Aplicação da termografia infravermelha para identificar patologias em edifícios da arquitetura monumental / Infrared thermography application to identify pathologies on monumental architecture buildings

Authors

  • Marco Aurélio da Silva Máximo
  • João da Costa Pantoja

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-450

Keywords:

Termografia infravermelha, patologia das edificações, arquitetura monumental, Palácio da Justiça Raymundo Faoro.

Abstract

A termografia infravermelha representa a possibilidade de realizar registros gráficos da temperatura de objetos os mais variados. Ícones da arquitetura moderna e monumental, e também do uso do concreto armado no Brasil, vários edifícios em Brasília já têm mais de cinquenta anos e apresentam diversas manifestações patológicas. Este artigo traz um estudo da aplicação da termografia infravermelha para identificação de manifestações patológicas e do estado de conservação nos elementos de concreto armado do Palácio da Justiça Raymundo Faoro. A partir dos registros termográficos foi possível avaliar o comportamento térmico de diversas manifestações patológicas e compará-las com estudos anteriores que não usaram dessa técnica. Neste estudo a termografia infravermelha se mostrou útil como auxiliar capaz de proporcionar informações para a manutenção e conservação da edificação, evidenciando o comportamento térmico de elementos estruturais, o posicionamento dos danos em relação a elementos estruturais ocultos, a presença de infiltrações, manchas e os gradientes térmicos capazes de comprometer a estrutura.

References

Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT (2016). NBR 15424-Ensaios não destrutivos – Termografia – Terminologia 2006.

Cerdeira, F., Vásquez, M., Collazo, J., Granada, E. (2011). Applicability of infrared thermography to the study of the behaviour of stone panels as building envelopes. Energy and Buildings, Oxford, v. 43, p. 1845-1851.

FLIR Systems (2011). Thermal Imaging Guidebook for Building and Renewable Energy Applications.

Inojosa, L. S. P., Buzar, M. A. R. (2010). O Sistema Estrutural na obra de Oscar Niemeyer em Brasília. In: Dvorkin, Eduardo. (Ed.) [et al] Mecánica Computacional. Vol XXIX, Buenos Aires, nov/2010, pp. 9903-9927.

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan (2013). Inventário do Palácio da Justiça.

Lima, M. G., Morelli, F. (2003). Degradação das estruturas de concreto devido à amplitude térmica brasileira. Simpósio EPUSP sobre estruturas de concreto V, São Paulo, Brasil; junho 2003.

Medeiros, A. E., Ferreira, O. L. (2012). A Forma Segue a Função? Uma contribuição ao estado atual da arte da conservação patrimonial no Brasil a partir de dois estudos de caso: O Touring Club e o Brasília Palace Hotel. Seminário da rede Conservação, Brasil, Recife, nov/2012.

Moreira, A. L. A. (2007). A estrutura do Palácio da Justiça em Brasília: Aspectos Históricos, Científicos e Tecnológicos de Projeto, Execução, Intervenções e Proposta de Estratégia para Manutenção. Dissertação de mestrado. Departamento de Engenharia Civil, Universidade de Brasília, Brasil.

Rosseti, E.P. (2012). Arquiteturas de Brasília, Instituto Terceiro Setor, Brasília.

Schlee, A. R., Ficher, S. (2010). Brasília 50 anos: Guia de Obras de Oscar Niemeyer. Câmara dos Deputados, Brasília.

Published

2020-08-21

How to Cite

Máximo, M. A. da S., & Pantoja, J. da C. (2020). Aplicação da termografia infravermelha para identificar patologias em edifícios da arquitetura monumental / Infrared thermography application to identify pathologies on monumental architecture buildings. Brazilian Journal of Development, 6(8), 60377–60392. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-450

Issue

Section

Original Papers