Jogos digitais como ferramenta auxiliar na qualidade do envelhecimento ativo / Digital games as an auxiliary tool in the quality of active aging

Authors

  • Ana Elisa Pillon
  • Leila Regina Techio
  • Bianca Antonio Gomes
  • Vania Ribas Ulbricht
  • Márcio Vieira de Souza

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-407

Keywords:

Idosos, Qualidade de vida, Dispositivos móveis, Jogos.

Abstract

Este artigo apresenta os resultados obtidos em uma revisão integrativa da literatura de artigos indexados nas bases Scopus, Web of Science e Scielo, no período de 2015 a 2019, sobre o impacto que os jogos digitais podem ter na qualidade de vida dos idosos. Objetivou responder a pergunta: Como os jogos digitais podem auxiliar na manutenção da qualidade de vida durante o processo de envelhecimento? Para isso, foram mapeadas três linhas de estudo: os jogos aplicados como ferramenta de inclusão digital; os jogos como meio de conexão entre os idosos, modificando a forma de se relacionarem; e a terceira linha que busca medir o impacto dos jogos digitais na qualidade de vida dos idosos. Os estudos selecionados apontaram que a presença dos dispositivos móveis no cotidiano das pessoas é uma realidade, e que o uso dos recursos tecnológicos pode auxiliar no envelhecimento ativo, bem como nos relacionamentos virtuais, inclusão digital e aumento do sentimento de pertencimento. Sendo assim, este estudo aponta que a tecnologia possui potencial para manter a qualidade de vida dos idosos sendo que novas pesquisas sobre temas correlatos são imprescindíveis e podem enriquecer a construção de um novo “envelhecer”.

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Published

2020-09-17

How to Cite

Pillon, A. E., Techio, L. R., Gomes, B. A., Ulbricht, V. R., & Souza, M. V. de. (2020). Jogos digitais como ferramenta auxiliar na qualidade do envelhecimento ativo / Digital games as an auxiliary tool in the quality of active aging. Brazilian Journal of Development, 6(9), 69454–69464. https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-407

Issue

Section

Original Papers