Compostagem e a educação ambiental: uma ferramenta importante no tratamento de residuos sólido/ Composting and environmental education: an important tool in the treatment of solid waste

Authors

  • Geórgia Peixoto Bechara Mothé
  • Glacielen Ribeiro de Souza
  • Mariana Miranda de Abreu
  • Josimara Lima Gama
  • Gabriela Petroceli Mota
  • Thiago de Freitas Almeida
  • Andreia Boechat Delatorre
  • Aline Chaves Intorne

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-557

Keywords:

Compostagem, Microbiologia Ambiental, Sustentabilidade, Matéria Orgânica.

Abstract

O presente trabalho visa à educação ambiental, por meio da prática do processo de compostagem doméstica, que diminui a degradação no meio, e possíveis ações e técnicas que poderão minimizar o impacto ambiental e viabilizar exercer a responsabilidade compartilhada prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Destaca a análise e a importância das questões ambientais e educação ambiental desenvolvida nas escolas, discutindo sua importância e compreendendo as principais dificuldades e desafios enfrentados pela Educação Ambiental nesse contexto, tendo em vista os projetos e meio de informações que são compartilhados com os alunos. Entre os métodos de aplicação, a compostagem domiciliar apresenta algumas vantagens devido à instalação do sistema e uso do composto final ocorrer no mesmo local onde é gerado o resíduo, o que proporciona economia de recursos. Através de questionário, de palestras e da oficina prática, foi possível compreender e desenvolver a educação ambiental sobre a geração de resíduos e apontar o processo de compostagem como ferramenta de destino desses resíduos, ensinando aos alunos do ensino fundamental a montagem de uma composteira. Os resultados mostram a relevância de aplicar atividades práticas que possam aumentar o conhecimento dos alunos de escolas públicas sobre o meio ambiente, reciclagem e cuidados ambientais. O trabalho realizado na escola por meio do questionário de conhecimento permitiu avaliar a realidade da Educação Ambiental na referida unidade escolar, mostrando que os mesmos possuem pouco conhecimento do processo de compostagem e quais organismos participam do processo. Os resultados obtidos mostraram que o pouco de conhecimento que os alunos tinham a respeito do processo de compostagem, foi otimizado e elucidado logo após a palestra e a prática de elaboração da composteira.

References

Carvalho, I. C. M.. Educação Ambiental: Formação do Sujeito Ecológico. 2 ed. São Paulo Cortez, 2006.

Costa, L.R.S. Ximenes, F. C. T. Ximenes, A. F. Beltrame, L. T. C.. et al. . O processo da compostagem e seu potencial na reciclagem de resíduos orgânicos. Revista GEAMA, Recife, v. 2, n. 1, p. 116-130, set. 2015.

de Melo, M. L. G. F. et al. Concepções e práticas de educação ambiental, Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 9, p. 15495-15509 sep. 2019.

Dias, S.M.F. Proposição de uma matriz de indicadores de sustentabilidade em gestão integrada de resíduos sólidos urbanos e sua aplicação em um estudo de caso. 58f. Monografia (progressão de carreira no magistério superior) – Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, 2009.

Freire, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

Jacobi, P.. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, março/ 2003.

Martins, C. T. Simões, F. Silva, G. G. Callegari, L A. Zumaki, M.. Reaproveitamento de matéria orgânica oriunda da merenda escolar por meio da compostagem. In: XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e X Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba, 2017

Neto, H. C. A. Marques, C. C. Araújo, P. G. C. Maia, R. Barbosa, E. A.. Caracterização de resíduos sólidos orgânicos produzidos no restaurante universitário de uma instituição pública (estudo de caso). In: XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção- A energia que move a produção: um diálogo sobre integração, projeto e sustentabilidade. Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 09 a 11 de outubro de 2007.

Oliveira, N. F. Azevedo, T. M. Neto, L. S.. Concepções alternativas sobre micro-organismos: alerta para a necessidade de melhoria no processo de ensino-aprendizagem de biologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 1, p. 260-276, 2016.

Pedrini, A. G. Educação ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. Petrópolis: Vozes, 1997.

Silva, T.A.R. e Intorne, A. C.. Compostagem como prática interdisciplinar no ensino médio. V CONEDU – Congresso Nacional de Educação. 2018

Published

2020-07-22

How to Cite

Mothé, G. P. B., Souza, G. R. de, Abreu, M. M. de, Gama, J. L., Mota, G. P., Almeida, T. de F., Delatorre, A. B., & Intorne, A. C. (2020). Compostagem e a educação ambiental: uma ferramenta importante no tratamento de residuos sólido/ Composting and environmental education: an important tool in the treatment of solid waste. Brazilian Journal of Development, 6(7), 49520–49532. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-557

Issue

Section

Original Papers