Práticas de trabalho com Musicalização na Educação Escolar: Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica / Working Practices with Musicalization in School Education: Contributions from Historical-Critical Pedagogy

Authors

  • Daniela Rezende de Souza
  • Laís Leni Oliveira Lima

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-384

Keywords:

Música, Saber elaborado, Metodologia de ensino, Pedagogia Histórico-Crítica.

Abstract

Este trabalho compreende a importância da apropriação da Pedagogia Histórico-Crítica e da musicalização na educação escolar como metodologia a ser utilizada em sala de aula, tomando a música como linguagem social mediadora entre as práticas, escutas, sentimentos, pensamentos e conhecimentos musicais do cotidiano dos alunos. O artigo relata a experiência de um trabalho materializado na área da educação a partir dos fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica, seguindo os cinco passos da didática proposta por Gasparin (2005). Objetivamos apresentar a importância da educação musical e como ela pode ser desenvolvida e sistematizada como propõe a Pedagogia Histórico-Crítica, valorizando o saber elaborado e sistematizado, sem desvalorizar o ensino da música na escola. Como metodologia foi utilizada a pesquisa do tipo estudo de caso. Segundo Triviños (2015, p.133), “o estudo de caso é uma categoria de pesquisa qualitativa cujo objeto é uma unidade que se analisa profundamente”. Recorremos diferentes autores, tais como: Saviani (2013); Marsiglia e Batista (2012); Schafer (2009); Beyer e Kebach (2009); Mateiro e Ilari (2011); Brito (2003); dentre outros. Tomando como análise e metodologia a Pedagogia Histórico-Crítica, depreendeu-se que o trabalho desenvolvido obteve resultados significativos em relação a materialização do ensino de música.



References

BEYER, Esther. KEBACH, Patrícia. Pedagogia da música. Porto Alegre: Editora mediação, 2009.

BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil. São Paulo: Petrópolis, 2003.

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas- SP: Autores Associados, 2005.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2016.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Corte Editora, 1994.

LÜDKE, Menga. ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2004.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. A prática pedagógica histórico-crítica: na educação infantil e no ensino fundamental. Campinas-SP: Autores Associados, 2011.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. BATISTA, Eraldo, Leme. (Orgs). A Pedagogia Histórico-Crítica na trajetória histórica e nos fundamentos teóricos do Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel- PR. IN: Pedagogia Histórico-Crítica: Desafios e perspectivas para uma educação transformadora. Campinas: Autores Associados, 2012.

MARTINS, Lígia Márcia; MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. As perspectivas construtivistas e histórico crítica sobre o desenvolvimento da escrita. Campinas, SP: Autores Associados, 2015. (Coleção educação contemporânea).

PASQUALINI, Juliana Campregher. Desenvolvimento infantil e ensino: a análise Histórico-Cultural de Vigotski, Leontiev, e Elkonin. São Paulo: FAPESP, 2008.

PASQUALINI, Juliana Campregher. O papel do professor e do ensino na educação infantil: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin. Campinas, SP: Editora Unesp, 2012.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: Uma perspectiva Histórico-Cultural da Educação. Petrópolis-RJ: Vozes, 1995.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez, 1980.

SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. http://www.ufpr.cleveron.com.br/arquivos/EP_104/dermeval_saviani.pdf. Acesso em 23/02/2015. p. 1-15.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico Crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.

SCHERER, Cleudet de Assis. PEREIRA, Maria José. Educação Infantil e musicalização: algumas reflexões na perspectiva histórico- cultural. Paraná: IX Congresso Nacional de Educação- EDUCERE III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, PUCPR, 2009.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 1996.

SILVA, René Mare da Costa Silva. Cultura popular e educação. MEC: Brasília, 2008.

TRIVIÑOS, Augusto N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2015.

VIGOTSKI, L.S. LURIA, A.R. LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.

Published

2020-09-17

How to Cite

Souza, D. R. de, & Lima, L. L. O. (2020). Práticas de trabalho com Musicalização na Educação Escolar: Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica / Working Practices with Musicalization in School Education: Contributions from Historical-Critical Pedagogy. Brazilian Journal of Development, 6(9), 69142–69156. https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-384

Issue

Section

Original Papers