A importância das ferramentas digitais nas engenharias / The importance of digital tools in engineering

Authors

  • Emerson Lima de Sousa
  • Erisandra Rodrigues Alves Lourenço
  • Marcos Samuel Dias Freire Fernandes
  • Sara Alves de Matos Angelim
  • Lucas Duarte Farias Paiva
  • Thayanne de Carvalho Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-584

Keywords:

Softwares, Engenharia, Ferramentas Digitais, BIM.

Abstract

A partir da década de 1960, a indústria de software gráfico começou a se desenvolver e o computador tornou-se uma ferramenta poderosa e imprescindível. Na década seguinte, o universo de projetos arquitetônicos foi surpreendido com o lançamento de uma tecnologia que mudaria os rumos dessa área, o Computer Aided Design (CAD), ou desenho auxiliado por computador. O desenvolvimento e a expansão dos softwares permitiram que um processo, antes inteiramente manual, passasse a ser desenvolvido num computador, garantindo, assim, melhor qualidade e eficiência(1). Tendo em vista a gama de ferramentas digitais, esse trabalho se resume nas quatros tecnologias – BIM, CAD, MATLAB e Sienge, que estão ocupando o mercado de softwares nos dias atuais, com o objetivo compará-las, produzindo assim um material informativo. A metodologia utilizada para a realização desse trabalho foi uma pesquisa exploratória em artigos e sites contendo informações sobres as ferramentas digitais com intuído de produzir um material explicativo para os alunos de engenharia, de forma clara e concisa. Concluímos que as ferramentas digitais citadas são de grande importância para as engenharias, cada uma com sua particularidade, cada uma com sua contribuição para se obter um melhor aproveitamento no que diz respeito a execução, qualidade e economia. O trabalho foi de extrema importância para nós, graduandos em engenharia civil, porque por meio dele foi possível aprofundar mais no assunto e aperfeiçoar nossas habilidades de investigação e informação.

References

REZENDE, Paulo Emílio de. Integração projeto-produção no processo de desenvolvimento de projeto: uma alternativa para melhoria da qualidade no setor da construção de OAE. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Minas gerais, Belo Horizonte, 2008.

PROTÁZIO, J. V. B; RÊGO, R. de M. Estudo e avaliação de tecnologias BIM para projetação em arquitetura, engenharia e construção. In: V CONNEPI – Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação, 5, 2010. Anais do congresso. Maceió-Al: CONNEPI, 2010.

JUSTI, A. R. Implantação da plataforma Revit nos escritórios brasileiros. Gestão & Tecnologia de Projetos, v. 3, n. 1, p. 140-152, maio 2008.

MARIA, Mônica Mendonça. Tecnologia BIM na arquitetura. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008. Disponível em: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2640. Acessado em 01 de abril de 2019.

Published

2020-08-26

How to Cite

Sousa, E. L. de, Lourenço, E. R. A., Fernandes, M. S. D. F., Angelim, S. A. de M., Paiva, L. D. F., & Fernandes, T. de C. (2020). A importância das ferramentas digitais nas engenharias / The importance of digital tools in engineering. Brazilian Journal of Development, 6(8), 62114–62120. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-584

Issue

Section

Original Papers