Construindo a convivência com o semiárido mediante a formação dos pequenos agricultores / Building coexistence with the semiarid through the training of small farmers

Authors

  • Rogério de Souza Bispo
  • Davy Lima de Souza
  • Júlio Cesár Novais Santos
  • Gilton Carlos Anísio de Albuquerque
  • Judenilton Oliveira dos Santos Souza
  • Rita Cristina Novaes Rios

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-249

Keywords:

Extensão rural universitária, Agricultores Familiares, Fundo de Pasto, Convivência com o semiárido

Abstract

O trabalho tem como contexto o paradigma da convivência com o semiárido no sentido de fortalecer um desenvolvimento sustentável para os atores do projeto. Desenvolveu uma metodologia qualitativa de cunho participativo, afins de, exercer uma função formadora de agricultores familiares, em comunidades rurais no Território do Sertão do São Francisco, Bahia. Foram realizados oficinas e palestras com temas que envolvem o meio ambiente, práticas agrícolas, desenvolvimento humano e certificação das comunidades de fundo de pasto.

References

SANTOS, J. C. N; BISPO, R. S.; et al. Mutirão como ferramenta pedagógica para construção de saberes agroecológicos, In: Brazilian Journal of Development v.6,n.5,p.29862-29867, 2020.

SÁ, G. B. A extensão universitária em educação jurídica enquanto espaço de formação dialógica para estudantes de direito. Florianópolis: FUNJAB, 2012.

MONFREDINI, I. (org.) A universidade como espaço de formação de sujeitos. Santos-SP: Editora Universitária Leopoldianum, 2016.

TORRES, P. R. Terra e territorialidade das áreas de fundos de pastos no semiárido baiano. Feira de Santana: UEFS Editora, 2013.

ARAÚJO, J. P. Impasses, desafios e brotos: o papel da assessoria na Transição Agroecológica em Assentamentos Rurais. Natal-RN, outubro, 2009.

MARQUES L. S. As comunidades de fundo de pasto e o processo de formação de terras de uso comum no semiárido brasileiro. Soc. & Nat., Uberlândia, 28 (3): 347-359, set/dez/2016.

Published

2020-07-12

How to Cite

Bispo, R. de S., Souza, D. L. de, Santos, J. C. N., Albuquerque, G. C. A. de, Souza, J. O. dos S., & Rios, R. C. N. (2020). Construindo a convivência com o semiárido mediante a formação dos pequenos agricultores / Building coexistence with the semiarid through the training of small farmers. Brazilian Journal of Development, 6(7), 45528–45535. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-249

Issue

Section

Original Papers