Karatê e Inclusão: um estudo de caso sobre uma criança Down dentro do espectro autista / Karath and Inclusion: a Case Study of a Child Down Within the Autism Spectrum

Authors

  • David Mangabeira Gomes
  • Ana Caroline Freitas da Costa
  • Gabriela Progênio da Costa
  • Jeanne Lima Oliveira
  • Lucas Augusto Pamplona Pereira
  • Marta Genú Soares
  • Thiago da Silva Santos
  • Vera Solange Pires Gomes de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-272

Keywords:

Karatê, Síndrome de Down, Autismo, Inclusão.

Abstract

Nos últimos anos ocorreu o aumento no número de crianças diagnosticadas com Síndrome de Down (SD) portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA), esse diagnóstico não é simples, em virtude dessas crianças já possuírem uma dificuldade de aprendizagem, muitas vezes ele é esquecido de ser realizado. Por famílias pensarem que as crianças devem ser sociáveis, ignorando o TEA, pode-se estar perdendo oportunidades que beneficiariam o desenvolvimento delas, como tratamentos e serviços direcionados. O estudo tem por objetivo analisar o desenvolvimento social de uma criança com SD-TEA, por meio do convívio com outras crianças sem deficiência, em uma turma de Karatê em Belém/PA, não ignorando a importância da formação do professor e apoio dos pais no processo de ensino- aprendizagem do aluno em questão. A pesquisa é de campo, sendo assim, um estudo de caso baseado em uma metodologia de pesquisa qualitativa, dividindo-se dois momentos: a) observação dos pesquisadores às aulas de Karatê de uma turma de alunos com e sem deficiência, na qual o aluno SD-TEA faz parte, ao longo de cinco meses. b) aplicação de entrevista narrativa com a mãe e com o professor do aluno. Foram assinados pelos entrevistados o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para o desenvolvimento das entrevistas. No decorrer da pesquisa, podemos constatar a deficiência no processo de formação do professor e ressaltar a importância da família no processo de desenvolvimento e inclusão social. Portanto, percebe-se que não há muitos estudos no que diz respeito ao ensino de lutas para crianças com SD- TEA, destacando assim a importância deste tipo de produção, evidenciando a importância do debate sobre inclusão, tendo em vista que esse assunto ainda é muito inviabilizados devido ao preconceito existente. Na própria formação do professor de Educação Física (EF), é inegável o baixo número de disciplinas relacionadas à inclusão. Logo, faz-se necessário destacar a importância de incluir essas crianças no meio comum, pois a convivência com as demais crianças pode alavancar a socialização, a partir da promoção de aprendizagens diversificada, assim como indicar benefícios para a sua família.

References

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Martins Fontes. 1977.

CRUZ, G. C. Formação profissional em Educação Física à luz da inclusão.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA, 4, 2001.

Curitiba. Anais do Congresso. Curitiba, 2001, p.108-110.

FIORE, C. O.; LAMPREIA, C. A conexão afetiva nas intervenções desenvolvimentistas para crianças autistas. Psicologia: Ciência e Profissão. 2012.

FROSI, T. O. Repensando a história do karate contada no Brasil. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte. São Paulo, v.25, n.2, p.297-312, abr./jun. p. 7, 2011. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v25n2/11.pdf. Acesso: 02 abr. 2019.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LEDUR, J. A. Karate no Rio Grande do Sul: as contribuições de Akira Taniguchi. Monografia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. p. 10-18, 2012.

LEITE, L. Sindrome de Down. Genética Clínica. Disponível em:<http://www.ghente.org/ciencia/genetica/down.htm>. Acesso em: 23 abr. 2019.

LOWE, B. Mas Oyama's Karate – as practiced in Japan. New York: Arco Publishing Company, 1976.

LUZ, M. T. (2009). Complexidade do campo da saúde coletiva: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade de saberes e práticas – análise sócio-histórica de uma trajetória paradigmática. Saúde e Sociedade, 18(2), 304-311.

MANTOAN, M. T. E. (Org.). A integração de pessoas com deficiência. São Paulo: Memnon. SENAC. 1997.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

MOLINA NETO, V. A formação profissional em educação física e esportes.Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.19, n.1, p.31-44, 1997.

MOVIMENTO DOWN. Autismo e síndrome de Down. 2018. Disponível em:

<http://www.movimentodown.org.br/2018/04/autismo-e-sindrome-de-down/>. Acesso em: 14 mar. 2019.

PEREZ, L. M. R. Atividade Física e Deficiência Mental: dados de investigação com implicações para a prática física. p. 91-111, 1991.Publishing Company, 1976.

SILVA JR., C.A; TONELLO, M. G. M.; GORLA, J. I.; CALEGARI, D. R. Musculação

para um aluno com síndrome de down e o aumento da resistência muscular localizada.

Revista Digital, Buenos Aires, ano 11, n.104. 2007. Disponível em: http://www.efdeportes.com/. Acesso em: 20 mar. 2019.

SILVA, P. S. Práticas pedagógicas do karatê na Educação Física Escolar:2004. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em EducaçãoFísica) – Curso de Educação Física da Faculdade Adventista do IASP,Hortolândia, São Paulo, 2004. Disponível em:<http://www.boletimef.org/biblioteca/982/Praticas- pedagogicas-do-karate-na-educacao-fisica-escolar>. Acesso em: 31 jan. 2019.

THOMPSON, M. W.; MCLNNES R. R.; WILLARD H. F. Genética médica. 5ed. Rio

de Janeiro: Guanabara Koogan. 1993.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 2ª ed. brasileira. São Paulo, Martins Fontes. 1988

WERNECK, C. Muito prazer, eu existo: um livro sobre as pessoas portadoras de Síndrome de Down. 4ed. Rio de Janeiro: WVA. 1993.

Published

2020-09-14

How to Cite

Gomes, D. M., Costa, A. C. F. da, Costa, G. P. da, Oliveira, J. L., Pereira, L. A. P., Soares, M. G., Santos, T. da S., & Sousa, V. S. P. G. de. (2020). Karatê e Inclusão: um estudo de caso sobre uma criança Down dentro do espectro autista / Karath and Inclusion: a Case Study of a Child Down Within the Autism Spectrum. Brazilian Journal of Development, 6(9), 67724–67742. https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-272

Issue

Section

Original Papers