Metodologia de pesquisa para engenharias / Research methodology for engineering

Authors

  • Ricardo Junior de Oliveira Silva
  • Dayse Mendes
  • Jéssika Alvares Coppi Arruda Gayer
  • Marcos Baroncini Proença

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-498

Abstract

Neste artigo descreve-se um projeto de pesquisa em andamento que, na etapa em que se encontra, levantou a importância de se analisar métodos de pesquisa relatados na literatura de metodologia científica para a elaboração específica de projetos em engenharia. Partindo do pressuposto de que há métodos de pesquisa mais adequados ao exercício da pesquisa em engenharia, o projeto apresenta o seguinte problema: “Quais são os métodos de pesquisa mais efetivos, disponíveis na literatura de metodologia de pesquisa, para a realização de projetos de pesquisa em engenharia?” Verifica-se que a literatura de metodologia de pesquisa é genérica no que tange a quais ciências podem aplica-la e, portanto, tem a pretensão de atender a projetos de pesquisa de toda e qualquer área de estudo. Neste sentido, percebeu-se nessa etapa do projeto a necessidade de procurar métodos mais específicos à engenharia, tendo em vista seu caráter de busca de aplicação da ciência na resolução de problemas práticos

References

ARAÚJO, Elenise Maria de; SANTOS, Fernando César Almada. Proposta de inclusão da disciplina “metodologia da pesquisa em engenharia de produção” na graduação da EESC – USP. In: Cobenge, 2001, p. 181-188.

BERTO, Rosa Maria Villares S.; NAKANO, Davi Noboru. A produção científica nos Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção: um levantamento de métodos e tipos de pesquisa. Produção, Rio de Janeiro v.9, n.2, p65-76, 2000.

CAUCHICK-MIGUEL, Paulo Augusto. Metodologia científica para engenharia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019.

COCIAN, Luis Fernando Espinosa. Introdução à engenharia. Porto Alegre: Bookman, 2017. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia (2019). Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/72120269

DA SILVA MARTINS, Fabiano Battemarco; PIMENTEL, Patricia Guedes; DA NOBREGA, Marcelo de Jesus Rodrigues. A relevância da pesquisa científica e produção acadêmica no ensino superior dos cursos de engenharia/The relevance of scientific research and academic production in higher education engineering courses. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 10, p. 21180-21192, 2019.

FONSECA, João José Saraiva. Metodologia de pesquisa científica. Ceará, 2002. (Apostila). KRIC, Edward V. Introdução à engenharia. 2. ed. Rio de Janeiro: Livros técnicos e científicos, 1979.

MONTEIRO, Eder Ferraz. Metodologia de pesquisa na engenharia de produção e sistemas. Revista das Faculdades Santa Cruz, v. 8, n. 1, janeiro/junho 2010.

OLIVEIRA, Tamires Aparecida Batista de; VALENÇA Kleber Firpo Prado. A importância da metodologia científica para o ensino e aprendizagem no ensino superior. In Educere, 2015, p. 7480-7490.

SALIM, Maria Ap. Silva; FERREIRA Celso Henrique Telles; Laszkiewicz, Chafiha Maria S.; ROSA, Ligia Ramo de Souza. Metodologia de pesquisa em engenharia. São Paulo, 2009. (Apostila).

SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

Published

2020-07-20

How to Cite

Silva, R. J. de O., Mendes, D., Gayer, J. A. C. A., & Proença, M. B. (2020). Metodologia de pesquisa para engenharias / Research methodology for engineering. Brazilian Journal of Development, 6(7), 48726–48733. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-498

Issue

Section

Original Papers