTA. Dislexia na Aprendizagem. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 07, Vol. 05, pp. 107-138, Julho de 2018. ISSN: 2448-0959.

SISTO, F.F. Avaliação de dificuldades de aprendizagem: uma questão em aberto. SISTO, F.F. In: DOBRANSZKY, E. A. ; MONTEIRO, A. (orgs). Cotidiano escolar: Questões de leitura, matemática e aprendizagem. Bragança Paulista: Vozes. 2001c

SMITH, C. ; STRICK, L. Dificuldade de aprendizagem de A a Z: um guia completo para pais e educadores. Porto Alegre: Artmed, 2001.

STRUCHINER, MIRIAM, REZENDE, FLAVIA, RICCIARDI, REGINA M. V., CARVALHO, MARIA ALICE P. DE. 1998. Elementos Fundamentais para o desenvolvimento de ambientes construtivistas de aprendizagem a distância. Tecnologia Educacional, v.26, n.142, p.3- 11, jul/ago/set.1998.

Published

2020-06-26

How to Cite

Silva, A. M. B. da, Santos, S. J. V., Reis, E. G. dos, & Coutinho, D. J. G. (2020). Dificuldades de aprendizagem: o que os educadores do ensino fundamental I, anos iniciais da escola Municipal de Cumaru sabem sobre este tema? / Learning difficulties: what do fundamental educators, early years of Cumaru school know about this theme?. Brazilian Journal of Development, 6(6), 40941–40953. https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-581

Issue

Section

Original Papers