Reflexões acerca do ensino de ciências, epistemicídio e a educação em direitos humanos / Reflections on science teaching, epistemicide and human rights education

Authors

  • Mariana da Silva de Lima Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-682

Keywords:

Decolonialidade, Epistemicídio, Interdisciplinaridade

Abstract

O trabalho se propôs a apresentar reflexões sobre situações cotidianas dentro do ambiente escolar, e do ambiente acadêmico, sobre direitos humanos e o ensino de ciências. Para o desenvolvimento deste estudo sobre ensino de ciências e educação em direitos humanos, o tema central abordado foi a questão do epistemicídio dos saberes de outras matrizes civilizatórias.

O principal objetivo foi incitar a reflexão e a busca por formas mais democráticas de promover a prática docente para a formação cidadã dentro das instituições de ensino.

As reflexões apresentadas sobre o sistema educacional e a necessidade de outras formas da atuação docente e de se pensar políticas públicas em educação nos mostram que ainda há muito a fazer. Apesar de ganhos importante através de ações afirmativas, que se multiplicaram nas instituições públicas nos últimos anos, é fato que o próximo desafio é descolonizarmos os currículos escolares e universitários.

É necessário e urgente que pensemos em como transformar o sistema educacional em uma experiência realmente democrática.

References

ARAÚJO, P. C. A. A educação popular na escola pública: Tecendo olhares sobre o diálogo, a inclusão e a diversidade cultural. In: SANTOS, J. M. C. T. (Org.). Paulo Freire: Teorias e práticas em educação popular. UFC: Fortaleza, CE. p. 106-122. 2011.

BENITE, A. M. C.; SILVA, J. P. Educação e Descolonização: Tessituras sobre a reinvenção do poder no Currículo de Química. In: KOMINEK, A. M. V.; VANALI, A. C. (Orgs.). Roteiros temáticos da Diáspora: caminhos para o enfrentamento ao racismo no Brasil. Editora Fi: Porto Alegre, RS. p. 189-222. 2018.

CARNEIRO, Aparecida Sueli; FISCHMANN, Roseli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

CARVALHO, J. J.. Encontro de Saberes e cotas epistêmicas: um movimento de descolonização do mundo acadêmico brasileiro. In: BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, GROSFOGUEL, R. (Orgs.) . Decolonialidade e pensamento afordiaspórico. Autêntica: Belo Horizonte, MG.p. 79 – 106. 2018.

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. 1a. Ed. São Paulo Companhia das letras. 77p. 2019.

GOMES, N. L. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas pela emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 154p. 2017.

LIMA, M.S.. Educação para relações étnico-raciais: experiências na rede federal de educação. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n.5, p.26067-26076 mai. 2020.

MARTINS, R. V.. Educação em direitos humanos e para a cidadania democrática: Brasil (“um desenvolvimento retrógrado”) versus Espanha. Revista do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos. Fortaleza. v. 19, n. 19. p. 265-275. 2019.

NJERI, A.. Educação afrocêntrica como via de luta antirracista e sobrevivência na maafa. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. Nº 31. p.4-17, mai.-out./2019.

NOGUERA, R.. Denegrindo a educação: Um ensaio filosófico para uma pedagogia da pluriversalidade. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. N.18, p.62-73. Maio-out/2012.

OLIVEIRA, R.D.V.L. Educação em Ciências e Direitos Humanos: algumas percepções e uma luta constante. In: OLIVEIRA, R. D. V. L.QUEIROZ, , G. R. P. C.. Educação em Ciências e Direitos Humanos: Reflexão-ação em/para uma sociedade plural. Multifoco: Rio de Janeiro. p. 19-40. 2013.

SANTOS, J.C.. Uma discussão sobre a história da Educação da população negra da Bahia. In: PINHEIRO, B.C.S.; ROSA, K.. Descolonizando Saberes: A lei 10.639 no ensino de ciências. Livraria da Física: São Paulo. p. 23- 38. 2018.

SILVA, G.R.. Uma proposta didática para descolonizar o “Teorema de Pitágoras” em cursos de Licenciaturas em Matemática. In: PINHEIRO, B.C.S.; ROSA, K.. Descolonizando Saberes: A lei 10.639 no ensino de ciências. Livraria da Física: São Paulo. p. 57- 74. 2018.

CARDOSO, S.M.B.; ROSA, I. S. C. A cor da sua pele faz alguma diferença? Uma proposta de ensino interdisciplinar antirracista a partir do estudo da melanina. In: PINHEIRO, B.C.S.; ROSA, K.. Descolonizando Saberes: A lei 10.639 no ensino de ciências. Livraria da Física: São Paulo. p. 76- 88. 2018.

Published

2020-07-24

How to Cite

Lima, M. da S. de. (2020). Reflexões acerca do ensino de ciências, epistemicídio e a educação em direitos humanos / Reflections on science teaching, epistemicide and human rights education. Brazilian Journal of Development, 6(7), 51278–51287. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-682

Issue

Section

Original Papers