Aproveitamento de rejeitos de granitos em bentonita para pelotização de minério de ferro / Use of bentonite granite tailings for pelletizing iron ore

Authors

  • Antonio Augusto Pereira de Sousa
  • Verônica Evangelista de Lima
  • Edilane Laranjeira Pimentel
  • William de Paiva
  • Dauci Pinheiro Rodrigues
  • Hilda Camila Nascimento Nogueira
  • Alisson Rufino Araújo de Andrade
  • Marianna Nascimento Galdino

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-038

Keywords:

Resíduo de granito, Pelotização, Bentonita, Gestão ambiental.

Abstract

A indústria de minerais não metálicos do estado da Paraíba tem significativa participação no desenvolvimento socioeconômico regional, com destaque para as atividades de explotação e beneficiamento de bentonitas e rochas ornamentais, em especial o granito.  O setor de desdobramento de rochas ornamentais, como o de granito, gera uma série de rejeitos, dentre eles, o mais preocupante é a lama abrasiva responsável por causar diversos impactos ambientais. Objetivando analisar o potencial de aproveitamento dos rejeitos de rochas ornamentais (RRO) como insumo para incorporação em blends (misturas) com bentonita para pelotização de minérios de ferro, utilizou-se RRO’s de beneficiamento do estado da Paraíba. A metodologia aplicada consistiu na coleta das amostras do RRO de lama abrasiva, incorporação destes rejeitos em argila bentonita sódica (ativada) para a preparação dos testes e caracterização das propriedades químicas e físicas dos blends preparados. Segundo os resultados, os blends que utilizaram de uma incorporação de 10% da lama abrasiva em bentonita, apresentaram promissores para esta prática, portando valores de pH e umidade próximos aos parâmetros da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD).

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10006 – 2004 - Procedimento para obtenção de extrato solubilizado de resíduos sólidos. Rio de Janeiro. 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10007 – 2004 – Amostragem de Resíduos Sólidos. Rio de Janeiro. 2004.

BABISK, Michelle P.. Desenvolvimento de Vidros Sodo-Cálcicos A Partir de Resíduos de Rochas Ornamentais. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materiais). Instituto Militar de Engenharia. Rio de Janeiro, 2009.

CAMPOS, A. R. de; CASTRO, N. F.; VIDAL, F. W. H.; BORLINI, M. C. Tratamento e aproveitamento de resíduos de rochas ornamentais e de revestimento, visando mitigação de impacto ambiental. Anais: CETEM 2009 – XXIII Simpósio de Geologia do Nordeste & VII Simpósio de Rochas Ornamentais do Nordeste. Fortaleza-CE, 2009.

LUZ, A.B.; OLIVEIRA, C.H. Argila – bentonita. In: Rochas e minerais industriais – usos e especificações. Luz, A.B.; Lins, F.A.F. (Editores), CETEM-MCT, 239-253, 208.

MATILDES, J. A. L. ; FLORENCIO, P. R. C. ; SILVA, A. F. ; LIM, R. A. ; SILVA, R. A. F. ; SILVA, E. M. ; PAIVA, W. ; SANTOS, L. L. . Identificação e avaliação de impactos ambientais na fase de operação do Aterro Sanitário de Campina Grande-PB. Brazilian Journal of Developmente, v. 6, p. 13395, 2020.

PONTES, I.F.; VIDAL, F.W.H.. Valorização de Resíduos de Serrarias de Mármore e Granito e Sua Aplicação Na Construção Civil. Anais – CETEM 2005: Vº Simpósio de Rochas Ornamentais do Nordeste. Recife-PE, 2005

PREZOTTI, J. C. S. Resultados de monitoramentos de estações de tratamento de efluentes líquidos de indústrias de beneficiamento de mármore e granito, implantadas no município de Cachoeiro de Itapemirim. In: Sesma – Seminário Estadual sobre Saneamento e Meio Ambiente, FAESA, 5. Vitória, 2003.

SANTOS, J. G.; SILVA, S. S. F. da; NASCIMENTO, N. M. da S.; TRAJANO, M. F.; MELLO, V. S. e. Caracterização da Lama Abrasiva Gerada Nos Processos de Beneficiamento do Granito: Um Estudo de Caso Na Granfuji Localizado em Campina Grande-PB. XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção. São Carlos-SP, 2010.

Published

2020-08-06

How to Cite

Sousa, A. A. P. de, Lima, V. E. de, Pimentel, E. L., Paiva, W. de, Rodrigues, D. P., Nogueira, H. C. N., Andrade, A. R. A. de, & Galdino, M. N. (2020). Aproveitamento de rejeitos de granitos em bentonita para pelotização de minério de ferro / Use of bentonite granite tailings for pelletizing iron ore. Brazilian Journal of Development, 6(8), 54708–54715. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-038

Issue

Section

Original Papers