Interface entre didática e formação inicial de professores de matemática / Interface between teaching and initial training of mathematics teachers

Authors

  • Mateus de Souza Coelho Filho Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Adelmo Carvalho da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-583

Keywords:

Interface, Didática, Formação, Professores, Matemática.

Abstract

O presente trabalho objetivou compreender de que maneira a disciplina Didática contribuiu no processo formativo inicial de professores do 4º período do Curso de Licenciatura em Matemática no Centro de Estudos Superiores de Parintins-CESP, Campus da Universidade do Estado do Amazonas-UEA no município de Parintins-Am. Analisar a concepção daqueles professores sobre a disciplina Didática. Pautou-se na perspectiva qualitativa, amparando-se na abordagem fenomenológica e auxiliada pelo questionário como técnica para construção dos dados. De acordo com os professores em formação inicial os conhecimentos adquiridos no estudo da disciplina foram de fundamental importância para compreenderem a prática de e em sala de aula, o que demonstra a necessidade de considerar a disciplina de Didática como conjunto de procedimentos e ações sistemáticas que visam proporcionar aprendizagens aos alunos, levando-os a atingir um nível de maturidade intelectual que permita dialogarem e interagirem de forma consciente com a realidade em que estão inseridos para nela atuarem como cidadãos partícipes e responsáveis. Enfim pretendeu dialogar no sentido de descobrir elementos que dessem significado a interface entre Didática e a formação inicial de professores de Matemática.

 

 

References

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 6a Ed., Sào Paulo: Cortez, 2008.

CANDAU, V, M. A Didática em questão. Petrópolis, RJ : Vozes, 2011.

CHARLOT, B. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

GOLDANI, A. Formação inicial de professores em matemática: necessidades da prática pedagógica na educação básica. 2011. 112f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

D’AMBROSIO, U. Educação matemática: Da teoria à prática. 23a ed. - Campinas, SP: Papirus, 2012.

ESTEBAN, María Paz Sandín. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.

HAYDT, R, C, C. Curso de Didática Geral. São Paulo: Ática, 2008.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.

MARCELO, C. Aprender a enseñar para la sociedad del conocimiento. Education Policy Análisis Archives, v.10, n.35, agosto. 2002. Disponível em: <http://epaa.asu.edu/epaa/v10n35/>. Acesso em: 16 de novembro, 2018.

MALHEIROS, B, T. Didática Geral. Rio de Janeiro: LCT. 2012.

MORAN. J, M. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 4a Ed., Campinas, SP: Papirus. 2009.

MONTEIRO, A.; POMPEU JÚNIOR, G. Algumas reflexões sobre o ensino de matemática. In: ______. A Matemática e os temas transversais. São Paulo: Moderna, 2001. p. 21-42.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p.15-33.

PILETTI, Cl. Didática Geral. São Paulo: Ática, 2010.

SANTOS, L, C, COSTA, D, E, GONÇALVES, T, O. Uma reflexão acerca dos conhecimentos e saberes necessários para a formação inicial do professor de matemática. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v.19, n.2, 265-290, 2017.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - SBEM. Subsídios para a Discussão de Propostas para os Cursos de Licenciatura em Matemática: Uma contribuição da Sociedade Brasileira de matemática. São Paulo, 2003.

Published

2020-07-22

How to Cite

Filho, M. de S. C., & Silva, A. C. da. (2020). Interface entre didática e formação inicial de professores de matemática / Interface between teaching and initial training of mathematics teachers. Brazilian Journal of Development, 6(7), 49843–49856. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-583

Issue

Section

Original Papers