O lúdico e a arte inseridos na sala de aula da educação infantil / The playfulness and art inserted in the classroom of early childhood education

Authors

  • Cristiane Andrade dos santos Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Rosimeire dos Santos Carrais

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-348

Keywords:

Arte, Desenvolvimento infantil, Ensino e aprendizagem, Lúdico.

Abstract

O presente trabalho investiga as atividades com o lúdico em sala de aula na educação infantil e suas contribuições para o desenvolvimento de uma aprendizagem efetiva. Embora esse tema seja muito discutido suas possibilidades e relevância não se esgotam, inclusive o fato de ser um tema muito debatido evidencia ainda mais a sua importância e necessidade no ambiente escolar, uma vez que, permeia a vida dos seres humanos em todas as suas etapas e nos diversos ambientes.  Sendo assim, o objetivo da pesquisa é endossar a relevância da atividade lúdica para o desenvolvimento da criança dando ênfase à arte nos trabalhos desenvolvidos na educação infantil e sua colaboração na estruturação da autonomia da criança como um facilitador da aprendizagem. Dessa forma, a ludicidade e a arte deve ser usada com o propósito de contribuir para a aprendizagem, e isso exige planejamento e bom preparo por parte do educador.

 

 

References

_____. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. v. I, II, III.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Igual - Desigual. In: __________. Literatura comentada: Carlos Drummond de Andrade. 2. ed. São Paulo, SP: Nova Cultural, 1988. p. 144-145.

COSTA, Heryka de Moura. A arte na educação infantil: possibilidade real de lúdico e desenvolvimento. Editora Realize, 2014.

FANTIN, Mônica. Jogos e brinquedos e brincadeiras – A cultura lúdica na educação infantil. In: Síntese da qualificação da educação infantil. Florianópolis: Prefeitura Municipal de Florianópolis. Secretaria Municipal de Educação: 2000.

FRIEDMAN, Adriana. Brincar, crescer e aprender: o resgate do jogo infantil. São Paulo: Editora Moderna, 1996.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.). O jogo e a educação infantil. In: ______. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MATTOS, Marcela Moura. O lúdico na formação do educador: contribuições na educação infantil. Na aprendizagem da educação infantil. Cairu em Revista. Jan 2013, Ano 02, n° 02, p. 133-142, ISSN 22377719

RUFINO, Terezinha Clementino da Silva. O lúdico na sala de aula. Em séries iniciais do ensino fundamental. Guarabira, 2014.

TUBINO, Lidiane Dias. O lúdico na sala de aula: Problematizações da prática docente na 4° série do Ensino Fundamental. Porto Alegre. 2010.

Published

2020-08-19

How to Cite

dos santos, C. A., & Carrais, R. dos S. (2020). O lúdico e a arte inseridos na sala de aula da educação infantil / The playfulness and art inserted in the classroom of early childhood education. Brazilian Journal of Development, 6(8), 58981–58992. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-348

Issue

Section

Original Papers