A experiência da equipe dos leitos integrais com o novo e a quebra de protocolos de tratamento / The experience of the integral bed team with the new and the breaking of treatment protocols

Authors

  • Marcus Tulio Caldas
  • Maria Eduarda Calado Macêdo
  • Vivian Letícia Rudnick Ueta
  • Amanda França Cruz Ximenes

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-413

Keywords:

leitos integrais, desintoxicação hospitalar, programa de saúde, profissionais da saúde.

Abstract

As questões relacionadas à saúde mental, incluindo o uso de álcool e outras drogas, se apresentam no contexto político e social brasileiro como uma grande empreitada na garantia dos direitos de cidadãos com transtornos mentais. Devido a isso, na área da saúde pública, diversos programas de saúde foram propostos, dentre eles, o Programa de Leitos integrais, lançado em 2012, que propõe a desintoxicação em enfermaria de hospital de clínica médica, conduzido por uma equipe especializada composta por médico clínico geral, médico psiquiatra, enfermeira, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional e outros profissionais que se façam necessários. No Recife, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) se integrou ao programa que conta hoje com dez leitos exclusivos. A partir disso, nosso projeto de pesquisa consistiu em investigar esse programa a partir da experiência da equipe dos leitos integrais com o novo e a quebra de protocolos de tratamento, frequente nessa clientela. Diante desse fato, a equipe responsável pela desintoxicação elabora estratégias diante do que não está inscrito nos protocolos? A metodologia foi de natureza qualitativa de cunho fenomenológico com amostra intencional. Foram realizadas entrevistas narrativas com oito profissionais da saúde implicados na política dos Leitos Integrais. A análise dos resultados se deu a partir das Unidades de Significado proposta por Amedeo Giorgi. Na síntese dos resultados consideramos as Unidades de Significado articuladas com trechos do Diário de Campo por mim confeccionado. A partir da fala dos profissionais entrevistados, foi possível perceber inconstâncias e adversidades no meio médico, bem como discordâncias de conduta entre os profissionais envolvidos. Porém, a disposição para o diálogo e a consciência de estar realizando um trabalho que salva vidas, serve como contínua motivação para todos os profissionais envolvidos. Concluímos que a política de Leitos Integrais pode ser melhorada, ampliada, aprimoramentos de protocolos devem ser realizados, e campanhas e trabalhos que advoguem a favor de uma maior inserção por parte dessa parcela marginalizada da população, bem como conscientizem os profissionais da saúde quanto a necessidade de empatia e humanização devem ser feitos.

 

References

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de atenção à saúde. Departamento de ações programáticas estratégicas. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria n° 148 de 31 de janeiro de 2012. Diário Oficial da União. Brasília, DF.

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 3088 de 23 de janeiro de 2011(*). Diário Oficial da União. Brasília, DF.

DIEHL, A.; CORDEIRO, D. C.; LARANJEIRA, R.(Orgs.) Tratamentos farmacológicos para dependência química: da evidência científica à prática clínica. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DUAILIBI, S.; VIEIRA, D. L.; LARANJEIRA, R. Políticas públicas para o controle de álcool, tabaco e drogas ilícitas. In: A. DIEHL; D. C. CORDEIRO; R. LARANJEIRA (Orgs.). Dependência Química: prevenção, tratamento e políticas públicas, 2011.

EDWARDS, G.; MARSHALL, E. J.; COOK, C. C. H. O tratamento do alcoolismo: um guia para profissionais da saúde. Porto Alegre: Artmed, 1999.

GADAMER, H.G. Hegel, Husserl e Heidegger. Tradução de Marco Antônio Casanova. Petrópolis: Vozes, 2012

GADAMER, HG. Verdade e Método. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1997.

GIORGI, A.; SOUSA, D. Método fenomenológico de investigação em psicologia. Lisboa: Fim de século, 2012.

LANCET GLOBAL MENTAL HEALTH GROUP. Scale up services for mental disorders: A call for action; 2007.

LAPORTE, A.M.A.; VOLPE, N. Existencialismo: uma reflexão antropológica e política a partir de Heidegger e Sartre. Curitiba: Juruá, 2009.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MINAYO, M. C. S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro: Hucitec-Abrasco, 1996.

PATEL V, ARAYA R, CHATERJEE S, CHISHOLM D, COHEN A, DESILVA M, et al., et al. Treatment and prevention of mental disorders in low income and middle income countries. Lancet 2007.

RAMOS, S. P.; BERTOLOTE, J. M. O Alcoolismo Hoje. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

RIBEIRO, M.; LARANJEIRA, R. O tratamento do usuário de crack. Porto Alegre: Artmed, 2012.

RICHARSON, R.J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

Uwe, F. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Published

2020-08-20

How to Cite

Caldas, M. T., Calado Macêdo, M. E., Ueta, V. L. R., & Cruz Ximenes, A. F. (2020). A experiência da equipe dos leitos integrais com o novo e a quebra de protocolos de tratamento / The experience of the integral bed team with the new and the breaking of treatment protocols. Brazilian Journal of Development, 6(8), 59888–59901. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-413

Issue

Section

Original Papers