A Educação Especial na perspectiva inclusiva: apontamentos dos adolescentes com deficiência e privados de liberdade na Casa de Atendimento Socioeducativo em Feira de Santana-BA / Special Education in an inclusive perspective: indicators of adolescents with disabilities and freedom of freedom at the Casa de Atendimento Socioeducativo in Feira de Santana-BA

Authors

  • Ana Verena Rodrigues Amorim Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Alyne Emanuele Rodrigues Amorim
  • Débora Araújo Leal

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-765

Keywords:

Socioeducação, Ressocialização, Educação, Reintegração.

Abstract

O presente artigo aborda a educação especial na perspectiva inclusiva a qual visa desenvolver habilidades e competências no percurso humano, proporcionando ao indivíduo a ressocialização através do conhecimento adquirido propiciando a realização pessoal e profissional através de mecanismos da aprendizagem. Dotando todos os envolvidos no processo de inclusão com uma bagagem ilimitada, proporciona através do conhecimento e do desenvolvimento de saberes e de experiências a oportunidade de socialização e reconhecimento de deficiências de adolescentes privados de liberdade da Casa de Atendimento Socioeducativa - CASE, dando a oportunidade de reingressar à sociedade com mais confiança em seu potencial. Para tal é fundamental oferecer mecanismos, juntamente com propostas políticas amparadas por lei, para que o jovem aprendiz não venha a sofrer discriminação e outras mazelas imposta pelo sistema no qual sobrevive. Lançou-se mãos na metodologia da pesquisa bibliográfica. Nos resultados e considerações do estudo ficou evidente que o conhecimento adquirido durante o processo de internação deve dar suporte, motivação e ser o alicerce fundamental para a ressocialização do corpo discente em estudo para a formação de um cidadão consciente de seus direitos e deveres e de sua capacidade de alcançar os objetivos construídos em seu cotidiano. 

 

References

BRASIL, Estatuto da Criança e do Adolescente- Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, atualizada pela Lei nº. 12.010, de 2009.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° 9.394, de 20.12.1996. Brasília, 1996.

BRASIL, Lei nº 13.146/2015. Disponível em: http://www.punf.uff.br/inclusao/images/leis/lei_13146.pdf. Acesso em 15/07/2020.

CANDEIAS, Adelinda Araújo (coord.) [Educação Inclusiva: Concepções e Práticas]. Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP) Universidade de Évora. 2009.

DIAS, F, et al., (orgs.) Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2009.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

PAES, Paulo Cesar Duarte. Arte na educação de adolescentes autores de atos infracionais/Art in education of teenagers authors of infringement acts. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 11, p. 27613-27622, 2019.

SILVA, Lucas Lourenço et al. O sujeito encarcerado e a materialização do seu direito à Educação Básica/The incarcerated subject and the materialization of his right to Basic Education. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 2, p. 8559-8576, 2020.

TEIXEIRA, Deusilene Costa et al. Educação inclusiva e especial: as contribuições da associação Pestalozzi para a cidade de Codó-MA/Inclusive special education: the contributions of the Pestalozzi association to the city of Codó-MA. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, p. 32414-32425, 2020.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4ª edição. Livraria Martins Fonte. Editora: São Paulo: 1991.

ZIMIRING, Fred. Carl Rogers. Tradução e organização: Marco Antônio Lorieri. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

Published

2020-07-29

How to Cite

Amorim, A. V. R., Amorim, A. E. R., & Leal, D. A. (2020). A Educação Especial na perspectiva inclusiva: apontamentos dos adolescentes com deficiência e privados de liberdade na Casa de Atendimento Socioeducativo em Feira de Santana-BA / Special Education in an inclusive perspective: indicators of adolescents with disabilities and freedom of freedom at the Casa de Atendimento Socioeducativo in Feira de Santana-BA. Brazilian Journal of Development, 6(7), 52363–52377. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-765

Issue

Section

Original Papers