O ensino dos grafícos da velocidade e aceleração em função do tempo através do uso do software tracker / The teaching of the speed and speed according to the time through the use of the tracker software

Authors

  • Rodrigo Dias Pereira
  • Jucimara Félix dos Santos de Souza

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n3-1312

Keywords:

Tracker, Gráficos, Ensino de Física

Abstract

Diversas pesquisas têm sido realizadas com o objetivo de propor novas metodologias que possam auxiliar uma melhora da compreensão dos conteúdos de física. Neste contexto, a utilização de laboratórios experimentais e outros recursos didáticos como por exemplo vídeos e simuladores se tornam uma ferramenta fundamental. Neste trabalho usamos o software Tracker em uma aula de física objetivando dinamizar e maximizar o processo de ensino aprendizagem e tornar a aula mais dinâmica e mais próxima à realidade do aluno. Com a utilização deste software, foi ministrada uma aula para duas turmas do 1 º ano do ensino médio, para tal fizemos vídeos que retratavam alguns movimentos do cotidiano dos alunos. Para nortear o planejamento da aula, foi aplicado um teste diagnóstico e através dos resultados verificamos que os alunos possuem dificuldades em relacionar os conceitos físicos abordados com seus respectivos gráficos. Na sequência a aula foi planejada e executada.  Após a aula foi aplicado um novo teste diagnóstico para verificar de forma qualitativa e quantitativa a utilização do software. Os resultados indicaram que o software Tracker é uma ferramenta muito útil para o ensino do comportamento gráfico das variáveis estudadas, pois, facilitou o entendimento dos conceitos abordados.

 

References

AUSUBEL, D. P., Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Plátano Edições Técnicas, Rio de Janeiro, 2003.

BARBETA, V.B., YAMAMOTO, I., Desenvolvimento e Utilização de um Programa de Análise de Imagens para Estudo de Tópicos de Mecânica Clássica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 24, n°. 2, p. 158 – 167, 2002.

BARBETA, V. B. e YAMAMOTO, I. Dificuldades conceituais em Física apresentadas por alunos ingressantes em um curso de engenharia. Revista Brasileira de Ensino de Física. V. 24 (3), p. 324, 2002.

BARBOSA, M.A.; SILVA, W.C., Construtivismo Investigativo dos Professores como Auxílio nas Práticas Pedagógicas e no Ensino da Física. Scientia Plena, v.4, n.12, 2008.

BEICHNER, R. The effect of Simultaneous motion presentation and graph generation in a kinetics Lab. Journal of research in science teaching, v.27, n° 8, p. 803 – 815, 1990.

BEICHNER, R., The Impact of Video Motion Analysis on Kinematics Graph Interpretations Skills. American Journal of physics, v. 64, p.1272, 1996.

BONADIMAN, H.; NONENMACHER, S. E. B., O Gostar e o Aprender no Ensino de Física: Uma Proposta Metodológica. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 2: p. 194-223, ago. 2007.

CALLONI, G.J. A física dos movimentos analisada a partir de vídeos do cotidiano do aluno: Uma proposta para oitava série. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física), Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2010.

CLEMES, G. et al.Vídeo-aula como estratégia de ensino de Física. In: 1º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense – SICT-Sul, 2012. Anais eletrônicos. Disponível em https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/rtc/article/viewFile/597/427. Acesso em: 15 de março de 2015.

HESTENES, D., WELLS, M., A Mechanics Baseline Test. The Physics Teacher v. 30(3), p. 15 – 166, março 1992.

MALHEIROS, B.T., Metodologia da Pesquisa em Educação. Editora LTC, Rio de Janeiro, 2001.

TRACKER – Videoanalysisandmodeling tool. Disponível em: https://physlets.org/tracker/.

Published

2019-02-15

How to Cite

Pereira, R. D., & Souza, J. F. dos S. de. (2019). O ensino dos grafícos da velocidade e aceleração em função do tempo através do uso do software tracker / The teaching of the speed and speed according to the time through the use of the tracker software. Brazilian Journal of Development, 5(3), 2522–2534. https://doi.org/10.34117/bjdv5n3-1312

Issue

Section

Original Papers