Caracterização do resíduo de mármore calcinado para utilização como fonte alternativa de carbonato de Cálcio / Characterization of calcinated marble waste for use as an alternative source of carbonate Calcium

Authors

  • Thiago de Freitas Almeida
  • Andréia Boechat Delatorre
  • Geórgia Peixoto Bechara Mothé
  • Cristiane de Jesus Aguiar

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-217

Keywords:

Resíduo de mármore calcinado, Fonte alternativa de cálcio, Gestão de resíduos

Abstract

As atividades da indústria de rochas ornamentais geram enormes quantidades de resíduos sólidos, que podem causar consequências negativas à segurança do meio ambiente. Este trabalho teve por objetivo estudar a caracterização do resíduo de mármore calcinado para ser utilizado como fonte alternativa de cálcio na fabricação de materiais, como forma de poupar o uso de matérias primas convencionais e dar uma destinação ambientalmente correta a esse resíduo. A caracterização do resíduo calcinado foi realizada por meio de fluorescência de raios-X e difração de raios-X, essas análises mostraram que a calcinação decompõe os carbonatos de cálcio presentes no resíduo in natura, aumento a pureza do resíduo. A calcinação foi responsável também pela formação de novas fases. A distribuição de tamanho de partícula e a microscopia confocal mostraram que o resíduo possui partículas de formatos e tamanhos irregulares e pôr fim a análise térmica comprovou a estabilidade térmica do material quando aquecido. Esses resultados indicaram que o resíduo do mármore calcinado tem grande potencial para ser utilizado como fonte alternativa de cálcio.

References

Aguiar, M. C., Silva, A. G. P., Gadioli, M. C. B. Caracterização de resíduo de mármore para fabricação de rocha artificial. Anais 22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. Natal, RN, Brasil. 2016.

Arrivabene, D., Alves, G. F. Estudo da utilização de resíduo de mármore como dessulfurante de ferro gusa. Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo, Vitória, 78p. 2008.

Destefani, A. Z. Utilização do planejamento experimental na adição do resíduo do beneficiamento de rochas ornamentais para produção de blocos prensados de encaixe. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Campos dos Goytacazes. 2009.

Felipe-Sesé, M., Eliche-Quesada, D., Corpas-Iglesias, F.A. The use of solid residues derived from different industrial activities to obtain calcium silicates for use as insulating construction materials. Ceramics International. 2011.

Giaconi, W. J. Perfil atual da indústria de rochas ornamentais no município de Cachoeiro de Cachoeiro de Itapemirim (ES). Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. 1998.

Machado, R. G. F. Incorporação de lamas de pedreira em argamassas. Dissertação de Mestrado. Universidade do Minho. Porto, Portugal. 2012.

Manhães, J. P. V. T., Holanda, J. N. F. Caracterização e classificação de resíduo sólido de “pó de rocha granítica” gerado na indústria de rochas ornamentais. Química Nova, vol. 31, nº. 6, 1301-1304p. 2008.

Nunes, R. L. S., Ferreira, H. S., Neves, G. A., Ferreira, H. C. Reciclagem de rejeitos de mármores e granitos utilizados em substituição a matérias primas convencionais para a produção de revestimentos cerâmicos. Anais do 47º CBC. João Pessoa. 2003.

Ribeiro, C. E. G. Desenvolvimento de um mármore artificial alternativo com resíduo da indústria de mármore e matriz de poliéster insaturado. Tese de Doutorado. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Campos dos Goytacazes. 2015.

Rodrigues, R., De Brito, J., Sardinha, M. Mechanical properties of structural concrete containing very fine aggregates from marble cutting sludge. Construction and Building Materials. 77: 349-356. 2015.

Santos, P. S. Ciência e Tecnologia de Argilas. vol. 1, Ed. Edgard Bluccher Ltda., São Paulo, SP, 1989.

Silva, A. F. C. Resíduos de mármore e resíduos de construção e demolição no cimento. Dissertação de Mestrado. Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2015.

Published

2020-09-10

How to Cite

Almeida, T. de F., Delatorre, A. B., Mothé, G. P. B., & Aguiar, C. de J. (2020). Caracterização do resíduo de mármore calcinado para utilização como fonte alternativa de carbonato de Cálcio / Characterization of calcinated marble waste for use as an alternative source of carbonate Calcium. Brazilian Journal of Development, 6(9), 66962–66969. https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-217

Issue

Section

Original Papers