A percepção dos professores formadores sobre a educação a distância como estratégia metodológica para a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino do Recife / The teachers' perception about distance education as a methodological strategy for the continuing education of the teachers of the Recife municipal school system

Authors

  • Manoelina Xavier Cavalcante
  • Ana Márcia de Sousa
  • Josefa Alexandrina Medeiros de Oliveira
  • José de Lima Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-1661

Keywords:

Formação continuada, Professor formador, Educação a Distância, Educação Básica.

Abstract

 

Este artigo traz o estudo da percepção dos professores formadores da Escola de Formação Professor Paulo Freire sobre a Educação a Distância como estratégia metodológica para a formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino do Recife - RMER. A pesquisa é qualitativa de natureza exploratória e como estratégia de levantamento de dados, foi aplicada a entrevista semiestruturada e os resultados categorizados. Inicialmente, apresenta-se a inserção das tecnologias digitais como  propulsor de mudanças trazendo outra possibilidade de educação que não seja a presencial e o cenário educacional que inserido na sociedade digital, também sofre transformações. No caso, a evidência está na formação continuada do professor, por ser o objeto deste estudo. O debate se desenvolve partindo do marco legal e segue-se dialogando com autores que refletem a prática pedagógica pautada nos eventos de formação continuada, pois são os espaços de discussão, socialização e estudos necessários para a integração às transformações vividas na sociedade nos dias de hoje. A análise do estudo traz a evidencia de que o professor formador tem o entendimento do papel da tecnologia na educação e, principalmente, por ela ser um eixo estruturante da política de Ensino da RMER. Oferecer a modalidade de educação a distancia para a formação continuada é uma questão de direito do professor, pois está contemplada na política de formação do município e considera o contexto do mundo globalizado, presença intensa das tecnologias digitais propiciando ambientes com interatividade, flexibilização de tempo e espaço aprendizagem colaborativa, propiciando reflexão e construção de um sujeitoautônomo.

References

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ALMEIDA, M. E. B. Prática e formação de professores na integração de mídias. Integração das Tecnologias na Educação/ Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005.

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 18 de julho de 2017.

DEMO, Pedro. É preciso estudar. In A. M. de Britto. Memórias de formação: registros e percursos em diferentes contextos. Campo Grande: Ed. da UFMS, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

GATTI, Bernadete Angelina. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: Formar-se para a mudança e a incerteza. 4ª edição. São Paulo: Cortez, 2004.

LAUXEN, Ademar Antonio. A formação continuada do professor-formador: saberes da ação docente no diálogo entre os pares – 2016.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. São Paulo: Papirus, 2003.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

RECIFE, Recife. Secretaria de Educação. Política de ensino: tecnologias na educação. Organização: Jacira Maria L’Amour Barreto de Barros, Élia de Fátima Lopes Maçaira, Katia Marcelina de Souza. Recife: Secretaria de Educação, 2015.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3º ed. São Paulo: Editora Atlas, 2014.

Published

2019-04-03

How to Cite

Cavalcante, M. X., Sousa, A. M. de, Oliveira, J. A. M. de, & Albuquerque, J. de L. (2019). A percepção dos professores formadores sobre a educação a distância como estratégia metodológica para a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino do Recife / The teachers’ perception about distance education as a methodological strategy for the continuing education of the teachers of the Recife municipal school system. Brazilian Journal of Development, 5(6), 4641–4650. https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-1661

Issue

Section

Original Papers