Educação em saúde com mulheres da atenção básica em vivência sexual durante o climatério / Health education with women from basic care in sexual experience during the climacteric period

Authors

  • Isabela Furtado Vincensi
  • Renata Vidal Cardoso Gardenal
  • Juliana Viana Câmara
  • Nicole Okushiro Ayres
  • Matheus Pereira Costa

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-324

Keywords:

Educação em Saúde, Climatério, Saúde sexual.

Abstract

O climatério é um fenômeno endócrino e fisiológico resultante do esgotamento dos folículos ovarianos que ocorre em todas as mulheres, geralmente entre os 35 e 65 anos, sendo determinado pela queda na produção de hormônios sexuais pelos ovários e que culmina na menopausa, podendo afetar a vivência sexual da mulher. O aumento da expectativa de vida é uma realidade demográfica, principalmente entre a população feminina, fato que tornou os estudos sobre o climatério e suas implicações biopsicossociais, como a sexualidade, temas de grande interesse, por estarem intimamente relacionados à melhoria de vida e saúde, fato que trouxe maior autonomia e liberdade às mulheres modernas.  O conceito ampliado de saúde é definido como bem-estar físico, social e mental, abrangendo todas as esferas do indivíduo; sendo a educação em saúde uma forma de consolidar esse conceito, no intuito de promover a autonomia e controle social. Desse modo, a pesquisa além de explorar a fisiologia vivenciada, teve como objetivo aconselhar e auxiliar nos questionamentos e dificuldades enfrentadas pelo público feminino no climatério diante das associações entre vivência sexual e os modos de vida, proporcionando assim um envelhecimento mais sadio. O presente estudo foi conduzido por meio de projeto de extensão do curso de Medicina da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. O projeto teve duração de um ano, sendo realizado em Unidades Básicas de Saúde da Família do município de Campo Grande- MS que possuíam vínculo pré-estabelecido com a coordenação do curso de Medicina da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Para tal, foram realizadas ações em saúde mensais de caráter participativo a partir da livre demanda do público incluído na amostra. Os temas desenvolvidos envolveram questionamentos comuns ao climatério, permitindo a interação das participantes por meio de palestras e rodas de conversa; com intuito de sanar dúvidas, permitir partilhas e minimizar anseios durante a fase vivenciada. Como resultado o projeto tornou evidente a falta de contato que muitas mulheres ainda apresentam com tal assunto, o que trouxe uma aproximação entre o público feminino e suas dificuldades diárias vivenciadas, assim como, uma melhora de seu conhecimento em saúde. Além disso, houve a participação integrativa das mulheres indígenas e não indígenas durante as atividades, o que permitiu identificar seus fatores particulares, atingindo uma ampla variedade de aspectos biopsicossociais e estilos de vida que pudessem interferir no período do climatério, trazendo de tal forma uma partilha de vivências pessoais e propostas para intervenção e melhorias na qualidade de vida durante o processo de climatério e envelhecimento.

 

 

References

ALMEIDA, A.A.B et al. Influências do climatério na atividade sexual feminina / Influences of climacteric in female sexual activity. Rev. Rene; v.17,n.3, pag. 422-426, maio.-jun. 2016.

ALVES, Estela Rodrigues Paiva; COSTA, Aurélio Molina da; BEZERRA, Simone Maria Muniz da Silva; NAKANO, Ana Marcia Spano; CAVALCANTI, Ana Márcia Tenório de Souza; DIAS, Maria Djair. Climacteric: intensity of symptoms and sexual performance. Texto & Contexto - Enfermagem, [S.L.], v. 24, n. 1, p. 64-71, mar. 2015.

CABRAL, Patrícia Uchôa Leitão et al. Influência dos sintomas climatéricos sobre a função sexual de mulheres de meia-idade. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, 2012.

LORENZI, Dino Roberto Soares De et al. Assistência à mulher climatérica: novos paradigmas. Rev. bras. enferm., Brasília , v. 62, n. 2, p. 287-293, Apr. 2009.

SANTOS, Lídia da Silva; LEMOS, Matheus Dias; ZORZIM, Vivian Inácio. Mulheres menopausadas e suas crenças sobre esta fase da vida. Brazilian Journal Of Development, [S.L.], v. 5, n. 6, p. 6892-6906, 2019.

SANTOS, Sheila Milena Pessoa dos; GOLÇALVES, Roberta Lima; AZEVEDO, Elisângela Braga de; PINHEIRO, Ana Karla Dantas; BARBOSA, Carolina Araújo; COSTA, Kamila Nóbrega de França. A vivência da sexualidade por mulheres no climatério. Revista de Enfermagem da Ufsm, v. 4, n. 1, p. 113-122, 10 jul. 2014. Universidade Federal de Santa Maria.

VALENÇA, Cecília Nogueira; NASCIMENTO FILHO, José Medeiros do; GERMANO, Raimunda Medeiros. Mulher no climatério: reflexões sobre desejo sexual, beleza e feminilidade. Saúde e Sociedade, v. 19, p. 273-285, 2010.

Published

2020-09-15

How to Cite

Furtado Vincensi, I., Gardenal, R. V. C., Câmara, J. V., Ayres, N. O., & Costa, M. P. (2020). Educação em saúde com mulheres da atenção básica em vivência sexual durante o climatério / Health education with women from basic care in sexual experience during the climacteric period. Brazilian Journal of Development, 6(9), 68378–68385. https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-324

Issue

Section

Original Papers