Estudo do estímulo de colágeno através da aplicação de luz led / Study of collagen stimulation through led light application

Authors

  • Maiara Forte Pires de Camargo Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Talitha Nicoletti Regis

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-578

Keywords:

Colágeno, fibroblastos, fototerapia, LED, dermatologia.

Abstract

Atualmente, o uso e o interesse em aplicações dos diodos emissores de luz, conhecidos como – LEDs, não se limitam ao campo da Engenharia Eletrônica uma vez que esses dispositivos estão sendo cada vez mais explorados no campo da Engenharia Biomédica e na Medicina, como forma de terapia alternativa, principalmente na dermatologia. A fototerapia e a terapia dinâmica com o emprego de fontes de luz de baixa potência podem propiciar um recurso terapêutico opcional aos convencionais ou ser utilizado em conjunto com estes, com a vantagem do baixo custo, fácil manuseio, sem contra-indicação, além de se caracterizarem procedimentos não invasivos. A fototerapia com LED estimula a atividade celular, por meio da ativação de fotorreceptores disponíveis nas mitocôndrias, dessa forma, são aumentadas a circulação sanguínea e a taxa de ATP no organismo, o que fornece maior quantidade de oxigênio e nutrientes para produção de fibroblastos, responsáveis pela formação de colágeno. Deste modo, o objetivo deste trabalho é projetar um circuito elétrico de um equipamento de fototerapia simples com um comprimento de onda que estimule a produção de colágeno, em uma placa de circuito impresso didática, que possa ser utilizada pelos alunos nos laboratórios de eletrônica médica.

 

 

References

FARIA, J. C. M. de et al. Envelhecimento da pele e colágeno. Rev. Hosp. Clin. Fac. Med. Univ. Säo Paulo, v. 50, n. supl, p. 39-43, 1995.

Valter T. Motta. Bioquímica Básica. Introdução à bioquímica. Capítulo 1.

IMAMURA, S. T. et al. Efeitos do envelhecimento e do exercício físico sobre o colágeno do músculo esquelético humano. Rev Bras Reumatol, v. 39, n. 1, p. 35-40, 1999.

Boylestad, R. L. Dispositivos Eletrônicos e Teoria de Circuitos, Pearson, 8º ed, 2012.

Célia Kalil. Laser e outras fontes de luz na dermatologia. Elsivier editora Ltda. 2011.

Francislene de Fátima Cordeiro Petz. Terapia a laser na cicatrização da úlcera por pressão em adultos e idosos. Universidade Federal do Paraná.

Mariluci Terezinha Caye; Sonia Rodrigues; Daniela da Silva; Jerusa Adriano. Utilização da vitamina C nas alterações estéticas do envelhecimento cutâneo.

AMORIM, J. C. F et al. Ação fototóxica do diodo emissor de luz na viabilidade de Trichophyton rubrum in vitro. An. Bras. Dermatol. 2012, vol.87, n.2, pp.250-255.

SPINA, L. de A. Laser de Baixa Intensidade no Tratamento de Feridas. Estima – Brazilian Journal of Enterostomal Therapy, v. 6, n. 4, 2008.

LINS, R. D. A. U et al. Efeitos bioestimulantes do laser de baixa potência no processo de reparo. An Bras Dermatol. 2010;85(6):849-55.

PAGNATO, L. O. Aspectos Básicos do processo cicatricial e fatores gerais relacionados com a reparação tecidual. Revista científica eletrônica de medicina veterinária, n. 12, 2009.

MACIEL, V. H., BAGNATO, V. S. O uso do led azul no tratamento da psoríase. Brazilian Journal of Physical Therapy, Suplemento 2 (2006): 973-974.

Fairchild Semiconductor – BC548: NPN General Purpose Amplifier– Datasheet.

PAOLILLO, F. R., et al. Fototerapia na função muscular, perfil metabólico e qualidade de vida de mulheres na pós-menopausa. Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica - SBEB, 2014.

Published

2020-07-22

How to Cite

Camargo, M. F. P. de, & Regis, T. N. (2020). Estudo do estímulo de colágeno através da aplicação de luz led / Study of collagen stimulation through led light application. Brazilian Journal of Development, 6(7), 49796–49803. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-578

Issue

Section

Original Papers