Refino de sebo bovino e óleo de babaçu (orbignya speciosa) visando a produção de sabonetes / Refining bovine sebus and babassu oil (orbignya speciosa) aiming at soap production

Authors

  • José Sebastião Cidreira Vieira
  • Josineuton Alves de Sousa
  • Makson Rangel de Melo Rodrigues
  • José Victor Silva e Silva
  • Flávio Menezes da Silva
  • Efraim Costa Pereira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-134

Keywords:

Matérias graxas, Refino, Sabonete.

Abstract

Os sabonetes são sabões especiais utilizados na higienização humana. Eles têm qualidade superior aos sabões para uso de limpeza doméstica ou de roupas, devido à qualidade da matéria-prima utilizada na sua fabricação e ao rigoroso controle no processo de fabricação. As principais matérias-primas usadas para a fabricação de sabonete são o sebo bovino e o óleo vegetal. No matadouro do munícipio de Zé Doca-MA, os restos oriundos do abate são incinerados ou jogados ao ar livre propiciando o aparecimento de aves e roedores, que desempenham a função de vetor para o surgimento de patologias. Por outro lado, a extração do óleo de coco babaçu é totalmente rudimentar gerando um produto de aspectos físicos e organolépticos desagradáveis e de fácil deterioração. Logo, o aproveitamento dessas matérias-primas para a produção de sabonete apresenta-se como uma excelente via de destinação, uma vez que os resíduos de abate de carne bovina e o óleo vegetal de babaçu podem ser transformados em produtos com valor comercial, assim, quanto melhor for o aproveitamento desses insumos, menor será o impacto sobre o meio ambiente. O objetivo deste trabalho foi extrair o sebo a partir de gorduras de origem animal e coletar óleo de babaçu de baixa qualidade para refiná-los visando à produção de sabonetes a frio e estimular a prática de atitudes ecologicamente corretas. A metodologia consistiu na desodorização e clarificação do sebo bovino e refino do óleo de babaçu pela técnica de degomagem ácida. Os resultados revelados durante os processos de refino dos insumos supracitados originaram produtos com aspectos visuais límpidos e isentos de impurezas, indicativo que as técnicas de desodorização e clarificação são uma alternativa viável para purificar matérias-primas graxas de baixo valor agregado com possibilidade de fabricação contínua e crescente de produtos de limpeza e higiene corporal. Além disso, podem contribuir significativamente com a sustentabilidade ambiental e geração de emprego e renda.

References

ARGENTIERE, R. Novíssimo receituário industrial: enciclopédia de formulas e receitas para pequenas, médias e grandes indústrias. São Paulo, Ícone, 5ª ed., 411p. 2001.

AZEVEDO, A. S. Clarificação e desodorização do óleo de babaçu (Orbignya speciosa) para fins comestíveis. Monografia (Graduação em Tecnologia de Alimentos) – Instituto Federal do Maranhão. Zé Doca, 41f. Zé Doca, 2014.

BIODIESELBR. Menor competitividade do sebo no setor de biodiesel. Disponível em: <http://www.biodieselbr.com/noticias/materia-prima/sebo>. Acesso em: 30 maio 2018.

BORÉM, J. L. S. Aproveitamento integral de resíduos do abate de bovinos. Palmas – TO, 2010. Disponível em: . Acesso em: 22 maio 2018.

COSTA, D. D. et al. Clarificação e desodorização de sebo bovino para produção de sabonete. In: VI CONGRESSO NORTE E NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 16 a 18/12/11, Natal (RN), In: Anais... Natal (RN), 2011.

COSTA, S. T. V. Produção de sabonete líquido de algodão. TCC (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências e Tecnologia. 56f. Campina Grande. 2015.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA (EMBRAPA). Aproveitamento do babaçu: alimento, carvão e até biodiesel. Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2018.

MIRANDA, P. V. G. Estrutura física e processo industrial para a obtenção do óleo de sebo bovino: estudo de caso na região do Triângulo Mineiro. TCC (Graduação em Agronomia) – Universidade de Brasília/Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Brasília, 2016, 26p.

NEVES, J. F.; Produtos de Higiene e Limpeza e Controle de Processo, Imprensa Universitária-UFRRJ, Rio de Janeiro, 2003.

OLIVEIRA, L. V. et al. Tratamento de sebo bovino para produção de sabonete a frio. In: 52° CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 14 a 18/10/2012. In: Anais... Recife (PE), 2012.

PERUZZO, F. M.; CANTO, E. L. Química na abordagem do cotidiano. São Paulo: Moderna, 4ª ed, p319-323, 2010.

SOUSA, J.O. et al. Clarificação de gorduras saturadas para produção de sabonete a frio. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, INOVAÇÃO E EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO, 08 A 11/11/2010. In: Anais... São Luís(MA), 2010.

ZAGO NETO, O. G. Trabalhando a química dos sabões e detergentes. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2012. Disponível em: . Acesso em: 25 abr. 2018.

Published

2020-09-08

How to Cite

Vieira, J. S. C., Sousa, J. A. de, Rodrigues, M. R. de M., Silva, J. V. S. e, Silva, F. M. da, & Pereira, E. C. (2020). Refino de sebo bovino e óleo de babaçu (orbignya speciosa) visando a produção de sabonetes / Refining bovine sebus and babassu oil (orbignya speciosa) aiming at soap production. Brazilian Journal of Development, 6(9), 65888–65902. https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-134

Issue

Section

Original Papers