Assistência de enfermagem ao paciente com infarto agudo do miocárdio em uma urgência e emergência: relato de experiência / Nursing care for patients with acute myocardial infarction in an urgency and emergency: experience report

Laura Samille Lopes Meneses, Adriana Modesto Caxias, Alex Miranda Franco, Amanda Sthefpanie Ferreira Dantas, Andressa Karolinny Costa de Oliveira, Edilene Gemaque Leal, Júlia Hilda Vasconcelos Lisboa, Keily Almeida Cunha Pereira, Larissa Jhenifer Costa Tavares, Rafael dias Santos, Tiago Nolasco dos Anjos Leão, Yara Farias Miranda

Abstract


O infarto agudo do miocárdio (IAM), ou ataque cardíaco (AC), é a morte das células de uma região do músculo do coração por conta da formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa. A principal causa do IAM é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, chegando a obstrui-las. Na maioria dos casos o infarto ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas, levando à formação do coágulo e interrupção do fluxo sanguíneo (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2018). Este estudo, é descritivo de natureza relato de experiência, elaborado a partir da vivência da equipe de enfermagem na atuação para com um paciente acometido por IAM em uma urgência e emergência de um hospital público do interior do Pará. Dentro desse contexto, faz parte da assistência de enfermagem ao indivíduo com IAM: instalação de oxigênio terapia, punção de acesso venoso periférico, monitorização de sinais, realização de ECG e administração de fármacos como nitratos.  Com isso, a equipe de enfermagem deve estar preparada para atender casos de IAM em uma unidade de urgência e emergência. Portanto, é fundamental que o enfermeiro tenha competências técnicas e conhecimento sobre a patologia evidenciada, tendo em vista que o tempo nessa situação imprescindíveis para o paciente.


Keywords


Cuidados de Enfermagem, Infarto, Emergências.

References


FIGUEIREDO, A.E.; et al. Determinação do Tempo de Apresentação a Emergência de Pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio. Rev Enferm UFSM, v. 1, n. 3, p. 93-101, 2013.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Ataque cardíaco (infarto). Biblioteca Virtual em Saúde. Ago. 2018. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2779ataque-cardiaco-infarto . Acesso em: 28 ago. 2020.

MORAES, Cladis Loren Kiefer; et al. Perfil e tempo porta-balão de pacientes com infarto agudo do miocárdio. Inova Saúde, v. 10, n. 2, p. 107-124, 2020.

OLIVEIRA, L. A. M.; et. al. Cuidados de enfermagem ao paciente com infarto agudo do miocárdio: uma revisão integrativa. Brazilian Journal of sugery and clinical research, v. 28, n. 3, p. 77-79, set – nov, 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-381

Refbacks

  • There are currently no refbacks.