Gestão democrática: um desafio nas organizações educativas / Democratic management: a challenge in educational organizations

Authors

  • Edna Maria Mendes Pinheiro Costa
  • Mailson Martinho
  • Joedna Mendes Costa Fernandes
  • Pollyana Gabrielle Lima
  • Maria de Lourdes Silva Lima

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n4-1492

Keywords:

Gestão escolar. Instituições de ensino. Trabalho coletivo.

Abstract

A natureza do presente artigo sugere um entendimento e reflexão sobre alguns pontos, dentre os mais diversificados e mais amplos, que se fazem necessários à compreensão de como se construir uma gestão escolar democrática no âmbito das organizações educativas. Ao longo das discussões alguns fatores serão apontados como essenciais no processo de construção de uma gestão escolar democrática, potencializando assim as suas qualidades através da valorização do trabalho pautado no conhecimento da realidade vivenciada no cotidiano escolar. Com base no estudo realizado através de referenciais teóricos e pesquisa de campo com aplicações de questionários voltados á temática, objetivou-se neste trabalho o entendimento e a reflexão sobre a gestão democrática na escola e os seus desafios diante os mais diversos entraves no âmbito educacional, onde teoria e prática precisam estar em consonância na organização do ambiente escolar como um todo.

 

References

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília,DF: Senado, 1988.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB – Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola – teoria e prática. São Paulo: Heccus, 2015.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estruturas e organização. São Paulo: Cortêz, 2003.

LUCK, H. Gestão educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis: Vozes, 2007.

RISCAL, S. A. Gestão democrática no cotidiano escolar. São Carlos: Edufscar, 2009.

VERGARA, S. C. Projeto e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas Editora, 2014.

WITTMANN, L.C.; KLIPPEL, S. R. A prática da gestão democrática no ambiente escolar. Curitiba:Ibpex, 2010.

Published

2019-03-18

How to Cite

Costa, E. M. M. P., Martinho, M., Fernandes, J. M. C., Lima, P. G., & Lima, M. de L. S. (2019). Gestão democrática: um desafio nas organizações educativas / Democratic management: a challenge in educational organizations. Brazilian Journal of Development, 5(4), 3405–3414. https://doi.org/10.34117/bjdv5n4-1492

Issue

Section

Original Papers