Compósitos produzidos com resíduo de lama vermelha e fibras naturais: análise de flamabilidade / Composites produced with red mud waste and natural fibers: flamability analysis

Authors

  • Leonardo Sobral de Oliveira
  • Karla Suellen Lino Barbosa
  • Iara Ferreira Santos
  • Wassim Raja El Banna
  • Denílson da Silva da Costa
  • José Antônio da Silva Souza
  • Deibson Silva da Costa

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-047

Keywords:

Resíduo, Poliéster, Fibras.

Abstract

 Neste trabalho, compósitos a base de matriz polimérica com lama vermelha e fibras de juta e sisal foram produzidos. Os compósitos foram confeccionados pelo método “hand lay up”, utilizando acelerador de cobalto a 1,5 %, iniciador a 1 %, fibras a 5 % e lama vermelha, variando-se sua proporção de 10 % a 50 % para compósitos sem fibras e de 10 % a 30 % para compósitos com fibras. Os compósitos foram analisados pelo ensaio de flamabilidade conforme a norma ASTM D 635. Realizou-se análise de difração de raios x (DRX) na lama vermelha. Como resultado tem-se que os componentes dos compósitos contribuíram na diminuição da velocidade de propagação das chamas obtendo classificação HB conforme a referida norma, apresentando características importantes como retardadores de chama. As composições que obtiveram os melhores resultados foram resina/40LV, que obteve uma redução de 53 % na velocidade de propagação, a composição de resina/juta/30LV, que obteve redução de 28 % e a composição de resina/sisal/30LV com uma redução de 34 %.   Pela análise de DRX da lama vermelha percebeu-se a presença de minerais como hematita e sodalita de acordo com as suas fichas PDF’s.

References

CALLISTER JR., WILLIAND D., Ciência e Engenharia de Materiais: Uma Introdução, 5 ed, pp. 591, 2005

COSTA, D. S., Estudo da influência de resíduos gerados pela indústria de mineração nas propriedades de compósitos de matriz poliéster reforçados com fibras naturais. Tese de doutorado,2016.

CUNHA, E. J. S., Influência do uso de resíduo do processo bayer nas propriedades térmicas e mecânicas de compósitos de base polimérica reforçados com fibra de curauá (ananaslucidus. Mill), Tese de doutorado, 2015.

MARINUCCI, G., Materiais Compósitos Poliméricos: Editora Artliber, 2011.

MARTIN, A. R., MARTINS, M. A, MATTOSO, L. H. C., SILVA, O. R. R. F., Caracterização Química e Estrutural de Fibra de Sisal da Variedade Agave Sisalana, Polímeros: Ciência e Tecnologia, Vol. 19, N. 1, p.40-46, 2009.

PIRES, E. N., Efeito do Tratamento de Superfície em Fibras de Juta no Comportamento Mecânico de Compósitos de Matriz Epóxi, Tese de doutorado, 2009.

RODRIGUES, J., SOUZA, J. A., FUJIYAMA, R. Compósitos poliméricos reforçados com fibras naturais da Amazônia fabricados por infusão, Revista Matéria, Vol.20, N.04, pp946-960,2015.

SILVA, H. S. P., Desenvolvimento de compósitos poliméricos com fibras de curauá e híbridos com fibras de vidro, Dissertação de mestrado, 2010.

SILVA FILHO, E. B.; ALVES, M. C. M. ; MOTTA, M. Lama vermelha da indústria de beneficiamento de alumina: produção, características, disposição e aplicações alternativas. Revista Matéria, V12, n. 2, pp. 322 – 338, 2007.

Published

2020-07-02

How to Cite

Oliveira, L. S. de, Barbosa, K. S. L., Santos, I. F., Banna, W. R. E., Costa, D. da S. da, Souza, J. A. da S., & Costa, D. S. da. (2020). Compósitos produzidos com resíduo de lama vermelha e fibras naturais: análise de flamabilidade / Composites produced with red mud waste and natural fibers: flamability analysis. Brazilian Journal of Development, 6(7), 42767–42774. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-047

Issue

Section

Original Papers