A importância do ensino da cultura Afro-brasileira na escola / The importance of teaching Afro-brazilian culture at school

Authors

  • José Conceição Silva Araujo Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Claudia Santos da Silva
  • Débora Araújo Leal

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-779

Keywords:

Educação e democracia, lei 10.639/93, john Dewey, cultura afro-brasileira.

Abstract

Vivemos em um país claramente multicultural e diverso. Viver essa multiculturalidade em meio a tais diversidades, numa sociedade como a nossa – a brasileira – tem gerado muitas adversidades e como consequência muita discriminação e sofrimento humano. Quando falamos de educação o cenário não é diferente, sobretudo entre aqueles que sempre foram vistos como como os não cidadãos e que hoje as políticas públicas educacionais teimam em evidenciá-los: os negros, índios e remanescentes de quilombolas, etc. Por isso, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do ensino da cultura afro-brasileira na escola, a partir das reflexões de J. Dewey acerca de uma educação democrática para  todos. O texto é fruto de uma palestra desenvolvida pelos autores na VI Semana Multicultural da cidade Pojuca- BA e procura aprofundar a referida temática de maneira a resenhar sobre a obra do autor citado, iluminando-a com outras teorias ao final. Como conclusão de tais reflexões bibliográficas tem-se que uma educação que dê conta da pluralidade cultural da qual fazemos parte não pode ser outra, senão a oferecida por uma escola democrática, baseada nos princípios de uma educação que seja integral e integradora, contra a barbárie humana.

 

References

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. 2. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

ARRUDA, Jorge. Africanidade do povo brasileiro: somos iguais e diferentes. São Paulo: Editorial Diáspora, 2009.

BARROS, Carlos C. Fundamentos filosóficos e políticos da inclusão escolar: um estudo sobre a subjetividade docente. Universidade de São Paulo. Tese de doutorado, 2009.

BÍBLIA. Português. A Bíblia: tradução ecumênica. Edição brasileira. São Paulo: Loyola, 1996.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Disponível em: http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/10/DCN-s-Educacao-das-Relacoes-Etnico-Raciais.pdf (Acesso em 03/06/2020).

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Brasília, 2003.

DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 4ª ed. São Paulo: Nacional, 1979.

FRAGA, Walter & ALBUQUERQUE, Walmyra R. de. Uma história da Cultura Afro-brasileira. São Paulo: Moderna, 2017.

FREIRE, Paulo. Ação Cultural para Liberdade e Outros Escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

IANNI, O. A ideia de Brasil Moderno. São Paulo: Brasiliense, 2004.

MUNANGA, Kabengele & GOMES, Nilma Lino. Para Entender o Negro no Brasil de Hoje: história, realidades, problemas e caminhos. São Paulo: Global/ Ação Educativa, 2006.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Departamento de Ensino Fundamental. História e Cultura afro-brasileira e africana: educando para as relações étnico-raciais/ Paraná.– Curitiba: SEED-PR, 2006. – 110 p.- (Cadernos Temáticos)

SANTOS, Hélio. A busca de um caminho para o Brasil. In: Cadernos Temáticos, SEED, 2006.

Published

2020-07-29

How to Cite

Araujo, J. C. S., Silva, C. S. da, & Leal, D. A. (2020). A importância do ensino da cultura Afro-brasileira na escola / The importance of teaching Afro-brazilian culture at school. Brazilian Journal of Development, 6(7), 52590–52602. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-779

Issue

Section

Original Papers